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Car Culture História

Não, o motor do Opala quatro-cilindros não é o Iron Duke americano


Como um dos automóveis mais emblemáticos e queridos do Brasil, é natural que o Chevrolet Opala tenha uma boa dose de mitos em seu entorno. E uma das maiores fontes de confusão em relação ao Opala diz respeito ao motor de quatro cilindros e 2,5 litros, disponível desde o lançamento em 1968. O Opala é um carro de origem dupla. Estrutura e carroceria eram derivados do Opel Rekord, modelo alemão que tinha porte mais adequado ao mercado brasileiro. Já a mecânica vinha dos Estados Unidos – ainda que os europeus tivessem propulsores mais modernos, os motores americanos eram mais simples, robustos e torcudos, bem ao gosto do público brasileiro. O seis-cilindros de 3,8 litros era o chamado Stovebolt, emprestado do Chevrolet Impala, que o utilizava desde 1963. É fato que, ao longo de sua vida, o seis-em-linha do Opala passou por diversas modificações, culminando na adoção de injeção eletrônica multiponto sequencial para equipar o Chevrolet Omega, em 1995. Antes disto, porém, ele chegou a