e muito comum que se coloque o lamborghini miura lançado em 1966 como pioneiro entre os esportivos de rua com motor central traseiro o layout foi trazido das pistas e acabou adotado por praticamente todos os esportivos mais especializados nos ultimos 50 anos ainda que a norma seja o motor longitudinal enquanto o miura tinha seu v12 na transversal detalhes detalhes ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] acontece que o miura nao foi realmente o primeiro esportivo de rua com motor central traseiro ele pode ter sido o primeiro a aplicar este arranjo com um motor de grande deslocamento e a obter sucesso e reconhecimento por conta disto — dando origem aos supercarros no processo o pioneiro foi o matra djet um pequeno esportivo frances com mecanica renault que foi lançado em 1962 e por isso e o primeiro automovel produzido em serie com motor central traseiro seu nome completo na verdade e matra bonnet djet para os leitores certamente a mais conhecida destas tres palavras e a primeira a matra uma contraçao de mecanique aviation traction foi fundada em 1937 como fabricante de armas avioes e equipametos militares mas sua fama entre os entusiastas se deve mais a suas tres vitorias consecutivas nas 24 horas de le mans entre 1972 e 1974 com o matra simca ms670 e ainda assim o prototipo definitivamente nao esta entre os mais vencedores mais lembrados vencedores em la sarthe os mais atentos devem ter percebido um detalhe curioso dissemos que o matra djet foi lançado em 1962 mas tambem dissemos que a matra foi fundada em 1964 dois anos depois mas voces ja vao entender a origem em 1938 dois engenheiros franceses charles deutsch e rene bonnet abriram uma fabricante de automoveis a db batizada com as iniciais de seus sobrenomes a principio eles construiam prototipos de competiçao usando componentes de varios carros franceses diferentes seu primeiro modelo foi o db1 que usava peças do citroen traction avant no fim da decada de 1940 a db passou a usar mecanica panhard e foi assim ate a o final dos anos 1950 quando a db planejava construir uma nova serie de carros de rua bonnet e deutsch começaram a discordar em alguns pontos deutsch queria continuar apostando nos motores panhard e em carros com motor e traçao dianteira ja bonnet estava estudando a possibilidade de colocar o motor atras dos bancos havia algum tempo e queria colocar as ideias em pratica e ele tambem queria trocar de fornecedor e passar a usar motores renault nao houve acordo e em 1961 a db foi dissolvida e cada um seguiu seu caminho charles deutsch fundou a sera cd uma firma de engenharia aerodinamica que estudou o efeito solo ja na decada de 1960 e atua ate hoje na frança ja rene bonnet fundou a automobiles rene bonnet em 1962 em pouco tempo o chamado rene bonnet djet começou a deixar a fabrica em champigny sur marne nos suburbios de paris pioneirismos o djet assim batizado porque rene temia que os franceses nao pronunciassem a palavra jet corretamente era um projeto relativamente simples com chassi tubular de aço e carroceria de fibra de vidro a carroceria era colada a estrutura em um esforço para reduzir o peso do carro o que nao quer dizer que ele ja nao fosse leve com apenas 3 8 metros de comprimento 1 4 m de largura 1 2 m de altura e 2 4 m de entre eixos ele pesava parcos 610 kg naquela epoca o uso de fibra de vidro para construir carrocerias ainda estava engatinhando e a automobiles rene bonnet foi uma das primeiras a apostar forte no material o motor era o quatro cilindros cleon fonte da renault tambem conhecido como sierra oriundo do renault 8 e compartilhado por exemplo com o alpine a110 ele deslocava exatos 1 108 cm³ e podia entregar entre 70 e 80 cv dependendo do acerto como sempre lembramos este motor foi empregado pela ford brasileira no corcel e deu origem ao conhecido ford cht como era muito leve o djet aproveitava muito bem a potencia de seu motor no que tambem ajudava a suspensao independente nas quatro rodas por braços triangulares sobrepostos este arranjo era outro aspecto no qual o esportivo era avançado para seu tempo fracasso o pequeno esportivo era agil e bem acertado e chegou a participar de ralis e corridas em circuitos na decada de 1960 incluindo o rali monte carlo nao obteve resultados muito expressivos mas bonnet dava apoio aos participantes por acreditar que isto ajudaria a gerar buzz sobre o djet nao foi o que aconteceu apenas 198 exemplares foram feitos entre 1962 e 1964 sendo 179 deles equipados com o motor menos potente a principal razao para as vendas baixas provavelmente foi o preço 20 000 francos o mesmo que esportivos maiores mais potentes e mais luxuosos muito dinheiro para um esportivo com mecanica de um popular da renault como resultado a automobiles rene bonnet começou a passar por problemas financeiros muito dinheiro foi gasto com o desenvolvimento e o desempenho do djet no mercado nao foi suficiente para recuperar o valor investido foi ai que a matra entrou em cena eles ja estavam trabalhando em parceria com bonnet desde o inicio do desenvolvimento do djet e estavam muito interessados na aplicaçao da fibra de vidro no setor automotivo no fim de 1964 com a automobiles rene bonnet a beira da falencia a matra assumiu a fabricaçao do djet que passou a se chamar matra djet e acabou se tornando o primeiro carro da matra cujo ceo jean luc lagardere ja planejava uma expansao para o mercado automotivo volta por cima o matra djet apresentado no salao de paris de 1965 era um pouco maior com 4 22 metros de comprimento e 1 5 m de largura a fim de garantir uma cabine mais arejada e espaço extra para a bagagem que ia atras do motor em 1966 a matra passou a chama lo simplesmente jet sem a letra d e passou a oferece lo com tres opçoes de motor 1 1 de 70 cv 1 1 de 90 cv ou 1 3 de 105 cv as duas ultimas com preparaçao da gordini https //www youtube com/watch v=twji0or qgw com as modificaçoes o djet/jet ficou mais popular ate 1967 o numero de exemplares fabricados chegou a 1 495 e os ultimos foram vendidos em 1968 naquela altura porem o carro ja começava a ficar obsoleto em design sendo substituido pelo matra 530 este usava um chassi muito parecido com o do d jet e tambem tinha motor central traseiro porem trazia uma carroceria de fibra de vidro claro mais retilinea com quatro lugares nos anos que se seguiram a matra tornou se referencia na fabricaçao de automoveis de fibra de vidro entre esportivos de baixo volume e cooperaçoes com outras fabricantes como a simca e a renault modelos como o simca rancho a minivan renault espace e o cupe/crossover renault avantime tinham a carroceria produzida pela matra
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