Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Novas placas do Mercosul serão adotadas ainda neste ano
Depois de dois adiamentos as placas do Mercosul finalmente entrarão em circulação no Brasil. Apresentada em 2014, ela inicialmente tinha sua adoção prevista para 1º de janeiro de 2016 — também conhecido como “dois anos atrás” —, mas acabou adiada para 1º de janeiro de 2017 antes de ser adiada novamente sem prazo para sua adoção.
Agora, segundo a apuração do Jornal Nacional, elas finalmente entrarão em cena no Brasil. Segundo o jornal, a resolução que institui as novas placas será publicada nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União. Inicialmente somente os carros novos serão obrigatoriamente equipados com estas placas. Os modelos usados precisarão mudar as placas até 2023.
Ferrari anuncia V8 híbrido
Depois de confirmar a produção de um SUV, a Ferrari agora anunciou que uma Ferrari V8 híbrida chegará em 2019. O CEO da marca, Sergio Marchionne, disse em entrevista ao site britânico Auto Express que suas mulas de teste com powertrain híbrido já estão nas ruas a algum tempo, aperfeiçoando o motor.
Marchionne não mencionou que carros receberão este novo conjunto motriz, mas considerando que ele confirmou o powertrain elétrico para 2019 e também disse que o SUV da Ferrari chegará em 2019, não parece muito distante da realidade dizer que este conjunto poderá estar no primeiro SUV Ferrari da história.
A eletrificação é uma tendência quase natural para a Ferrari, uma vez que a marca historicamente adota tecnologias da F1 em seus carros de rua e vem trabalhando desde o final da década passada em um sistema KERS para seus carros de rua. Além disso, as leis de emissões ficarão ainda mais rígidas a partir de 2020 para marcas que vendem mais de 10.000 unidades por ano — e isso é o que deverá acontecer com a Ferrari quando seu SUV chegar.
Mercedes confirma AMG GT Black Series para 2020
A essa altura de 2020 não é mais segredo algum que a AMG pretende lançar um GT Black Series — exatamente como ela fez com o SLK, CLK, SL e SLS nos últimos dez anos. No final do ano passado o chefe da AMG, Tobias Moers, disse que sua divisão já estava trabalhando no modelo, mas ainda não sabíamos quando ele chegaria. Pois o mistério acabou nesta semana em Genebra.
Durante uma entrevista coletiva, Moers disse que “ainda falta uma variante do GT” e que a AMG “já começou a jornada rumo à Black Series”. E não apenas isso: ele também citou que “2020 será um ano interessante” para a AMG, o que só pode significar que este será o ano de lançamento do modelo.
Moers não mencionou detalhes de potência, mas disse que ele será mais potente que o GT R, de 575 cv. Ele também havia dito que este motor pode chegar perto dos 700 cv de potência e já mostrou ser possível chegar aos 640 cv com o GT 4-door Coupé. Contudo, é possível que ele não seja o modelo mais potente da AMG. Os dois modelos que já passaram a casa dos 600 cv têm algo em comum: a tração integral. O GT Coupé tem tração apenas nas rodas traseiras, o que talvez seja um fator determinante na hora de desenvolver o 4.0 V8 biturbo. Por isso, espera-se que o AMG GT Black Series tenha entre 600 e 610 cv, e não 640 cv como o seu irmão cupê de quatro portas, o GT 63S.
Além disso, como todo Black Series o GT Black Series não será apenas motor. Ele também deverá receber componentes internos mais leves, uso extensivo de fibra de carbono além de reajustes na suspensão, freios e ajustes dinâmicos.
Pirelli é a parceira do FlatOut para 2018: P Zero Trofeo R é o pneu oficial do FlatOut Driving Academy
Foto: Luciano Falconi
Caros amigos! Como vocês viram, nossa seção diária de notícias agora se chama P Zero a 300: a tradicionalíssima Pirelli é a mais nova patrocinadora desta seção do site e também é parceira técnica do FlatOut Driving Academy. O nosso Renault Sandero RS calçará os mesmos pneus utilizados pelo McLaren Senna e Camaro Z28: os Pirelli P Zero Trofeo R, o pneu street legal mais esportivo disponível no catálogo da Pirelli. É o pneu usado pelos carros mais rápidos dos Touristenfahrten de Nürburgring Nordschleife.
Sabemos que, neste exato momento, o FlatOut Driving Academy não está 100% claro para todos vocês, e isso tem um motivo: a apresentação oficial deste projeto acontecerá no meio deste mês. O que podemos adiantar é: todos os leitores que sentiam saudades dos nossos artigos sobre técnicas de pilotagem e dinâmica automotiva terão um banquete! Fica o nosso agradecimento à Pirelli pela parceria e um pedido singelo – façam as boas vindas aos caras na fanpage do Facebook e no instagram da Pirelli!
Além da Pirelli, o FlatOut Driving Academy conta com a parceria da Home Garage (preparação/execução técnica), Ordospec (upgrades no Sandero RS), BLK STN Media (film making) e Renault (Sandero RS).
Novo Stratos vai a Genebra exatamente como era em 2011
Há alguns dias vimos aqui mesmo no Zero a 300 que o novo Stratos daria as caras em Genebra para finalmente anunciar a produção em série do modelo retrô. Pois bem, ele foi à Suíça mas não adotou nenhuma mudança em relação ao modelo apresentado ao mundo em 2011 — nem mecânica, nem visual.
O modelo apresentado no Salão é o mesmo one-off feito pela Pininfarina há sete anos, mas segundo o folheto de informações apresentado no evento, os 25 exemplares do carro usarão um V8 de 4,3 litros que produz 540 cv e 52,8 kgfm — o mesmo V8 da Ferrari 430 Scuderia, que também cedeu o monocoque e boa parte de seus componentes mecânicos. A Manifattura Automobili Torino (MAT) não revelou o peso do carro, mas disse que ele será capaz de chegar aos 100 km/h em 3,3 segundos e aos 200 km/h em 9,7 segundos. A velocidade máxima é 330 km/h.
O New Stratos (esse será seu nome oficial), também terá dois outros irmãos: uma versão GT e outra Safari. Ambas foram apresentadas em renderizações e foram projetadas pela Pininfarina. As duas têm um dock de faróis auxiliares como o Lancia Stratos original dos anos 1970 e a versão Safari chega até a usar um exoesqueleto na dianteira.
O preço de se ter uma réplica do Stratos baseada na Ferrari? £ 600.000, ou R$ 2,7 milhões em conversão direta.