entao voce acha que as portas asa de gaivota foram inventadas pela mercedes o pessoal da wikipedia e todos os autores que ja escreveram sobre a origem destas portas tambem o problema e que a mercedes chegou as portas asa de gaivota entre 1951 e 1952 enquanto desenvolvia o w194 nessa epoca o verdadeiro criador das portas asa de gaivota ja havia vislumbrado esse tipo de abertura havia dois anos elas foram usadas em um modelo fora de serie chamado gomolzig taifun e embora o nome tenha algo de sovietico ele tambem era um esportivo alemao feito de aluminio infelizmente ha pouquissimos registros deste projeto porque seu criador herbert gomolzig nao era um construtor de automoveis mas um engenheiro aeronautico especializado em planadores nascido em 1916 ele começou a trabalhar como construtor de planadores em 1937 pouco antes do inicio segunda guerra mundial mas durante o conflito acabou se dedicando majoritariamente ao reparo e atualizaçao dos caça focke wulf fw190 usados pela luftwaffe a partir de 1941 [caption id= attachment_254601 align= aligncenter width= 730 ] gomolzig e o de oculos a esquerda[/caption] quando a guerra acabou e a alemanha foi proibida de construir armamento belico — o que incluia avioes — ele precisou encontrar outra coisa para construir como willy messerschmitt gomolzig decidiu construir um automovel e ele usou como base o carro mais popular daquela epoca o volkswagen como voce ja deve saber aquela altura por volta de 1947 a fabrica do kdf wagen ja havia sido descoberta e reativada pelos ingleses para colocar o modelo em produçao seriada na verdade quando gomolzig começou a construir seu carro em 1949 a volkswagen ja havia feito mais de um milhao de carros a popularidade do volkswagen e tambem o fato de ele ser o unico carro acessivel ao grande publico alemao resultou em diversas modificaçoes que o adaptavam para exercer diferentes atividades — desde esportivos ate utilitarios mesmo com o motor na traseira se todos estavam usando o fusca para seus projetos porque gomolzig faria diferente porem como era um construtor de avioes e letrado em aerodinamica ele descartou o assoalho e a carroceria originais do kafer e produziu um monocoque de aluminio como nos avioes com formas aerodinamicas para lamas fechados capo e cobertura do motor envolventes de uma peça so para otimizar o fluxo aerodinamico o problema e que o carro ficou com soleiras altas gomolzig aproveitou para acomodar ali os tanques de combustivel — um de 25 litros em cada lado para facilitar o acesso ele instalou portas que se abriam para o alto levantando parte da lateral parte do teto e meio para brisa formando o perfil de asas de gaivota quando abertas com a estrutura em monocoque o carro era mais curto que o fusca 3 57 metros era mais largo 1 74 metro e muito mais baixo 1 23 metro os bancos eram 15 cm mais baixos que no fusca [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 254600 254589 ] infelizmente os planos de comercializar o carro nao foram adiante e golmozig aparentemente nao se interessava por corridas pois nem cogitou em inscreve lo em prova alguma mesmo assim golmozig fez um segundo prototipo em 1950 o visual era mais convencional e o carro era mais confortavel a revisao do projeto pretendia torna lo escalavel em pequeno volume por isso o monocoque foi aumentado em 350 mm de forma que fosse possivel instalar bancos traseiros assim ele ficou com porte mais proximo de seu doador de peças — suspensao rodas freios direçao e motor ainda eram todos do fusca desta vez golmozig decidiu envolver seu carro com o automobilismo e o levou para o rali da adac de 1950 so que ele nao disputou prova nenhuma em vez disso o carro foi usado pela imprensa para fotografar a corrida pois a porçao superior das portas no teto eram removiveis o que significa que golmozig inventou nao apenas as portas asa de gaivota mas tambem o teto targa ah e de so uma olhada no volante retratil [gallery type= grid link= file size= large ids= 254597 254598 254599 ] o carro agradou e golmozig ja tinha anunciado que estava aceitando encomendas mas a volkswagen decidiu interromper o fornecimento de chassi para fabricantes independentes e arruinou os planos do alemao ele ainda fez uma terceira variaçao com o motor seis em linha de dois litros e 45 cv do bmw 326 o carro ficou ainda melhor que sua segunda variaçao porem o motor bmw cobrava seu preço e o carro ficou caro demais sem nenhuma encomenda realizada golmozig desistiu dos carros e voltou a fabricar avioes em 1952 quando fundou a gomolzig flugzeug und maschinenbau gmbh em operaçao ate hoje [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 254595 254596 ] naquele mesmo ano rudolf uhlenhaut finalizou o mercedes w194 com suas portas que se abriam para o ceu a mercedes ainda nao havia retomado suas atividades no automobilismo mas ja estava desenvolvendo o w194 teria uhlenhaut visto o gmolzig taifun em açao naquela prova da adac ou seria apenas uma coincidencia resultante da logica pragmatica tipica dos engenheiros alemaes esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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