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BMW Série cupê tem fotos vazadas antes da hora
A BMW vai lançar o novo cupê da Série 2 na próxima quinta-feira (8), mas – surpresa – as primeiras fotos do carro acabam de vazar na Internet. As fotos não têm a melhor qualidade do mundo (praticamente o oposto, na verdade), mas já dá para ter uma boa noção das linhas do carro.
O que se vê não surpreende tanto. O visual da dianteira, por exemplo, já estava bem adiantado mesmo nas fotos oficiais com camuflagem: uma grade de tamanho (bem) mais contido que o Série 4 e faróis em posição mais elevada, com contorno praticamente triangular e uma extensão alongada em direção à grade. O carro, ao que parece, é o M240i, versão imediatamente abaixo do futuro M2 – o que explica o para-choque de desenho agressivo e as enormes entradas nas extremidades, também com formato triangular.
Outras duas fotos mostram a traseira do carro, que recebeu lanternas pequenas bem afastadas entre si – bem afastadas mesmo. Elas são instaladas em uma posição mais baixa, e o resultado não é exatamente harmônico – há uma boa sobra de lata acima delas, como uma grande “testa”, e também sobrou bastante espaço para a placa. Talvez espaço demais.
Embora não tenham sido divulgadas fotos laterais, é possível perceber que ao menos a silhueta tradicional do Série 2 foi conservada, com capô longo, porção central arredondada e um terceiro volume bem pronunciado.
Se querem nossa opinião sincera: não ficamos muito animados com o estilo do carro. Torcemos para que outros ângulos e fotos com qualidade decente nos ajudem a digerir melhor, mas parece que a BMW continua apostando no visual controverso para seus carros novos. Assim, prevemos outra rodada de declarações dos projetistas defendendo o desenho do novo Série 2 ao longo dos próximos meses, exatamente como aconteceu com o Série 4.
Ao menos a BMW cumpre a promessa de não usar uma única identidade visual ao longo de toda a sua linha, dando a cada linha de modelos seu próprio estilo.
Pelo que se sabe, o M240i terá um seis-em-linha turbo de três litros exatamente igual ao do M440i, com a mesma potência de 374 cv, e um sistema de tração integral que, de acordo com a BMW, priorizará fortemente o eixo traseiro.
Peugeot revela seu novo Hypercar para as 24 Horas de Le Mans
Mas vamos falar de coisas bonitas: o novo Hypercar da Peugeot para as 24 Horas de Le Mans foi revelado nesta semana – o Peugeot 9X8, que é o sucessor tanto do Peugeot 905, clássico do Grupo C que venceu a edição de 1992 da corrida; e do 908, que foi o campeão de 2011 da International Le Mans Cup e terminou a corrida em La Sarthe naquele ano em segundo, terceiro e quarto lugares.
E, se o grande barato da categoria Hypercars é dar origem a protótipos que se parecem mais com carros de rua – já que os especiais de homologação, infelizmente, não são mais obrigatórios –, a Peugeot fez a lição de casa direitinho. O 9X8 parece mais um hipercarro de rua do que com um protótipo, com formas mais retilíneas, faróis e lanternas que seguem a identidade visual dos modelos encontrados nas concessionárias… e a chocante ausência completa de uma asa traseira.
Não tem como não falar disso logo de cara porque, nos últimos anos, a asa traseira com uma “barbatana” longitudinal foi o elemento mais característico dos protótipos Le Mans – e também um dos que menos agradavam, esteticamente. A Peugeot diz que encontrou um jeito de se livrar da asa traseira mas, segundo o diretor da divisão de automobilismo da fabricante, Jean-Marc Finot, ninguém vai saber como. “Nós alcançamos um nível de eficiência aerodinâmica que nos permitiu eliminar [a asa traseira]. Mas não nos pergunte o que a gente fez: nossa intenção é manter isso em segredo até onde pudermos!”
Está certo. Mas outros elementos do carro não são secretos: no interior, por exemplo, a Peugeot diz que tentou replicar da melhor forma possível o i-Cockpit usado pelos modelos de rua, tomando um caminho diferente do que se fez até agora – painéis 100% funcionais e nenhuma preocupação com o estilo. Só torcemos para que esse banco das imagens seja trocado por algo mais convencional, ou os pilotos vão sofrer bastante…
Já o powertrain é composto por um V6 biturbo de 2,6 litros e 680 cv, montado em porção central-traseira; mais um motor elétrico de 271 cv na dianteira e uma caixa sequencial de sete marchas.
