dentre as seleçoes de roncos de motor mais bonitos de todos os tempos quase sempre uma intrusa de duas rodas aparece no meio dos carros a honda cb750 conhecida no brasil como sete galo por causa dos numeros do jogo do bicho o galo e o nº 50 por aqui ela começou a ser vendida praticamente em sincronia com o resto do mundo em 1969 e logo se tornou referencia entre as motos com motor de alta cilindrada o que nos carros chamamos de deslocamento [gt40 content search= honda widget= 1 ] o motor da sete galo era um quatro cilindros em linha de 736 cm³ diametro × curso de 61×63 mm com comando simples no cabeçote sohc oito valvulas 67 cv a 8 000 rpm e 6 1 mkgf de torque 7 000 rpm com cambio de cinco marchas com isto a moto de 218 kg era capaz de chegar aos 190 km/h sem dificuldades no entanto ha quem diga que o principal apelo da honda cb750 e o ronco produzido pelas quatro saidas de escape [youtube id= 3ofjgsjm_u4 width= 620 height= 350 ] cb750 no reino unido no brasil e bem mais facil encontrar videos com o ronco da cb750 f com escape 4x1 o ronco e diferente mas tambem e muito bonito [youtube id= p0ndtftrpgo width= 620 height= 350 ] por outro lado e quase um crime reduzir a importancia da cb750 a seu ronco musical afinal ela e conhecida pelos entusiastas do motociclismo como a moto do seculo e ha algumas boas razoes para isto para começar ela foi a primeira das motos japonesas de maior cilindrada a ficar realmente popular antes dela havia as harley davidson e indian nos eua e marcas extremamente populares na europa como triumph norton mv agusta e bmw a ideia era criar uma moto para competir em nivel global primeiro vencendo nas pistas para depois cair no gosto do publico os estados unidos eram um dos alvos principais na ofensiva e era preciso ter estilo potencia boa ciclistica e talvez o mais importante a confiabilidade pela qual as motos da honda eram conhecidas alem e claro de diversas inovaçoes o proprio motor de quatro cilindros por exemplo era uma delas a configuraçao ainda nao era muito comum e a propria honda tinha no dois cilindros de 444 cm³ e 43 cv da cb450 seu maior motor que ainda nao era suficiente para vencer corridas contra as harley e triumph ele ainda tinha diversas caracteristicas unicas como a arvore de transmissao o acionamento do comando de valvulas que eram ligados ao centro do virabrequim e nao a suas extremidades evitando que o motor fosse excessivamente largo; o proprio virabrequim que era forjado; e o sistema de lubrificaçao por carter seco mais eficiente e seguro pois eliminava o reservatorio perto do chao alem disso o visual da moto era matador o tanque arredondado e mais estreito que o motor tornava a posiçao de pilotagem mais confortavel e deixava seu estilo mais imponente e bem proporcionado os cromados nao sobravam e nem faltavam e os quatro canos de escape eram o toque final todas estas caracteristicas ja estavam presentes nos quatro primeiros prototipos feitos pela honda estas quatro motos foram fabricadas de forma artesanal para serem exibidas quase simultaneamente em quatro locais diferentes a pista de testes da honda no japao; nurburgring na alemanha; o circuito de la sarthe na frança e o salao de brighton na inglaterra destas quatro apenas duas tem seu paredeiro conhecido a moto dourada que aparece em algumas destas fotos e a que foi apresentada na inglaterra e por isto e conhecida como brighton bike ela foi leiloada no dia 4 de março de 2018 pela h and h auctions arrecadando £ 157 500 cerca de r$ 708 000 em conversao direta sendo que a estimativa era de no maximo £ 40 000 r$ 180 000 ela estava na mesma coleçao desde 1982 e eu proprietario antes disto havia comprado a moto das maos da propria honda logo apos a apresentaçao em brighton sobre a moto azul nao se sabe muito mas ela tambem foi encontrada recentemente em 2014 quando um entusiasta de motocicletas chamado vic world a encontrou comprou e vendeu sem restauraçao por us$ 148 100 cerca de r$ 480 000 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] em ambas as motos e possivel notar diferenças em relaçao as motos produzidas em serie poucos meses depois para começar o bloco do motor foi feito de ferro fundido por molde em areia sandcasting olhando com atençao pode se notar o acabamento mais rustico da superficie do metal na versao de produçao o bloco do motor passou a ser feito pelo metodo de fundiçao injetada die casting em um molde de metal o acabamento e mais liso e regular e a peça tambem e mais resistente o mesmo vale para o cabeçote e para a tampa de valvulas alem disso o carburador dos prototipos tinha corpo de borboleta de 26 mm enquanto a moto que chegou as loja tinha carburador com corpo de borboleta de 28 mm nos prototipos o virabrequim era feito a mao usinado a partir de um billet de aço; enquanto na versao produzida em serie o virabrequim era forjado alem disso havia as diferenças esteticas como o formato das setas dianteiras que eram ligeiramente mais longas nos prototipos sao detalhes que podem passar despercebidos pelos observadores casuais mas sao imediatamente reconhecidos pelos fas a honda cb750 original foi um hit instantaneo e nao demorou para ser conhecida como universal japanese motorcycle ou simplesmente ujm denotando seu status de pioneira nos anos seguintes outras fabricantes japonesas como a suzuki e a yamaha começaram a produzir motos com motor de quatro cilindros arrefecido a ar montado na transversal a cb750 original com comando simples no cabeçote foi fabricada de 1969 a 1978 naquele ano começou a ser produzido o motor com comando duplo no cabeçote dohc 77 cv a 9 000 rpm e 6 7 mkgf de torque a 7 000 rpm mas ha quem diga que a versao de comando simples e a melhor por ter mais torque em baixas rotaçoes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.