a gente tem certeza de que muitos aqui sabem quais foram todos os carros que ken block o acrobata metido a piloto ou piloto metido a acrobata que faz muito sucesso em seus videos da serie gymkhana dirigiu subaru impreza wrx ford fiesta rs wrc um ford mustang 1965 com motor v8 de 860 cv e ate um escort mk2 1978 mas voce ja parou para se perguntar que carro o mecanico dele pilota bom talvez nao mas voce provavelmente imaginaria outro wrx outro fiesta ou qualquer coisa parecida com os carros do patrao bem voce estaria enganado porque o neozelandes gregg hamilton preferiu algo bem mais americano um pontiac trans am 1979 modificado e equipado com um v8 biturbo — que ronca bonito demais por sinal se voce ja nao sabia la vai sendo uma versao especial do pontiac firebird o pontiac trans am sempre dividiu plataforma e ate alguns paineis da carroceria com o chevrolet camaro e foi assim ate o ultimo dia de sua existencia em 2002 quando saiu de linha ao contrario do que o nome sugere o trans am nao era um especial de homologaçao para a trans am series categoria na qual competiam muscle cars americanos nas decadas de 1960 e 1970 tratava se de um pacote esportivo com visual diferenciado suspensao preparada e motor mais potente em 1979 a segunda geraçao utilizava um v8 de 6 6 litros 400 pol³ chamado 400 t/a com comando de valvulas especifico taxa de compressao mais alta e sistema de escape especial o motor entregava 220 cv nao parece muito mas estamos falando de um muscle car fabricado no fim dos anos 70 quando o combustivel ainda estava caro por causa da crise de 1973 e as leis para emissoes de poluentes estavam especialmente rigidas isto nao significa porem que o trans am era um carro sem graça pelo contrario em 1977 o muscle car ficou famoso ao aparecer no classico agarre me se puderes smokey and the bandit estrelando burt reynolds [youtube id= nzzpaluhlxc width= 620 height= 350 ] o protagonista e bo bandit darville um caminhoneiro que usa o trans am preto com detalhes dourados para para desviar a atençao da policia enquanto seu amigo snowman dirigia um caminhao com 400 caixas de cerveja contrabandeada por 2 900 km do texas a georgia o filme ficou tao iconico que ate hoje reynolds faz questao de manter sua imagem associada ao trans am ele ate teve uma replica que foi leiloada no ano passado pela mecum auctions e foi exatamente o trans am de bandit a inspiraçao de gregg quando veio morar nos eua ha alguns anos e decidiu que queria um muscle car a decisao teve muito a ver com a carreira de gregg seus pais tinham um casa de amigos cujo filho era funileiro e a amizade acabou influenciando o a aprender a arte de recuperar carros tambem uma coisa levou a outra e gregg acabou se tornando mecanico ainda bem jovem foi convidado para trabalhar em uma equipe de rali da nova zelandia limpando vidros a experiencia adquirida porem o levou mais longe em questao de meses gregg se mudou para o japao que nao esqueçamos fica pertinho da nova zelandia onde trabalhou para a toyota o passo seguinte foi a equipe da subaru — primeiro no japao e depois na prodrive do reino unido responsavel pelo time de fabrica da marca na europa dali nao demorou muito para que gregg se mudasse para os eua onde trabalhou primeiro para a subaru quando block foi trabalhar com a ford gregg foi junto nos eua ele finalmente pode realizar o sonho de infancia de ter um carro com motor v8 cambio manual e traçao traseira eu tive um subaru por um tempo mas a ultima coisa que eu queria era modificar um subaru precisava ser algo diferente sendo um dos moleques que assistiram burt reynolds na tela do cinema gregg logo decidiu que teria um trans am como aquele o carro foi comprado depois que gregg viu um anuncio na internet e impulsivamente foi buscar o carro sem ao menos te lo visto de perto era um trans am 1979 integro porem precisava de um belo trato na mecanica e no visual foi o que o mecanico tratou de resolver logo exatamente nesta ordem — primeiro recondicionou toda a parte mecanica depois veio a estetica trocar a dianteira do modelo 1979 pela do trans am 1978 mais parecido com a do carro de smokey and the bandit pintar o carro de preto ele era marrom alargar os para lamas e fazer uma asa traseira maior para ficar tudo mais proporcional recentemente o trans am recebeu um motor small block chevrolet de 5 3 litros 350 pol³ utilizado nas picapes da marca alem de alguns componentes melhorados como o comando de valvulas e os cabeçotes e um sistema de injeçao eletronica o carro recebeu dois turbocompressores operando a 0 7 bar gregg diz nao saber numeros exatos porque este nao e o ponto de seu projeto mas acredita que seu trans am seja tao veloz quanto um chevrolet corvette z06 — sim aquele com um v8 supercharged de 658 cv que leva tres segundos para acelerar ate os 100 km/h em termos de suspensao o carro so recebeu um conjunto mais firme e barras estabilizadoras mais grossas gregg jamais pensou em fazer um carro de pista e tambem nao planejou cada aspecto do projeto as modificaçoes foram feitas naturalmente com uma coisa levando a outra — o carro era onde gregg despejava toda a criatividade que nao servia para os carros de ken block [youtube id= fwd9caafbp0 width= 620 height= 350 ] alias ele diz que grande parte do prazer de um project car talvez ate mais que dirigi lo e faze lo com suas proprias maos procurar peças estudar a melhor maneira de realizar determinada modificaçao ver inspiraçao em outros carros e facil jogar uma montanha de dinheiro no carro quando se tem uma montanha de dinheiro entao eu gosto de fazer as coisas sozinho e uma das coisas que eu mais gosto sabias palavras gregg sabias palavras [ fotos jeremy heslup/valkyr productions ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.