Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Conceito Nissan Sway mostra a cara do futuro da marca
A Nissan apresentou em Genebra um hatchback compacto com visual agressivo e futurista chamado Sway. Segundo a Nissan, o conceito “promete trazer inovações ao segmento de hatches compactos” — o que significa que eles podem estar preparando um hatch compacto um pouco maior que o March, porém inferior ao Pulsar; ou simplesmente apresentando a nova diretriz de estilo da marca.
O Sway tem o mesmo estilo moderno e arrojado do SUV conceitual Kicks, com linhas e ângulos retos, abandonando definitivamente as linhas curvas que acompanharam o March nas últimas gerações. O interior, por sua vez, foi inspirado no estudo IDx coupe (aquele Datsun retrô que foi apresentado no Salão de Tóquio em 2013). O conceito deve evoluir para uma versão de produção ao longo deste ano, que deverá estrear no fim de 2016 como modelo 2017.
Audi R8 ganha versão LMS/GT3 de pista e e-tron 100% elétrica
Com a chegada da nova geração do Audi R8, a versão de corrida do modelo naturalmente também foi atualizada. O Audi R8 LMS é baseado no novo R8 e modificado de acordo com o novo regulamento da categoria GT3, que passa a valer a partir de 2016. O R8 LMS ficou 25 kg mais leve que seu antecessor, chegando a 1.225 kg graças à combinação de alumínio, fibra de carbono e gaiola de aço na formação da estrutura do carro. Além de tornar o carro mais leve, essa combinação ainda aumentou a rigidez em 39%.
Como no antecessor, o motor é um V10 de 5,2 litro baseado na versão de rua, porém com modificações para produzir 585 cv. A potência é moderada por um câmbio sequencial de seis marchas completamente novo, com aletas no volante. No campo aerodinâmico ele agora conta com fundo totalmente plano integrado ao difusor traseiro, que permite a adoção de uma asa menor. As caixas de roda são abertas na parte posterior, e ajudam a otimizar o fluxo de ar.
O novo R8 LMS estreia nas 24 Horas de Nürburgring, em 16 de maio, e volta a correr em 25 de julho, nas 24 HOras de Spa. As primeiras entregas serão feitas no fim de 2015, a tempo das equipes-clientes se prepararem para a temporada de 2016.
Além do R8 LMS, a Audi também mostrou em Genebra a versão elétrica do R8, batizada R8 e-tron. Ele terá 462 cv e 92 mkgf produzidos por dois motores elétricos. Com eles, o R8 e-tron é capaz de chegar aos 100 km/h em 3,9 segundos e rodar até 450 km antes de recarregar as baterias. A fabricante também desenvolveu um sistema chamado Combined Charging System, que permite que as baterias sejam completamente recarregadas em menos de duas horas.
Sendo mais afetado pelo desperdício de energia, o R8 e-tron recebeu algumas modificações aerodinâmicas e rodas especiais para chegar ao coeficiente 0,28.
A bateria em forma de T fica sob o túnel central e atrás do habitáculo, mantendo a massa concentrada entre os eixos e em posição baixa. O modelo será feito à mão e vendido apenas sob encomenda. A Audi espera iniciar os pedidos ainda neste ano.
Ferrari F12berlinetta ganha um toque clássico nas mãos da Touring Superleggera
Os fãs mais tradicionais da Ferrari dizem que uma Ferrari de verdade precisa de um motor V12 na dianteira. Essa foi a configuração dos carros de Maranello até meados dos anos 1970, quando a Dino foi transformada em uma legítima Ferrari e a 308 GTB deu as caras com seu V8 central-traseiro.
Mesmo assim, os carros de rua mais radicais da marca continuam sendo os modelos V12, vide a 599 GTO e a F12berlinetta, com seu V12 de 740 cv. Imagine então como seria unir essa brutalidade moderna ao visual clássico dos V12 dos anos 1960. Seria o delírio para os tradicionalistas, e uma realidade possível se você tiver meio$. Os encarroçadores italianos da Touring Superleggera criaram a nova “Berlinetta Lusso”, baseada na F12berlinetta exatamente com esse conceito de clássico sobre novo.
O modelo foi feito especialmente para um colecionador, mas a empresa irá produzir outros quatro exemplares. A inspiração para a Berlineta Lusso foi a Ferrari 166 MM Touring de 1966. A Touring Superleggera não divulgou se houve mudanças no V12 de 6,2 litros, mas a potência original já nos parece mais que suficiente para rodar pela Europa em grande estilo. O preço também não foi divulgado, mas faça um exercício de imaginação: a F12 custa US$ 320.000 na Europa, e a Touring Superleggera afirma que é preciso 5.000 horas para transformá-la na Berlinetta Lusso. Cinco exemplares parecem suficientes para a demanda.
Kahn Design apresenta Defender com seis rodas em Genebra
Agora que a Mercedes-AMG encerrou a produção limitada do G63 6×6, o mundo ficou por alguns instantes sem uma alternativa de super SUV com seis rodas. Mas a Kahn Design está resolvendo esse problema, e eles estão usando o correspondente britânico do G63, o Land Rover Defender.
Batizado de “Flying Huntsman 110 WB 6×6”, o conceito é montado sobre um Defender 110, mas teve seu chassi alongado e alargado para acomodar um eixo duplo na traseira. O motor britânico deu lugar a algo mais radical, um GM LS3 V8 de 6,2 litros e 430 cv, também conhecido como “motor de Corvette”, e trabalha junto com uma caixa automática de seis marchas. O sistema de tração integral usa duas caixas de transferência com bloqueio dos diferenciais. Obviamente, os freios e a suspensão também receberam reforços.
Embora ainda seja um conceito, a Kahn considera fabricar o Flying Huntsman com duas variações de carroceria — hardtop e picape — e versões blindadas em vários níveis.
Alonso confessou ter recebido choque nas costas antes de acidente
O acidente de Fernando Alonso durante os testes da Fórmula 1 em Barcelona continua envolto em mistérios e detalhes não esclarecidos. Desta vez, a Sky Italia revelou que o piloto espanhol afirmou a pessoas próximas que sentiu um choque segundos antes de seu acidente. Ele estava a 215 km/h na curva 3 quando recebeu a descarga elétrica e logo em seguida bateu o carro contra o muro.
Segundo fotógrafos que chegaram ao carro no momento da batida, ele estava inconsciente dentro do carro. A McLaren descartou a hipótese de ter realmente havido uma descarga elétrica, mas o piloto francês René Arnoux comentou recentemente que o impacto sofrido por Alonso não é suficiente para deixar um piloto inconsciente. Leia mais sobre o acidente no Grande Prêmio.