Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Nissan não irá produzir o Q50 Eau Rouge
Más notícias para você, que esperava um supersedã com o motor do Nissan GT-R: o Q50 Eau Rouge continuará sendo apenas um protótipo, e não chegará à linha de produção. O modelo foi proposto como um rival para o BMW M3 e o Mercedes-AMG C63, mas segundo um executivo da Infiniti disse à revista CAR, após avaliar números de vendas a fabricante percebeu que o modelo não seria viável.
O protótipo é equipado com o motor 3.8 V6 biturbo do Nissan GT-R, com 560 cv e 61 mkgf, mas precisaria de um novo sistema de transmissão, pois o transeixo do GT-R roubaria espaço do banco traseiro e do porta-malas. Com isso, ele seria caro demais para produzir e, quando colocado na balança com o potencial de vendas, a Infiniti percebeu que o carro não traria retornos financeiros.
Apple quer lançar seu carro até 2019
Não é novidade que a Apple está trabalhando em um carro. Até agora os rumores falavam em um modelo elétrico autônomo e em parcerias com fabricantes de automóveis. As notícias mais recentes não trazem muitas novidades, mas desta vez ao menos trazem algo concreto: a data de lançamento do carro.
Segundo o Wall Street Journal, a Apple planeja lançar seu primeiro carro elétrico até 2019, mas ele não será autônomo. O jornal conta que a gigante da tecnologia autorizou os líderes do Project Titan (o nome do projeto do carro) a triplicar o tamanho da equipe, atualmente composto por 600 funcionários. A Apple já havia contratado executivos oriundos da indústria automotiva e já estava procurando locações para testes de carros autônomos.
O prazo de quatro anos parece bastante ambicioso, considerando que a Apple nunca construiu um carro. Contudo, segundo o Wall Street Journal, a data pode significar também o prazo para que os engenheiros concluam os recursos principais do carro, e não o início da venda do modelo ao público.
Departamento de Justiça dos EUA multa Kayaba e Sumitomo por cartel
O Departamento de Justiça dos EUA vem combatendo rigorosamente cartéis na indústria automotiva: 37 fornecedores e 55 executivos já foram processados, com multas de US$ 2,6 bilhões nos últimos anos. E o cofre vai encher um pouco mais com as multas à Kayaba, que fabrica os amortecedores KYB, e a Sumitomo, produtora de painéis de controle de aquecedores e de chicotes.
A Kayaba combinou preços de amortecedores de meados dos anos 1990 até 2012. Vai ter de pagar US$ 62 milhões depois de se declarar culpada. Se negasse as acusações e fosse julgada culpada, a garfada seria bem maior. A multa à Sumitomo foi um pouco menor: US$ 50 milhões. “Qualquer combinação de preços entre competidores, que configura cartel, dribla nosso sistema de livre iniciativa e viola a lei”, disse Carter M. Stewart, procurador da República dos EUA em Ohio.
Brabus cria oponente para o Bentley Bentayga, o GLE850
Todo mundo sabe que a Brabus não sabe brigar. A preparadora é ignorante até o último fio de cabelo, como prova o novo GLE 850. Criado com base no Mercedes-AMG GLE 63 Coupé, ele aumentou o deslocamento do motor 5.5 V8 biturbo para 6 litros, o que elevou a potência do SUV para 850 cv. O torque, por sua vez, chegou aos 150,6 mkgf.
O resultado é a deposição do Bentley Bentayga do trono de SUV mais veloz do mundo. O GLE 850 vai de 0 a 100 km/h em 3,8 s e atinge a máxima de 322 km/h. O carro vem com apêndices aerodinâmicos de fibra de carbono, rodas de aro 21 a 23 e otras cositas más. Só faltou o relógio Breitling Mulliner Tourbillon, opcional de 150 mil libras esterlinas do modelo inglês…
Nissan Altima passa por reestilização nos EUA
O presidente da Nissan, Carlos Ghosn, mostrou ontem em Nova York a nova cara do Altima, sedã médio-grande que menos cobra por mais potência e menos peso, pelo menos na versão antiga, ainda à venda no Brasil.
A dianteira traz faróis no mesmo estilo dos que estrearam com o Maxima, com uma espécie de barbatana na parte superior, e para-choques novos, mais vincados. A traseira também adotou novas lanternas.
Além de mudanças no interior, o Altima agora também traz a versão esportiva SR, equipada com motor V6 3.5 de 270 cv. O 2.5 de quatro cilindros tem 182 cv. As vendas do carro, nos EUA, devem começar em novembro. Por aqui, quando o estoque do modelo atual acabar.
Volkswagen Passat também ganha cara nova nos EUA
A Volkswagen também reestilizou seu modelo médio-grande nos EUA, o Passat. Enquanto a Europa ganhou uma nova geração do modelo, os americanos ficaram com uma reestilização.
O carro ganhou novos para-choques, nova grade, faróis de LED, tampa do porta-malas redesenhada e detalhes cromados. O pacote R-Line também traz novidades, com para-choque dianteiro redesenhado e com detalhes em preto, saias laterais, para-choque traseiro com difusor e rodas de 19 polegadas. Sob o capô são três opções de motorização: 1.8 TSI de 180 cv, V6 3.6 de 280 cv e o 2.0 TDI que está envolvido no escândalo das emissões.
Por dentro o volante ganhou novo desenho e os materiais do acabamento — uma combinação de preto com detalhes cromados — parecem mais refinados. O Passat agora tem sistema multimídia MIB II, com conexões USB, Bluetooth e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
Rolls-Royce Cullinan terá plataforma de alumínio e portas suicidas
O SUV da Rolls-Royce ainda estaria em seus estágios iniciais de desenvolvimento, segundo entrevista do diretor de design da marca, Giles Taylor, ao site australiano Car Advice. Mesmo assim, já é possível confirmar algumas de suas características, como as portas traseiras suicidas, que se abre da frente para a traseira, ou ao contrário das convencionais.
Outra coisa que o site confirmou com Taylor é que o Cullinan estreará a nova plataforma de alumínio da Rolls-Royce, terá tração nas quatro rodas e alguma capacidade off-road. Ainda que o objetivo da marca não seja ampliar seu volumes, algo que ela pretende manter em torno de 4.000 unidades anuais, para manter sua exclusividade, o Cullinan deve vender 1.500 destas 4.000 unidades, ou 37,5% do total. Será, em suma, o modelo de volume da marca.