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Car Culture

Não, o Jaguar E-type não chega a 150 mph

O lançamento do Jaguar E-type é hoje firmemente marcado como um momento histórico do mundo do automóvel. Nem antes nem depois, algo causou tanta sensação. E os motivos, parecem mais incríveis hoje do que foram em 1961 quando apareceu pela primeira vez ao público, no salão de Genebra. Essa aparição já é lendária por si só, coisa de fábula. O protótipo feito à mão, o cupê fechado com a hoje famosa placa “9600 HP”, foi emprestado discretamente a alguns jornalistas - John Bolster da Autosport, Bill Boddy da Motorsport, John Langley do The Telegraph e Harold Nockfolds do The Times - para que eles o testassem com antecedência, e as manchetes coincidissem com o lançamento. Mas isso atrasou sua viagem até Genebra, onde seria lançado. Acabou indo até lá pela estrada, rodando, e a toda velocidade para chegar a tempo, com o relações públicas da Jaguar, Bob Berry, no volante. No Parc des Eaux-Vives em Genebra, palco do lançamento, o fundador William Lyons (ainda não “Sir