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História

Narrow-angle: a história dos “V em linha”

É espantoso, mas na engenharia, assim como na natureza, muito pouco se cria de verdade; tudo se transforma. Quase tudo é desenvolvimento diligente de coisa que de uma forma ou outra, já existia antes, mas nunca atingiu todo seu potencial. No início do automóvel, dos anos 1880 até 1910 principalmente, absolutamente de tudo foi tentado. Tudo mesmo: já existiam híbridos (notadamente obra de Ferdinand Porsche) e elétricos, já existiam monoblocos e tração dianteira, injeção de combustível e mais um milhão de outras coisas. Nada disso funcionava bem, claro, mas até aí, o automóvel também não funcionava direito: era ainda algo experimental. A maioria dessas ideias, obviamente, não funcionaram da primeira vez que foram tentadas. Não era sua hora e lugar correto; seriam recicladas e transformadas no futuro, para que finalmente tivessem algum sucesso. Por isso, conhecer o passado do automóvel, mesmo o passado remoto, é tão importante. Conhecer o que veio antes é imprescindível