Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Nissan GT-R será vendido oficialmente no Brasil
O Nissan GT-R será importado oficialmente pela marca a partir de 2016. A notícia foi dada no Salão de Tóquio pelo chairman da Nissan América Latina, José Luis Valls. O modelo já roda no Brasil trazido por importadoras independentes, mas agora a Nissan decidiu aproveitar essa demanda pelo modelo por aqui e trazê-lo de forma oficial.
A principal diferença é que, sendo importado pela marca, o modelo terá garantia de fábrica, assistência técnica autorizada e plano de manutenção da fábrica. Apesar do anúncio, a Nissan ainda não definiu a data de chegada do modelo, nem seus preços por aqui. Além disso, ele certamente será vendido sob encomenda ou então em concessionárias selecionadas, equipadas com ferramental e mão-de-obra adequados para o plano de manutenção.
Jeremy Clarkson pode ser condenado na Argentina
Parece que alguns argentinos estão mesmo dispostos a levar o “caso” Top Gear adiante em uma verdadeira luta contra moinhos de vento. Um ano depois do entrevero entre os hermanos e a produção do programa britânico, a juíza argentina María Cristina Barrionuevo, que decidiu arquivar a acusação de falsificação de placas contra Jeremy Clarkson e sua equipe, recebeu uma ordem de três juízes para reabrir o caso.
A decisão pode resultar na intimação de Clarkson, Hammond, May e quaisquer outros envolvidos a voltar à Argentina para declarar seu testemunho. Segundo o jornal britânico Telegraph, na pior das hipóteses, a condenação para o crime de falsificação de placas é de três anos de prisão. Apesar da vontade da justiça argentina, é pouco provável que as autoridades britânicas enviem os três apresentadores para um julgamento.
A reabertura do caso foi originada por uma reclamação do veterano da Guerra das Falklands Osvaldo Hillar. Os produtores já explicaram publicamente como os carros foram comprados e que a sequência das placas foi uma coincidência (uma “infeliz coincidência, segundo a juíza Barrionuevo), mas alguns argentinos não se convenceram disso.
Além disso, segundo o Telegraph, um político argentino disse que o número 269 do Mustang de Richard Hammond “é muito próximo do número de britânicos mortos durante a guerra” (foram 255 baixas britânicas), e que o número 646 do Lotus Esprit de James May pode ser visto como uma referência às 649 baixas argentinas.
Há alguns dias pessoal do Carthrottle fez uma sessão de perguntas e respostas com um ex-roteirista do programa, chamado Richard Porter. Na ocasião um leitor argentino perguntou ao roteirista sobre a questão da placa do Porsche e, segundo Porter, foi total coincidência, pois o carro foi comprado remotamente e enviado de container à Argentina. Foi somente ao desembarcar o carro que a equipe de filmagens viu a placa pela primeira vez.
Novo Audi RS4 é flagrado na região de Nürburgring
Sim, a grade ostente o emblema do S4, mas você já viu um S4 com esses para-lamas largos? Isso significa que a Audi já está preparando a próxima geração da super-perua RS4 Avant. Considerando que o carro não tem freios maiores, nem discos perfurados/frisados, este parece ser um protótipo inicial, possivelmente para o desenvolvimento do chassi.
Ainda não há muitos detalhes sobre o powertrain do próximo RS4, mas é provável que a Audi vá substituir o V8 aspirado por um V6 biturbo, o que levaria o RS4 de volta às suas raízes, no fim dos anos 1990. Além disso, segundo especulações da imprensa europeia, a Audi deverá incorporar um turbo elétrico para melhorar o desempenho do carro (reduzindo o lag do turbo) e a potência deverá superar os 450 cv do modelo V8 e, melhor de tudo, bebendo menos gasolina.
Volkswagen terá up! TSI duas portas no Bubble Gun Treffen
Neste próximo fim de semana vai rolar mais uma edição do Bubble Gun Treffen — o Wörthersee brasileiro, em Águas de Lindoia/SP — e novamente a Volkswagen irá levar um modelo conceitual, como fez no ano passado e como já faz tradicionalmente no festival europeu. Qual será esse modelo? O aguardado up! TSI duas portas.
Segundo a Volkswagen, o carro foi preparado de forma artesanal — o que é de se esperar para um conceito de exemplar único — e terá detalhes exclusivos, como pintura fosca, rodas de 18 polegadas e apliques com textura de fibra de carbono na tampa traseira e no logotipo da marca. A suspensão também será modificada, provavelmente para acomodar as enormes rodas, e o motor, claro, será o 1.0 turbo de 105 cv.
Bugatti Chiron flagrado com nova carroceria
Até agora tudo o que vimos do Bugatti Chiron, o suposto nome do sucessor do Veyron, foram algumas mulas e protótipos de testes rodando pela Europa e em Nürburgring Nordschleife. Depois vimos o conceito Vision Gran Turismo apresentado em Frankfurt, e considerando o visual “evolutivo” em relação ao Veyron, suspeitamos de que ele teria alguns elementos visuais do próximo supercarro da Bugatti.
Agora, o pessoal do Autogespot flagrou dois protótipos do Chiron circulando pelas estradas europeias em testes, já com carroceria modificada e com o grande arco na coluna B visto no Bugatti Vision Gran Turismo de Frankfurt. Embora as fotos não mostrem a dianteira dos carros e eles estejam com camuflagem pesada, é possível notar que a carroceria é menos volumosa e mais esguia que a do Veyron. Não seria exagero apostar em um visual muito parecido com o conceito gamer de Frankfurt.
O que já sabemos é que o motor será uma evolução do W16 quadriturbo de oito litros usado no Veyron, combinado a um sistema híbrido. Como os motores elétricos e acumuladores de energia são pesados, o Chiron deverá usar ainda mais fibra de carbono que seu antecessor. A potência deverá chegar aos 1.500 cv e o objetivo é completar a aceleração de zero a 100 km/h em 2,5 segundos e chegar aos 450 km/h. Ainda não há data de lançamento, mas espera-se que o supercarro comece a ser produzido na França em 2016, logo após sua provável apresentação no Salão de Genebra, que acontece em março.
Felipe Massa dirige o Jaguar C-X75 de “Spectre” no México
A volta da Fórmula 1 ao México está sendo uma verdadeira festa para o circo da Fórmula 1. Entre as várias ações promocionais e reencontros de velhos amigos pilotos, como Emerson Fittipaldi e Nigel Mansell, o brasileiro Felipe Massa aproveitou para dar uma volta no supercarro C-X75 da Jaguar, aquele conceito matador que nasceu com um motor a jato e depois ganhou um sistema turbo híbrido.
O modelo está sendo usado no novo filme de James Bond, intitulado “Spectre”, e foi desenvolvido em parceria com o departamento de engenharia da Williams. Ele será usado pelo ator Dave Bautista, que será o vilão Hinx no filme — que foi gravado na Cidade do México.