segundo o ditado popular o que separa os meninos dos homens e o tamanho de seus brinquedos nos 365 dias do ano o flatout fala sobre os brinquedos grandes e grandes brinquedos dos homens mas como o dia das crianças esta ai batendo a nossa porta decidimos relembrar alguns brinquedos pequenos que divertiam os homens de hoje quando eles eram meninos eles provavelmente foram a primeira garagem dos sonhos de todo entusiasta brasileiro — e seu apetite voraz por pilhas e baterias foi a origem de nossas primeiras preocupaçoes com consumo e eficiencia energetica foi com eles que aprendemos alguns conceitos basicos de traçao frenagem aderencia potencia e velocidade e provavelmente foi por causa deles que voce hoje esta aqui lendo o flatout e curtindo carros stratus foi o primeiro carro de controle remoto da estrela lançado em 1979 ele era uma replica exata do lancia stratos de rali com a pintura da alitalia — mais tarde o brinquedo recebeu decoraçoes diferentes com patrocinadores brasileiros era o unico carro de controle remoto de sua epoca com sistema de sete posiçoes e marcha a re automatica [youtube id= juiwehyvtb8 width= 620 height= 350 ] havia duas opçoes de cores branco e vermelho que tinham frequencias diferentes para nao haver interferencia caso fossem usados juntos um de seus principais recursos eram os farois escamoteaveis que se levantavam e acendiam e o ronco de motor o stratus foi produzido ate setembro de 1983 quando foi substituido pelo pegasus pegasus o pegasus foi o primeiro de uma serie de tres carrinhos de controle remoto lançada pela estrela nos anos 1980 — mais exatamente em setembro de 1983 e produzido ate junho de 1989 era uma replica do bmw m1 procar e tinha duas versoes prata e ouro que eram as cores da carroceria o controle tinha alcance de impressionantes 30 metros e o carro piscava as setas de acordo com a direçao que virava [youtube id= ohuqgikhits width= 620 height= 350 ] a velocidade chegava aos 20 km/h se as pilhas fossem alcalinas e estivessem novinhas o desgaste das pilhas alias nao era apenas o terror dos sabados a tarde da criançada mas tambem do bolso dos pais o pegasus usava cinco pilhas d no carrinho e seis pilhas aa no controle colossus depois do pegasus a estrela lançou o colossus em maio de 1984 era uma picape gmc sierra grande inspirada na picape do seriado duro na queda the fall guy que fazia sucesso na epoca como seu nome sugere o carro era colossal tinha quase dois quilos e podia levar outros brinquedos na caçamba o controle remoto era parecido com o do pegasus mas usava antena telescopica e tinha um botao para acender os farois [youtube id= mipdphxkuee width= 620 height= 350 ] seu maior atrativo era a traçao 4x4 que podia ser ativada por um botao embaixo do carro — a um custo caro com dois motores sugando a energia das pilhas nao demorava muito para esgotar as cinco pilhas d usadas para mover as rodas os farois ainda usavam duas pilhas aa que tambem acabavam rapidinho se voce os deixasse acessos durante toda a brincadeira o colossus deixou de ser fabricado em agosto de 1990 maximus foi o quarto carrinho de controle remoto da estrela e o ultimo da serie dos anos 1980 lançado em setembro de 1986 era um bugue estilo baja e era um projeto original japones sua principal diferença em relaçao aos antecessores e que ele ja nao usava as pesadas pilhas d para mover seu motor mas sim uma bateria recarregavel de 7 2 volts o controle precisava de outras seis pilhas aa [youtube id= obifpp8mjb0 width= 620 height= 350 ] o maximus tinha duas opçoes de cores vermelho e prata que tinham frequencias diferentes para impedir interferencias quando juntos a traçao era traseira e usava suspensao por mola central enquanto a dianteira usava duas molas helicoidais independentes os pneus tambem eram diferentes slick na frente e biscoito na traseira com piso seco e bateria cheia o maximus chegava aos 25 km/h e poderia ficar a ate 30 metros de distancia de seu controlador a produçao original do maximus foi encerrada em 1990 mas ele continua produzido ate hoje com uma serie de modificaçoes no visual e em sua eletronica jamanta comando eletronico foto autoblog net br foi o primeiro carrinho ou caminhaozinho da estrela com controles de direçao eletronicos lançado em maio de 1975 ele era um caminhao cegonha que transportava quatro modelos nacionais bastante populares na epoca um vw passat amarelo um puma gt vermelho um ford maverick verde e um chevette branco curiosamente o chevette nao era inspirado no original da gm e sim em uma das preparaçoes da envemo foto autoblog net br as direçoes do caminhao eram selecionadas por meio de seis botoes no teto da cabine que precisava de apenas duas pilhas c [youtube id= gzkv5kixwfs width= 620 height= 350 ] o jamanta foi produzido ate 1979 e depois produzido entre 1984 e 1990 sem nenhuma alteraçao bate e volta/vai e volta foto fred cunha news como seus nomes sugerem os carrinhos bate e volta e vai e volta eram uma serie de carrinhos da estrela e da glasslite respectivamente que voltavam sozinhos para o ponto de onde foram lançados os modelos bate e volta da estrela eram eletricos e precisavam de duas pilhas d lançados em 1978 foram os primeiros modelos do tipo e andavam em linha reta ate bater em um obstaculo quando isso acontecia o sistema direcional girava e o carrinho mudava de direçao para seguir em movimento o monza era um dos premios do bozo em sua primeira versao o modelo era uma replica do fusca e era oferecido nas versoes sedan camping