do retorno a essencia do entusiasmo automotivo para uma experiencia unicamente silenciosa e intrigante alguns dias antes do festival de derrapagens controladas com o toyota gt86 no campo de provas haras tuiuti passei uma tarde toda no rio de janeiro com o 100% eletrico nissan leaf o veiculo mais vendido desta categoria no mundo com mais de 170 mil unidades entregues desde o seu lançamento no japao e eua em dezembro de 2010 e mais que a soma de vendas dos hibridos volt e prius juntos e no fim do ano passado o sistema de telemetria carwings computou a marca somatoria de 1 bilhao de quilometros rodados de todos estes leaf o que isso tem a ver comigo sei que voce caro gearhead fa de marchas lentas embaralhadas e de perfume de gasolina podium queimada no ar se pergunta eu a faria se estivessemos falando de hibridos diria que nada mas quando o assunto e veiculos 100% eletricos meu caro estamos falando de uma experiencia sensorial tao particular que voce precisa viver antes de cravar o julgamento se voce esta no rio de janeiro ou em sao paulo pode faze lo a hora que quiser veja mais no fim do texto independentemente dos golfinhos dos atores de hollywood e de politicos interessados em imagem o bicho oferece uma interaçao muito diferenciada como maquina tao interessante que me fez pensar no obvio um nao necessariamente exclui o outro e talvez o melhor sabor saia justamente da convivencia destes universos opostos na mesma garagem pois ambas experiencias ficam mais valorizadas por isso antes de falarmos um pouco do veiculo em si vale voce conferir as minhas impressoes dinamicas a bordo dele [youtube id= kvarfiuo4ai width= 620 height= 349 ] folha eletrica da mesma forma que o tesla model s o nissan leaf usa uma plataforma e uma carroceria desenvolvida exclusivamente para ele as demandas de um veiculo 100% eletrico sao diferentes inclusive da de um hibrido a bateria de ions de litio no caso do leaf 48 modulos com quatro celulas cada totalizando 192 celulas prismaticas refrigerada a ar se torna a unica fonte de energia e por isso ocupa muito espaço e possui grande massa aqui 290 kg posiciona la o mais baixo possivel e essencial para nao prejudicar a dinamica aqui os modulos estao ensanduichados num assoalho duplo abaixo do chao do habitaculo mas acima do assoalho externo note como eles estao entre os eixos o que os protege melhor em caso de acidente ajuda a reduzir a inercia polar melhora as reaçoes em mudanças de direçoes e ajuda na distribuiçao de peso embora pese 1 450 kg massa de um seda medio o centro de gravidade fica extremamente baixo e a distribuiçao de peso sobre os eixos e digna de um esportivo 56% sobre o eixo dianteiro 44% sobre o traseiro vale tambem lembrar que a bateria e removivel permitindo nao so a substituiçao no fim de sua vida util nos eua a nissan oferece garantia de oito anos ou 100 000 milhas 160 mil km e estima a vida util do componente em mais de dez anos mas tambem aprimoramentos tecnologicos nas unidades que permitam o aumento da autonomia do veiculo por exemplo atualmente ela e estimada em 160 km em condiçoes quase platonicas na pratica a media reportada por motoristas tem ficado na casa dos 90 km mais que o suficiente para o uso cotidiano da maioria das pessoas leia sobre os sistemas de recarga mais adiante outra demanda particular dos veiculos eletricos nasce do seu silencio sepulcral quando voce acelera o leaf o unico ruido de funcionamento que voce ouve e um zunido quase inaudivel o que significa que a reverberaçao do rolamento dos pneus no chao o ruido do vento e ate mesmo de perifericos como o limpador de para brisa e o ventilador ficam sensorialmente supervalorizados mais ou menos como quando uma pessoa conversa dentro de uma biblioteca em base disso a nissan teve de empregar para brisa acustico caprichar no isolamento da cabine escolher com carinho os pneus no caso bridgestone ecopia 205/55 r16 reprojetar o ventilador e o motor do limpador e desenhar com muito cuidado a carroceria ela tem assoalho selado para reduzir o