para a maioria das pessoas o automovel alem de sua obvia funçao de transporte individual e uma forma das pessoas mostrarem sua posiçao social seu bom gosto ou falta dele e sua importancia real ou imaginada se fosse diferente nao existiriam marcas de luxo pelo menos nao nos dias de hoje onde a diferença entre um carro caro e um barato e pifia tecnicamente e por vaidade e e bom lembrar um pecado concordamos ja faz tempo seja voce religioso ou agnostico alem desta questao ha tambem a inerente ganancia outro pecado a gente sempre parece querer mais nao so dinheiro e poder as formas mais conhecidas de ganancia mas tambem a de potencia e velocidade sempre que se conversa sobre qualquer carro com entusiastas o assunto de como aumentar a potencia vem a tona mesmo se o carro em questao for absolutamente perfeito do jeito que esta; parece que nos nunca estamos satisfeitos [caption id= attachment_368381 align= aligncenter width= 999 ] como um tim maia tresloucado pedimos mais luxo mais potencia mais tudo [/caption] no caso dessa gana por mais potencia nao chega a ser pecado va e so uma tendencia mesmo muito comum e que nao faz mal a ninguem por si so se temperada com a maturidade necessaria em tudo eu mesmo sou culpado de mergulhar nela; muita gente lendo isso aposto que tambem e a natureza da gente entusiasta e a natureza nao pode ser negada mas existe acredito virtude em ficar satisfeito com algo basico a simplicidade e por si so uma virtude e em automoveis uma que traz multiplas vantagens o prazer de dirigir na verdade nao vem de mais potencia; esta e como um botao de volume somente se a musica tocando e boa talvez fique melhor mais alta mas se voce nao gosta dela para começar mais volume nao ajuda outras vezes se nota que um motor maior e mais potente faz um carro pior; lembro me por exemplo que gosto muito do fuscao 1500 mas do 1600 menos mais veloz nao e sempre melhor como tambem ar condicionado e vidro eletrico nenhum consegue fazer um fusca virar carro moderno uma coisa e uma coisa outra coisa e outra coisa como dizia o saudoso rui blanco um pouco dessa vontade de ter sempre mais vem do fato de que um carro simples barato e pouco potente sempre significou gente pobre e ninguem quer parecer pobre mesmo que efetivamente seja mesmo quem tem dinheiro e tem um carro desses quer passar uma mensagem especifica nao quer parecer rico quer parecer humilde quer parecer que nao liga para o que pensam dele todo mundo quer passar uma imagem com seu carro [caption id= attachment_368383 align= aligncenter width= 999 ] lavavel [/caption] algumas vezes porem existem carros que transcendem isso tudo carros baratos simples e pouco potentes mas que transcendem esta condiçao basica que se tornam carros sem classe usados tanto por gente comum quanto por reis bilionarios e os mais famosos tik tokkers o brega que vira chique o luxo do lixo e raro mas acontece o mini original o fusca o citroen 2cv este ultimo e importante para a historia de hoje simplesmente por ser diferente dos outros o mini fazia mais curvas que ferrari em circuito truncado e sua fama cresce dai o fusca era um produto de qualidade e inquebravel quando poucos eram assim a qualquer preço e sua fama cresce dai o 2cv nao sua fama cresce justamente de sua simplicidade o 2cv era o guarda chuva sobre rodas algo que usava a simplicidade o asceticismo a austeridade como bandeira maxima inicialmente tinha ao redor de 400 cm³ 375 cm³ 425 cm³ e 435 cm³ e era muito mais lento que os ja lentos mini e vw e era realmente simples maçanetas visiveis portas ridiculamente finas e sem vidros que descem para dentro delas sem painel de instrumentos sem nem teto que era de lona o que fazia dele olhe so um conversivel tambem os bancos eram tubulares com lona pendurada nos tubos originalmente pobre de marre marre mas ainda assim amado por uma multidao de gente de todas as camadas sociais muito por ser divertidissimo de guiar mesmo sendo lerdo; seu motor gira feito louco suavemente e o cambio cabo de guarda chuva e delicioso; sua suspensao e confortabilissima e segura bem em curvas apesar de adernar feito um navio em