policia pronto socorro e bombeiros depois veio o fiat 147 em 1981 e o chevrolet monza em 1984 — ambos eram oferecidos como bombeiro ambulancia e policia rodoviaria mais tarde vieram os modelos vai e volta o sistema era bem mais simples porem dispensava pilhas o carrinho tinha um eixo dianteiro rotativo de 180 graus voce lançava o carrinho para longe e o movimento das rodas carregava um sistema de corda que girava o eixo ao contrario para trazer o carrinho de volta ao lançador [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 121795 121800 ] o vai e volta teve duas versoes a primeira era um mazda rx7 fb do inicio dos anos 1980 e era oferecido em azul amarelo e vermelho depois houve uma versao picape cujo modelo nao identificamos mais tarde o vai e volta virou um camaro de terceira geraçao tambem oferecido nas mesmas cores trombada se voce teve um desse certamente ira lembrar do cheiro da borracha que formava a dianteira desse carrinho que batia e deformava ele tambem foi produzido pela estrela durante os anos 1980 e dispensava pilhas era uma replica do dodge daytona turbo z dos anos 1980 e seu funcionamento era bastante simples ao bater com alguma força em qualquer obstaculo firme sua dianteira se retraia e as portas se abriam simulando um acidente de verdade para arrumar bastava abaixar a tampa do porta malas que a frente se consertava pe na tabua o pe na tabua foi um dos brinquedos produzidos por mais tempo sem grandes alteraçoes lançado no inicio dos anos 1970 para aproveitar o sucesso de emerson fittipaldi na formula 1 ele foi produzido ate meados da decada passada quando felipe massa estava em seu auge na ferrari trata se de um carrinho de formula 1 movido por um fole que ao ser pisado empurra o carrinho para a frente nos anos 1970 o pe na tabua era um lotus 72d john player special e uma ferrari 312 ao longo dos anos o carrinho foi mudando de acordo com os pilotos brasileiros de destaque na formula 1 brabham alfa romeo com as cores da parmalat lotus camel mclaren marlboro etc aquamovel em meados dos anos 1980 a estrela substituiu os modelos bate e volta por um novo brinquedo o aquamovel como seu nome sugere ele era um carrinho movido a agua mais exatamente um ford corcel ii ele era oferecido em tres versoes ambulancia bombeiro e policia rodoviaria para move lo bastava completar seu tanque com agua usando um mini recipiente fornecido junto com o carrinho [youtube id= ro7bwx8wtuo width= 620 height= 350 ] o sistema era simples movido por duas pilhas d o circuito usava a agua do reservatorio como condutora para fechar o circuito eletrico anfibius outro brinquedo da estrela terminado em us o anfibius era um corvette c4 monster truck que podia andar dentro da agua apesar de usar pilhas suas rodas gigantes faziam ele passar sobre diversos obstaculos como bordas de tapetes fios eletricos ou cabos de vassoura [youtube id= cglehcivhky width= 620 height= 350 ] quando entrava em poças seus escapes laterais disparavam jatos de agua para o alto foi lançado em 1989 mas nao ficou muito tempo em produçao elastikon este e um dos menos lembrados porem um dos mais elaborados carrinhos eletricos da estrela dos anos 1980 o elastikon nao e inspirado em nenhum carro real bem como suas rodas de largura variavel [youtube id= rhcq7ysj3a0 width= 620 height= 350 ] o conceito era bem interessante com pista lisa seus pneus eram largos e planos quando o carrinho encontrava resistencia de um obstaculo qualquer que impedisse suas rodas de girar uma engrenagem secundaria afinava suas rodas que tinham formato telescopico fazendo com que os pneus ganhassem uma forma que dava maior traçao ao carrinho podendo assim transpor os obstaculos foi lançado na mesma epoca que o anfibius dragao outro carrinho da serie do anfibius e do elastikon era o dragao um monster truck de seis eixos independentes e dois motores v8 capaz de subir escadas ou qualquer outro obstaculo como nenhum outro carrinho eletrico anterior a ele [youtube id= zl jfg3y4h8 width= 620 height= 350 ] foi lançado em 1987 e como o elastikon era operado por uma alavanca na traseira que selecionava a marcha a frente ou a re [youtube id= fh__4m8zawk width= 620 height= 350 ] no video acima ele aparece em uma corrida com o ponte car que era outro modelo capaz de transpor obstaculos mas usava um sistema de ponteamento em vez de rodas tratoras como se ve no video ele passava sobre sua ponte mesmo sem obstaculos e era mais limitado em traçao e altura que o dragao tomy racing cockpit/turbo drive [youtube id= kqo1ntnhg6q width= 620 height= 350 ] um dos grandes brinquedos entusiastas dos anos 1980 foi o tomy racing cockpit vendido no brasil a partir de 1991 pela tec toy com o nome turbo drive trata se de um cockpit totalmente analogico com uma tela de projeçao que exibe uma pista circular retroiluminada onde voce precisa dirigir o carrinho sem bater ou sair da pista [youtube id= b6jf3fqdopk width= 620 height= 350 ] o cambio a direita e na verdade o seletor de velocidade e o volante tem uma ligaçao mecanica direta com o carrinho exibido na tela o brinquedo foi lançado em 1986 no japao e logo ganhou o mundo usava quatro pilhas d e na parte de tras ou da frente lembrava vagamente um porsche 911 havia ainda uma versao mais simples o video driver junior que nao tinha painel de instrumentos e o carrinho ficava fixo na tela mesmo com o brinquedo desligado o funcionamento era o mesmo mas o cambio tinha apenas duas velocidades
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.