arrasto e o ruido de vento as lentes dos farois de led ganharam a funçao de escoadores aerodinamicos para limpar o fluxo dos espelhos laterais e a traseira foi desenhada para evitar ao maximo possivel o descolamento de camada de fluxo uma das principais fontes de arrasto aerodinamico com tudo isso seu coeficiente e de 0 28 igual ao do pequenino e esguio cupe toyota gt8 nada nada mal mas bem que o leaf poderia apresentar design menos frio nao acham ele acaba seguindo por conceito similar ao do prius veiculo gadget com intençoes futuristas quando ha espaço e demanda para se flertar com sabores provocativos e mais carnudos como o tesla model s mostrou o painel e tipico de um compacto japones desconte o cluster digital em dois planos veja o em detalhes mais abaixo e o exotico seletor de transmissao e o que voce tem e uma cabine bastante conservadora painel relativamente plano feito 100% de plasticos reciclados console central e bancos tradicionais ate demais a ergonomia de direçao e tipica de um hatch medio feito para publico geral com ponto do quadril um pouco alto lembre se dos modulos da bateria no assoalho acionamentos macios mas comunicativos e boa visibilidade o espaço da cabine e muito bom e atende a quatro adultos com 1 80 m com tranquilidade o quinto passageiro passaria um pouco de aperto no meio fabricado em yokohama a bateria e o inversor de corrente sao fabricados em zama o motor eletrico ca corrente alternada sincrono trifasico possui uma aparencia externa bastante semelhante a de um conjunto movido a gasolina seus dados inclusive nos lembram os de um downsized turbinado 28 5 mkgf de torque 280 nm e 107 cv 80 kw progressivos mas instantaneos pise 100% no pedal da direita em qualquer velocidade e bam voce tera exatamente esta força aplicada as rodas mas basta uma rapida olhada no infografico abaixo para concluirmos que a semelhança fica mesmo so na tampa e na silhueta na verdade o motor do leaf fica la embaixo onde ficariam o virabrequim e o carter de um propulsor a gasolina e tudo em volta e um conjunto modular com uma serie de componentes integrados em serie no topo o pdm modulo de distribuiçao de força integra o carregador o plugue fica bem no nariz do leaf veja foto mais abaixo o conversor de tensao dc/dc e a caixa de junçao que distribui a voltagem e possui uma funçao particularmente importante bloquear a corrente em caso de anomalias atuando como um disjuntor logo abaixo temos o inversor de corrente que a transforma de continua para alternada nos momentos de demanda de força do motor mas que tambem faz o papel inverso durante as desaceleraçoes o que permite o recarregamento das baterias no detalhe acima temos o motor em si e a transmissao de apenas uma relaçao escalonamento multiplo se torna desnecessario em um propulsor com mais de 10 000 rpm de capacidade e força 100% disponivel em qualquer rotaçao o motor sincrono trifasico de corrente alternada usa um rotor magnetico no centro e um estator bobinado em volta o estator gera força magnetica quando recebe corrente eletrica o que faz girar o rotor e assim produzir força quanto maior a corrente maior a força magnetica e maior o torque o efeito kers a transiçao do consumo para a recarga de energia se da na quinta bolinha do mostrador acima surge quando o acelerador nao e pressionado mas o veiculo esta em movimento rolagem sem aceleraçao frenagens em qualquer velocidade acima de 3 km/h a inercia do veiculo gira os pneus que movimenta a transmissao e faz o rotor do motor girar e gerar corrente que flui em mao oposta pelo inversor recarregando as baterias pro motorista o efeito e similar ao freio motor inclusive na força de desaceleraçao mas a diferença e que voce ganha autonomia sim depois de descer uma serra voce tera mais energia disponivel do que no começo do trajeto e sim vale repensar o uso do acelerador quando voce ve o transito la na frente ou o sinal fechando portanto nao e so o silencio e o torque o ato de dirigir vira um jogo um pouco diferente num eletrico o leaf tambem