tempestade divertidissimo mas tambem e uma ferramenta de transporte util e economica que dura para sempre para prazer ou trabalho sensacional https //flatout com br/mao drives citroen 2cv fourgonnette em sao paulo/ muitas tentativas de se repetir ou criar um equivalente moderno do 2cv aconteceram por causa disso todo engenheiro parece obcecado por repetir uma maquina tao unicamente genial quer dizer todo menos gordon murray que quis repetir o mini no espirito de melhor ocupoaçao de espaço com seu t25 [caption id= attachment_368389 align= aligncenter width= 999 ] o t25 de murray[/caption] nao o mini atual os fusca de traçao dianteira e o atual fiat 500 nao tem nada a ver com o que falamos aqui sao apenas tentativas de capitalizar em nostalgia e apenas carrocerias com inspiraçao em carros antigos em base de hatch normal e o fiat 500 original por sinal esta num patamar um pouco abaixo dos carros que falamos aqui [caption id= attachment_368388 align= aligncenter width= 999 ] renault 4 1961[/caption] a tentativa de maior sucesso de se repetir o 2cv foi talvez o renault 4 quatrelle com uma carroceria mais quadrada uma porta traseira e motor de quatro cilindros em linha arrefecido a liquido com circuito selado mas com toda a simplicidade extrema do 2cv foi tambem um grande sucesso de venda mas nunca conseguiu ficar tao chique como o 2cv a chrysler tambem quase colocou em produçao um 2cv moderno este claramente uma versao modernizada dele nos anos 1990; ja contamos esta historia aqui https //flatout com br/citroen 2cv de volta o chrysler ccv/ hoje vamos falar de outra tentativa de se modernizar o 2cv um fiat chamado panda giugiaro faz um 2cv [caption id= attachment_368390 align= aligncenter width= 999 ] fiat panda 30 1980[/caption] depois do projeto do alfasud e dos novos vw golf scirocco e passat o proximo grande projeto da empresa de giugiaro seria justamente o fiat barato chamado entao de projeto zero em 1976 seria a primeira vez que a fiat confiou o desenvolvimento de um modelo em grande escala a uma empresa externa a empresa [caption id= attachment_368401 align= aligncenter width= 999 ] panda 4x4 1987[/caption] o briefing de design veio do ceo que ficou menos tempo na cadeira na fiat carlo de benedetti presidente da empresa de 4 maio ate 25 de agosto de 1976 carlo especificou um caixote simples com um interior espaçoso e espartano pesando e custando nao mais do que o fiat 126 que estava substituindo e uma abordagem de projeto semelhante a do citroen 2cv e renault 4 diz a lenda que giugiaro e seu socio aldo mantovani passaram 15 dias no verao de 1976 na cidade turistica de porto cervo na sardenha e sairam de la com o panda pronto mostrando como foram essas semanas giugiaro diz que garantir a praticidade do novo carro ele concebeu que a area de carga para acomodar nada menos que dois garrafoes de vinho de 50 litros alem dos cinco passageiros o carro que saiu dessas ferias de dois amigos era realmente original provando que e possivel usar criatividade no mundo moderno nao era nada parecido com o fiat 126 que isia substituir o 126 por sua vez era nada menos que um fiat nuova 500 de 1957 que continuava em produçao modernizado lentamente durante os anos motor arrefecido a ar bicilindrico traseiro e tudo mais por sinal o 126 parou de ser fabricado pela fiat quando apareceu o panda em 1980; mas continuou sendo produzido pela polski fiat na polonia ate o ano 2000; quase que acaba junto do panda que parou em 2003 o desenho preparado por giugiaro teve sucesso no que pretendia era ao mesmo tempo moderno um carro dos anos 1980 e leve simples e barato como o 2cv como lançado pela fiat no 128 de 1969 tinha traçao dianteira e motor transversal com transeixo alinhado ao motor deslocado para o lado suspensao dianteira mcpherson direçao por pinhao e cremalheira discos dianteiros e pneus radiais um esquema simples e eficiente cujo uso universal hoje prova seu valor o carro era monobloco de aço estampado e um hatchback; na traseira um simples e leve eixo rigido ‘morto suspenso por feixes de mola mas o normal acabava aqui o carro tinha primeiro laterais e