O Peugeot 9X8 começará a competir em 2022 no WEC, que inclui as 24 Horas de Le Mans. Vai ser bonito de ver.
Lamborghini Aventador pode ganhar versão de despedida com 780 cv
Não parece, mas já faz dez anos que o Lamborghini Aventador está por aí – o que significa que a hora de nos despedirmos do último Lamborghini com motor V12 aspirado “puro” está próxima (o próximo flagship da Lamborghini, ao que tudo indica, adotará tecnologia híbrida).
A Lamborghini divulgou na última sexta-feira (2) um teaser que passou quase despercebido: uma imagem com a silhueta de dois Aventador, um atrás do outro, com apenas os faróis aparecendo. A legenda diz que “leva tempo para se tornar atemporal”, e avisa para guardarmos a data de 7 de julho – amanhã, às 7h da manhã no horário de Brasília (ao meio-dia na Europa).
Embora não haja confirmação oficial, suspeita-se que a Lamborghini vá apresentar a última variante do Aventador antes de aposentá-lo. Rumores falam em uma versão de pelo menos 780 cv do V12 de 6,5 litros – fazendo dele o Aventador mais potente de todos. Dentro da Lamborghini, só o Sián é mais potente: com conjunto híbrido, ele dispõe de 819 cv.
Renault 5 elétrico da Alpine terá pelo menos 217 cv
O novo Renault 5, que será um hatchback elétrico, terá uma versão esportiva Alpine – confirmação que veio da própria Renault. Agora, mais detalhes sobre o carro aparecem, e os britânicos da Autocar dizem que ele terá pelo menos 217 cv.
O lançamento está previsto para algum momento entre 2023 e 2024, apenas na Europa. Parece uma realidade distante, mas é no mínimo interessante ver que a Renault vai trazer de volta uma parceria clássica – o Renault 5 Alpine original, embora não seja idolatrado como o Renault 5 Turbo, é um carro adorado pelos fãs de hot hatches e pocket rockets em geral.
Segundo os rumores mais recentes, o Renault 5 normal mais forte terá cerca de 135 cv, o que deixa a versão Alpine consideravelmente acima em termos de potência.
Da nossa parte, só podemos lembrar da nossa pegadinha de 1º de Abril sobre o Renault Sandero Alpine. Se o Renault 5 Alpine fizer sucesso na Europa, bem que os franceses poderiam aproveitar para trazer a linha Alpine para o Brasil, também.
Novitec N-Largo: que tal uma Ferrari F8 Tributo widebody?
A Ferrari não gosta muito quando os donos de seus carros fazem modificações por conta própria, mas não se incomoda quando as mudanças vêm de preparadoras. E uma dessas preparadoras é a Novitec, que acaba de apresentar sua F8 Tributo modificada.
Batizada Novitec N-Largo, ela justifica seu nome com um kit widebody que deixa o carro bem diferente. A dianteira é totalmente nova, e elimina as entradas de ar acima dos faróis – que deixam a F8 original muito parecida com a 458 Italia. Os para-lamas dianteiros ganharam saídas de escoamento na parte superior, e a traseira recebeu para-lamas mais largos com entradas de ar maiores. O para-choque traseiro também é novo, e as saias laterais receberam extensões para garantir um visual mais harmônico na região. Todas as peças novas são feitas de fibra de carbono, claro, e a F8 Tributo da Novitec ficou 7 cm mais larga na dianteira e 13 cm mais larga na traseira.
Para ocupar melhor as novas caixas de roda, as rodas originais foram trocadas por um jogo da Vossen, com rodas de 21 polegadas na dianteira e 22 polegadas na traseira, calçamdo pneus 255 e 332, respectivamente. Além disso, a suspensão recebeu novas molas para reduzir a altura do carro em 35 mm. Os amortecedores ativos não foram alterados.
A Novitec também mexeu na ECU do motor V8 biturbo de 3,9 litros, que passou de 720 cv para 818 cv – ficou mais potente que o V12 da 812 Superfast. A preparadora diz que a N-Largo vai de zero a 100 km/h em 2,6 segundos – 0,3s mais rápido que a F8 Tributo original.
Serão vendidos apenas 15 unidades da Novitec N-Largo – afinal, quem quer uma Ferrari modificada está atrás de exclusividade, não é?