FlatOut!
Image default
Car Culture

NIssan GT-R R33: nasce um novo rei de Nürburgring

21 segundos. Menos de meio minuto. Quase um terço de minuto, na verdade. É o tempo de duração da maioria dos spots de rádio ou de algumas propagandas de TV. Coincidentemente, foi o tempo que motivou a maior propaganda da quarta geração do Nissan GT-R, a R33.

Os 21 segundos foram o quanto o recém-lançado Skyline GT-R baixou em relação ao seu antecessor, o Skyline GT-R R32, em Nürburgring Nordschleife. Essa redução de quase meio minuto é um feito e tanto, especialmente considerando que o R33 ficou mais pesado. Mas os 21 segundos a menos no giro, resultaram em um tempo de sete minutos e 59 segundos, uma marca jamais vista no circuito. Nenhum outro carro do planeta era tão rápido quanto ele em Nürburgring, então a Nissan aproveitou o feito em toda a campanha de lançamento do carro. Nascia um novo rei de Nürburg.

Lançado em 6 de janeiro de 1995, o GT-R R33 usava praticamente o mesmo motor RB26DETT de seu antecessor, com os mesmos turbos Garrett T03 e o mesmo câmbio manual e sistema de tração integral, porém o câmbio passou a usar anéis sincronizadores mais resistentes e o RB26DETT ganhou um colar reforçado para a bomba de óleo, um dos pontos fracos do R32. Outra mudança é que, a partir da geração R33, o capô de alumínio foi adotado em todas as versões. Apesar disso, o carro ganhou 100 kg, chegando aos 1.530 kg.

A V-Spec — de Victory Spec — tinha os mesmos upgrades do V-Spec antecessor, com suspensão recalibrada, altura de rodagem mais baixa e uma nova configuração do sistema de tração integral, agora batizado ATTESA E-TS Pro, que passou a usar um diferencial ativo de deslizamento limitado. O diferencial ativo tornou o V-Spec ainda mais pesado que o modelo regular — apenas 10 kg, mas ainda assim mais pesado.

A solução veio na forma das versões especiais, que foram uma constante nesta geração do GT-R — uma geração de vida curta, aliás, que durou apenas até 1998, com pouco mais de 14.000 unidades produzidas. Apesar disso, alguns dos GT-R R33 especiais estão entre os melhores GT-R já feitos.

Ainda em 1995 a Nissan lançou a versão N1 do GT-R V-Spec usando a mesma receita do N1 R-32: menos equipamentos, menos peso. Por isso o R33 perdeu o ABS, o sistema de áudio, o ar-condicionado, o limpador de para-brisa traseiro e a formação do porta-malas.

O motor também era sutilmente diferente: ganhava novas válvulas de escape, borboleta de maior diâmetro e bloco reforçado. Os freios passaram a usar um cilindro-mestre reforçado e dutos adicionais de arrefecimento debaixo do carro e nos para-choques (as duas aberturas entre as grades), os faróis também era mais leves como os do N1 R32, assim como a pintura branca “Crystal White” com menos camadas.

O carro ficou 10 kg mais leve que o V-Spec e chegou ao mesmo peso do GT-R básico, 1.540 kg. Desta vez a especificação N1 não foi oferecida para todas as versões como na geração anterior, o que resultou em uma das séries mais raras do GT-R, de apenas 86 unidades produzidas.

 

Nissan GT-R LM Limited – 1996

Logo no início dos anos 1990 o Grupo A mudou suas regras e o GT-R não pôde se adequar a elas, a Nissan se manteve apenas no Grupo C até que ele foi extinto e substituído pelo novo GT1 da BPR. Para continuar nas competições de endurance, a Nissan decidiu disputar a nova categoria usando como base seu maior GT, o R33. Foi quando nasceu o GT-R LM.

Como todo GT1, ele precisou abrir mão da tração no eixo dianteiro e passou a ser movido apenas pelas rodas traseiras. A abdicação fez bem, porque seu peso foi reduzido significativamente e ele pôde, com ajuda de outras medidas, chegar aos 1.150 kg. Além disso, ele ganhou bitolas mais largas e para-lamas mais volumosos para acomodar a nova medida dos eixos e produzir downforce. Seu motor era o mesmo do N1, porém com calibração de corrida e sem os recursos de controle de emissões e comprometimentos de durabilidade dos carros de rua, chegando aos 405 cv. O câmbio também era trocado por um Xtrac de seis marchas com atuação sequencial.

A homologação exigia apenas um exemplar de rua fabricado, então a Nissan fez apenas um exemplar e o guardou em sua fábrica. Ele era exatamente como o carro de competição, porém tinha interior completo como o dos demais R33, mas revestido de Alcantara, e seu motor tinha “apenas” 305 cv.

A concorrência desta vez não foi fácil. Correndo contra Ferrari F40 LM, McLaren F1 GTR e Porsche 911 GT1, eles terminaram em 34º na temporada, 5º em sua categoria e em 10º geral na 24 Horas de Le Mans daquele ano. No ano seguinte a Nismo voltou a Le Mans e terminou em 15º geral com seu GT-R LM, mas após a temporada daquele ano, ela desistiu da categoria devido às brechas exploradas por seus rivais para produzir protótipos disfarçados de carros GT.

A participação do GT-R nestas duas edições de Le Mans inspirou a Nissan a lançar uma série especial baseada na versão de competição, batizada GT-R LM Limited. Foram feitos apenas 188 exemplares, todos pintados de azul “Championship Blue”, splitter frontal, asa traseira com Gurney flap e elementos de fibra de carbono. Eles também tinham os para-choques da versão N1 e o defletor do N1 no capô, além, claro, do motor com a mesma especificação do N1, conforme o carro de pista.

Dos 188 exemplares, 86 eram baseados no GT-R básico, e 102 foram feitos sobre o GT-R V-Spec.

 

Nismo 400R – 1997

Um dos mais admirados especiais do GT-R é também o segundo mais raro deles: o Nismo 400R. Lançado em 3 de novembro de 1997, ele foi a primeira versão a ostentar o nome da Nissan Motorsport nesta quarta geração do Skyline e não usa exatamente o RB26DETT, mas uma versão de 2,8 litros do motor desenvolvida pela REINIK.

Ele tinha o virabrequim com 4 mm a mais de curso e pistões com 1 mm a mais de diâmetro, além de bielas balanceadas e feitas com liga metálica de maior dureza, dutos do cabeçote polidos, comandos de válvula com maior levante, sistema de lubrificação com volume, pressão e arrefecimento otimizados, coletor de escape com maior fluxo e turbo de maior diâmetro.

Além disso, ele usava uma embreagem com platô duplo e um sistema de intercooler com maior capacidade, freios desenvolvidos pela própria Nismo e aerodinâmica revisada com tomadas de ar maiores no para-choques dianteiro, saias laterais, capô com respiros e asa traseira de fibra de carbono.

O resultado foi um bólido de 450 cv capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4 segundos e ir além dos 300 km/h. A Nismo pretendia produzir 100 unidades do 400R (R de Racing, caso você esteja se perguntando), mas somente 44 foram feitos entre 1997 e 1998, quando o Skyline R33 saiu de linha.


Esta matéria é uma amostra do nosso conteúdo exclusivo, que foi publicada aberta como um presente, para você provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e FlatOuters.

Se você gostou da leitura, escolha seu plano e torne-se um assinante! Além das matérias exclusivas, você também tem acesso ao grupo secreto (plano FlatOuter), descontos com empresas parceiras para detailing, compras de peças e acessórios, acesso exclusivo aos eventos para FlatOuters

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.