a porsche mostrou na noite de ontem 17 os novos 718 boxster e cayman gt4 trazendo de volta o motor flat six abandonado na atual geraçao a 982 em favor de um flat four turbinado e como dizem o downsizing e pop e o pop nao poupa ninguem o bem vindo retorno do flat six ao 718 acabou nos lembrando de outra ocasiao em que um carro de quatro cilindros do grupo vw foi equipado com um motor de seis cilindros estranhamante nunca falamos a seu respeito aqui no flatout mas isto muda hoje o volkswagen new beetle rsi ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] eu era totalmente obcecado pelo fusca na infancia e na pre adolescencia a ponto de praticamente todas as minhas miniaturas serem do besouro quando foi anunciado o novo fusca fiz questao de devorar qualquer informaçao a seu respeito e ainda hoje em momentos de devaneio penso em comprar um no brasil o new beetle so foi oferecido com motor 2 0 8v de 116 cv que podia ser acoplado a uma caixa manual de cinco marchas ou automatica de quatro marchas adotando o cambio tiptronic de seis marchas a partir de 2008 la fora tanto nos eua quanto na europa houve uma variedade muito maior de versoes a volks ofereceu no new beetle um motor 1 4 de 75 cv; o motor 1 8 turbo 20v do golf gti com 150 ou 180 cv; o cinco cilindros 2 5 de 150 cv encontrado no jetta mk5; e ate mesmo um turbodiesel de 1 9 litro o mais potente e raro dos new beetle porem tinha um motor vr6 de 3 2 litros debaixo do capo a origem do new beetle rsi e comum a de muitos projetos entusiastas das fabricantes ha exatos 20 anos em 1999 a volkswagen apresentou uma versao conceitual no salao de detroit https //www youtube com/watch v=o9_iuhr10eo com para choques exclusivos saias laterais maiores e uma enorme asa traseira o conceito do new beetle rsi nao era mais que um excercicio de design porem pela excelente recepçao do carro entre os presentes e apos inumeros questionamentos da imprensa perguntando se havia planos para coloca lo nas ruas a volks resolveu ceder pouco tempo depois foi anunciada a produçao limitada do carro coloque limitada nisto apenas 250 carros todos numerados foram fabricados entre 2001 e 2003 todos eles na cor prata exceto pelo exemplar de nº 002 feito especialmente para o presidente da vw na epoca ferdinand piech outros exemplares foram pintados de outras cores por seus donos no entanto [caption id= attachment_231403 align= aligncenter width= 1600 ] foto hemmings[/caption] sendo um carro fabricado em baixa quantidade um projeto irracional voltado exclusivamente para a manutençao da imagem da volks entre os entusiastas o new beetle rsi nao fazia concessoes em nome da economia as modificaçoes do lado de fora eram os para choques exclusivos da versao com desenho bem mais agressivo e entradas de ar maiores; e o conjunto aerodinamico traseiro este era composto por duas peças um spoiler acima do vigia que direcionava o ar para uma nada discreta asa na tampa do porta malas e ajudava a manter a traseira colada no chao o interior era igualmente radical ou talvez ate mais os revestimentos das portas eram de fibra de carbono nua bem com as forraçoes laterais traseiras e a face do painel de instrumentos que diferentemente dos outros new beetle tinha dois elementos principais o radio ficava no teto entre os para sois e havia uma alça de segurança a frente do carona feita de billet de aluminio como tambem eram os puxadores das portas e as manivelas dos vidros o acionamento eletrico foi dispensado para reduzir peso o teto e as colunas eram revestidos de alcantara e os bancos recaro do tipo concha feitos de fibra eram cobertos de couro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 231393 231387 ] um ponto a favor o cofre do beetle nao precisou de grandes adaptaçoes para receber o motor vr6 um v6 de angulo estreito com apenas 15° entre as bancadas de cilindros e um unico cabeçote pois a volks ja havia colocado nele o motor vr5 que na pratica era um vr6 com um cilindro a menos o motor de 3 2 litros usado tambem no golf r32 contemporaneo entregava 225 cv a 6 500 rpm e 32 6 kgfm de torque a 3 000 rpm tambem do golf r32 o new beetle rsi pegava emprestado o sistema de traçao 4motion nas quatro rodas com cambio manual de seis marchas o unico disponivel o besouro atomico ia de zero a 100 km/h em 7 2 segundos com maxima de 225 km/h como trilha sonora havia o ronco matador do vr6 naturalmente aspirado https //www youtube com/watch v=buxidsi8v5s alem do conjunto mecanico exclusivo o beetle rsi tinha outras modificaçoes importantes para seu desempenho a suspensao do tipo macpherson na dianteira com eixo de torçao atras tinha uma geometria muito mais agressiva e voltada para as pistas com molas e amortecedores muito mais firmes e uma barra estabilizadora na traseira o new beetle rsi usava rodas de 18 polegadas calçadas com pneus 235/40 abrigados sob elas vinham discos ventilados nas quatro rodas com 334 mm de diametro a frente e 256 mm na traseira com rodas mais largas os para lamas tambem eram mais avantajados o que por sua vez tambem exigia saias laterais maiores avaliaçoes da epoca e posteriores observavam que a suspensao dura priorizava o comportamento em curvas muito antes do conforto quase nao havia rolagem da carroceria e o rsi atacava curvas de forma urgente e precisa em pista nas ruas o preço a se pagar era um rodar desconfortavel e seco que nao surpreendia e provavelmente nao incomodava seus proprietarios https //www youtube com/watch v=sjhthh9d8ji ironicamente apesar de ter nascido no salao de detroit o new beetle rsi nunca foi vendido oficialmente fora da europa sabe se porem de pelo menos um exemplar no brasil o carro da foto abaixo flagrado em 2012 no interior de sao paulo a imagem de gustavo campos foi publicada no blog new beetle club mas nao ha muito mais informaçoes a seu respeito alguem sabe onde este carro foi parar
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