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Car Culture

Os Audi “americanos” que mudaram a história da marca nas pistas

Esportivos de tração integral hoje são lugar-comum — especialmente nos supercarros. Afinal, não é tão simples fazer um carro de 600 cv e entregá-lo a um motorista comum quando se tem apenas tração nas rodas traseiras. O Mustang nem tem isso e veja só o que aconteceu... virou meme. Mas houve uma época em que tração integral era coisa de utilitário off-roader ou carro de rali — que também é um "off-roader", na prática. O uso de tração integral no asfalto era algo que não parecia fazer sentido. Ao menos não até o surgimento do Audi 200 Quattro em 1988. Na época a Audi queria melhorar sua imagem nos EUA e conquistar mais espaço no mercado americano que, àquela altura anos 1980, estava em ascensão. O desempenho matador do Quattro nos ralis poderia ser uma boa forma de alavancar as vendas... se os americanos acompanhassem os ralis europeus. Para piorar, na metade dos anos 1980 a Audi estava envolvida em um escândalo de aceleração não-intencional. Entre 1983 e 1987, as vend