possui um pequeno painel solar na tampa traseira ajudando um pouco na autonomia e no funcionamento de perifericos como o ar condicionado e o sistema de som la fora entre os opcionais a nissan oferece um sistema da bose com sete alto falantes alem de bancos de couro e rodas de 17 dentre os diversos sistemas de recarga oferecidos os tres mais comuns sao o sistema portatil 120 v foto do alto o domestico 220 v que recarrega totalmente uma bateria zerada em seis horas ou seja chegue em casa e plugue o garoto no acesso da tampa laranja acima e os postos de recarga rapida conector sendo plugado nas fotos acima capaz de recarregar 80% da bateria em apenas 20 minutos enquanto as baterias sao carregadas luzes sequenciais no topo do painel indicam o status da recarga quase como um gadget gigante no japao ha atualmente 1 600 postos de recarga rapida o dobro em relaçao a 2012 e o governo aprovou um investimento de 120 milhoes de dolares para ampliar esta infra estrutura com o objetivo de se chegar a 5 000 pontos daqui a cinco anos la tambem ha o projeto vehicle to home no qual as baterias do leaf podem ser integradas a casa de forma que o nissan fornece energia em determinadas situaçoes falta de energia picos de consumo no bairro e e recarregado conforme a demanda suaviza por aqui bem a surdez do brasil outros e o nome da categoria de impostos na qual veiculos como o leaf e os hibridos sao enquadrados no brasil resultando em custos maiores que ate mesmo alguns veiculos de luxo hoje este nissan e absolutamente inviavel por aqui custaria quase 200 mil reais la fora subsidios creditos tributarios e reduçoes de impostos de propriedade e taxas de manutençao nao sao incomuns no mundo dos eletricos e hibridos nos eua por exemplo estas politicas de incentivo fazem o preço do nissan leaf despencar de us$ 29 010 para us$ 21 510 quase 35% de desconto na noruega veiculos eletricos nao pagam pedagios estacionamentos publicos e ainda podem circular nas faixas de onibus sera que eu estaria enganado se dissesse que nossa mentalidade tributaria e protecionista retrograda e preguiçosa sempre pautada pelo ganho controlador via impostos e burocracias e nao pelo incentivo dinamico de produtividade e desenvolvimento da industria se isso afeta ate mesmo a industria das bicicletas diria que nao estou de todo errado por aqui a nissan trouxe algumas unidades do leaf tanto para test drives quanto para um programa de taxis bastante interessante que ha pouco completou dois anos de idade sao 15 taxistas selecionados em sao paulo e no rio de janeiro que juntos ja rodaram quase um milhao de quilometros a manutençao e feita a cada 10 mil quilometros subsidiada pela propria marca como o motor e muito simples os custos sao extremamente baixos e basicamente se focam em suspensao e freios uma parceria feita com a prefeitura do rio de janeiro e com a br distribuidora consolidada via protocolo de intençoes assinado em junho de 2012 resultou no desenvolvimento de uma pequena infra estrutura de recarga na cidade pontos de carga rapida em dois postos br a petrobras tambem ficou com uma unidade do leaf para testes em sao paulo a parceria foi firmada com a prefeitura a eletropaulo e e associaçao paulista de taxistas adetaxi e ha um total de quinze pontos de recarga para os taxistas ao comparar e importante se lembrar da geografia das cidades o que a nissan pretende com este programa e mostrar ao governo os beneficios de uma politica de incentivo aos veiculos eletricos ao disponibilizar o leaf como taxi qualquer pessoa pode ter a silenciosa experiencia de degusta lo o que acaba gerando buzz na base do boca a boca mas mais do que isso mostra que sua introduçao e uso sao perfeitamente viaveis no brasil a tentativa foi feita e a marca nao so estuda renovar o programa algo interessante considerando a proximidade das olimpiadas como ate ja comentou a possibilidade de produzi lo no brasil mas o governo federal ate agora nao sinalizou qualquer aproximaçao
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