FlatOut!
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Zero a 300

Novidades da BYD | Koenisegg vai tentar 530 km/h | O fim do Clubman e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!

 

As novidades da BYD

A BYD, a marca chinesa que pede em letreiros enormes em seus carros para construirmos nossos sonhos, desde que em inglês, está realmente em boa fase no Brasil, principalmente com seu elétrico “barato”, o Dolphin. Agora parece que irá mais adiante.

A marca deve lançar aqui no Brasil mais um carro, ainda mais barto que o Dolphin: é o BYD Dolphin Mini, que, segundo reporta o site Motor 1, custará R$ 99.800. O site ouviu os concessionários da marca para conseguir este valor de venda.

Dolphin Mini medirá 3780 mm m de comprimento em um entre-eixos de 2500 mm; com bateria de capacidade de 30 kWh deve rodar até 300 km; uma versão mais cara com bateria de 38,8 kWh na segunda promete 400 km, ambos em ciclo chinês. Vem com um motor elétrico de 75 cv e 14,9 mkgf, e chega a 130 km/h. De máxima.

BYD YangWang U7

Enquanto isso, na China, do outro lado do espectro, as principais especificações do supersedã elétrico BYD YangWang U7 surgiram online. detalhes partilhados online pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China revelaram que o carro chegará ao mercado com quatro motores elétricos combinados para produzir… rufem os tambores… 1.287 cv.

Isso mesmo: mais que dois BMW M5, mais que dois Audi RS6 Performance, mais que o Tesla Model S Plaid. São quatro motores, um por roda, e uma bateria LFP de 135,5 kWh. No ciclo chinês, são até 800 km de autonomia. O coeficiente de arrasto aerodinâmico é reputado como sendo um incrível 0.195 Cd. Não há imagens do interior, nem detalhes de preço ainda. Mas parece que no mundo eletrificado, a China estará na frente. (MAO)

 

Koenisegg tentará chegar a 531 km/h com carro “de rua”

Em 2020, Christian Von Koenigsegg disse que a velocidade máxima do seu hipercarro Jesko Absolut seria de 531 km/h. Não, não estava sob efeito da vodca homônima. Você ouviu corretamente, 531 km/h.

Isso o tornaria o Jesko Smirnoff Absolut o carro de produção mais rápido do planeta, superando o Bugatti Chiron Super Sport 300+ e o Hennessey Venom F5. Mas estes títulos nunca vem com cálculos matemáticos: é preciso prová-los no mundo real. O que nesse caso, parece um problemão: onde raios se faz isso?

Mas o careca mais batuta do mundo do automóvel não se abala, e está na procura. Disse: “Espero que possamos alcançar o recorde já este ano. Atualmente estamos procurando um trecho reto que seja longo o suficiente e onde o trânsito possa ser interrompido, e não é totalmente fácil. Provavelmente não será na Suécia, mas no exterior.”

Koenigsegg estabeleceu anteriormente o recorde de carro de produção mais rápido do mundo em 2017, usando um Agera RS, com uma velocidade média de 447 km/h, em um trecho fechado de uma via pública no meio do deserto de Nevada.

O Jesko Balalaika Absolut foi projetado especificamente para velocidade em linha reta. Ele usa um V8 biturbo de 1.500 cv, e aerodinâmica especialmente projetada que reduz o arrasto e melhora a estabilidade nessas velocidades absurdas. Segundo Koenisegg, o coeficiente de arrasto é de apenas 0,278, e com área frontal mínima. Conseguirá ele superar 500 km/h? Parece que vamos descobrir ainda este ano. (MAO)

 

Mini Clubman não é mais produzido

Vamos dar aquele aceno de adeus para mais uma perua que parte para o grande ferro velho do além: o Mini Clubman. Fui olhar agora e para meu espanto a perua do Mini-BMW estreou em 2007, e, portanto, morre aos 17 anos de idade. Como o tempo passa rápido quando não estamos prestando atenção…

O fato é que este Mini grandão perua era uma versão interessante, se você gosta do Mini na versão alemã bombada. Tanto que, segundo a BMW, não sai de cena por falta de procura: é para dar espaço para “renovar sua linha para um futuro eletrificado”.

O último exemplar saiu da linha de montagem na fábrica em Oxford, no Reino Unido. A empresa tinha apresentado o Clubman Final Edition em abril do ano passado, antes de anunciar em setembro que não tinha planos de lançar um carro de próxima geração. O SUV MINI, chamado Countryman, é seu efetivo substituto.

No ano passado, a empresa vendeu o dobro de Countryman do que Clubmans, facilitando a decisão de qual manter na linha. A empresa diz que “o moderno Mini Clubman chegou em 2007 como sucessor do original de 1969, em produção até o início dos anos 1980”, mas não há nada em comum entre os dois. Nem a empresa que o fabrica.

Mas é por isso que a produção do Clubman Final Edition foi limitada a 1969 exemplares. Fora detalhes de acabamento, era o mesmo carro normal, com o motor 2 litros turbo de 186 cv. A Mini vendeu mais de 1,1 milhão de Clubmans desde 2007, o que parece ótimo, mas provavelmente, não é. RIP. (MAO)

 

Incrível Porsche 356A Speedster da Emory à venda

A Emory americana é famosa por seus Porsche 356 Restomod; o sabor antigo deles é realmente delicioso, mas o que a diferencia de verdade é sua gama de motores baseados no seis contraposto arrefecido à ar do 911 clássico: para o 356, a Emory criou uma versão de quatro cilindros dele!

E é um desses motores com comando no cabeçote que equipa este sensacional Speedster 356A de 1958. É um magnífico flat-four aspirado de 2,6 litros quatro borboletas individuais de injeção, que dá nada menos que 260 cv. O motor está acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas.

A Emory comprou o carro em 2021 e, ao longo de dois anos, trabalhou incansavelmente para transformá-lo na criação espetacular que você vê diante de você. A carroceria original do 356A foi reduzida ao metal antes que a empresa alterasse o formato de alguns dos painéis, incluindo a parte frontal. Em seguida, foi pintado em um lindo tom de azul metálico, interior marrom, e capota preta. O restauro e as modificações sutis ficaram sensacionais.

As rodas parecem de aço originais; na verdade são rodas de alumínio usinadas a partir de um bloco sólido, com 16 polegadas de diâmetro. Os freios agora são discos ventilados nas quatro rodas. Um sensacional carro antido, com o volume aumentado para 11 apenas.

O carro está a venda no Bring a Trailer americano, com apenas 700 milhas rodadas, o equivalente a 1126 km.  O preço? Exato meio milhão de dólares, ou o equivalente a R$ 2.480.000. (MAO)