portas finissimas e leves; as dobradiças das portas eram externas escondidas por peças plasticas preto fosco tembem expostas eram as dobradiças do capo na parte baixa do carro o para choque de plastico fosco do carro continuava por toda sua volta para impedir amassadinhos no uso normal por dentro quase nao existia acabamento nas laterais e portas tudo muito simples o painel era na verdade uma bandeja que atravessava o carro com o tubo principal apoiando um desenho de cinzeiro movel que veriamos depois no uno os instrumentos e comandos secundarios em si ficavam num retangulo na frente do motorista a maioria deles luzes espia o espaço interno era excelente devido as laterais planas que nao desperdiçavam a area da planta do carro mas eram os bancos que mais chamavam a atençao eram obviamente inspirados no 2cv mas iam mais alem na frente com encostos de cabeça e reclinaveis mas atras eram ainda mais versateis mudando a posiçao de montagem no carro dos tres tubos principais transversais podia se fazer alem da normal posiçao de 5 passageiros uma cama um cesta chiqueirinho em v para compras e/ou crianças estamos em 1980 lembre se ou aproximando os tres tubos do banco traseiro uma van de carga simples e genial o panda original media 3380 mm de comprimento em um entre eixos de 2160 mm inicialmente dois motores pequenos estavam disponiveis panda 30 com a grade do lado direito vinha com o bicilindrico ohv arrefecido a ar e 650 cm³ do antigo 126 com 30 cv o panda 45 vinha com o menor motor do fiat 128/127 um 903 cm³ quatro cilindros em linha ohc arrefecido a liquido com 45 cv e grade do lado esquerdo potente nao era nem pretendia ser mas disse jlv do panda 45 em 1982 o motorzinho de 903 cm³ e tudo aquilo que o italiano chama de bravissimo e gostoso ate o fim mas utilizavel com conforto total de 110 a 120 km/h [gallery ids= 368396 368395 368394 ] apesar de fraco era um carro leve ainda que muito maior que o 126 que substituiu o panda 30 pesava apenas 650 kg; chagava a 120 km/h num dia bom e a aceleraçao de 0 100 km/h podia ser medida com calendario o panda 45 680 kg e podia chegar a 140 km/h; fazia o 0 100 km/h em 18 segundos [caption id= attachment_368398 align= aligncenter width= 999 ] o panda 4x4 [/caption] giugiaro mostrava aqui que um carro quadrado podia ser tambem aerodinamico coisa que iria ainda mais adiante no uno o coeficiente aerodinamico geral do panda era menor que o do fiat 127 os vidros por exemplo eram completamente planos em todas as janelas fazendo os alem de mais leves e baratos alem de faceis de substituir e intercambiaveis da esquerda para a direita o panda depois viraria tambem seat marbella na espanha e teria vida longa alem de varios outros motores ate o fim em 2003; mas nunca algo acima de 1 1 litro de deslocamento em 1986 recebia uma nova grade dianteira convencional parecida com a do uno o panda ganhou ate uma versao eletrica em 1990 o elletra pesava o dobro e custava o dobro alem de ter apenas 19 cv e ter as baterias ocupando o lugar onde antes ficava o banco traseiro nao foi um sucesso merece mençao aqui uma versao imaginada desde o inicio mas que ficou pronta so em 1983 o panda 4x4 o sistema era desenvolvido pela styer daimler puch austriaca e era simples selecionavel sem diferencial central apenas para terrenos onde era necessaria nao havia caixa de reduçao tambem a primeira marcha era extra reduzida; em uso normal se usavam as quatro marchas superiores apenas arrancando se em segunda como em porsche 959 o motor era um quatro cilindros ohv de 965 cm³ e 48 cv uma evoluçao do motor do fiat 600 usada entao no autobianchi a112 apesar do preço alto foi um sucesso e hoje e o panda mais lembrado de todos o desenho moderno funcional mas sem emoçao parece ser o motivo dele nao ter virado um icone e ultrapassado as barreiras de classe social sempre permaneceu carro de pobre infelizmente mas nao importa para a fiat foi um grande sucesso e duradouro como seria o projeto seguinte de giugiaro para a empresa o uno que e outra coisa ainda que muito dele tenha sido aprendido aqui
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