Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
O primeiro de todos os Mustang hardtop está a venda
O Mustang fez fama como um muscle/pony car com motor V8 e carroceria fastback, mas ele veio ao mundo de uma forma bem diferente. O primeiro exemplar foi um conversível, vendido a uma professora, e o segundo, com chassi 00002, foi um hardtop com motor seis-em-linha e câmbio manual de quatro marchas. É este o exemplar que será leiloado pela Mecum Auctions no próximo mês.
O modelo foi um dos 180 exemplares de pré-produção, fabricados antes mesmo do lançamento do carro em 1965. O carro foi enviado a Vancouver, no Canadá, mas em maio de 1965 acabou indo parar no Yukon, o território canadense que faz fronteira com o Alasca. Desde então ele passou por 12 proprietários antes de chegar a Bob Fria, que mantém o carro desde 1997.
Nas mãos de Fria o Mustang passou por uma restauração completa que o devolveu à sua forma original, deixando-o exatamente como era em 1964, ao sair da fábrica. O modelo agora será leiloado e deve chegar à casa do milhão de dólares, considerando que o modelo 00001 foi recomprado pela Ford para exibição em seu museu e tem um valor estimado semelhante.
BMW Série 5 chega ao Brasil por R$ 315.000
A nova geração do BMW Série 5 foi lançada oficialmente há pouco mais de um mês, e já tem data para chegar ao Brasil. O modelo começa a ser vendido em maio, partindo de R$ 315.000.
Esse será o preço do modelo de entrada, 530i M Sport, equipado com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, 252 cv e 35,6 mkgf, capaz de levar ao sedã aos 100 km/h em 6,2 segundos e seguir até os 250 km/h. Por esse preço a lista de equipamentos inclui faróis de LED, sistema multimídia, assistente de estacionamento, ar-condicionado de duas zonas e rodas de liga-leve de 18 polegadas.
A outra versão oferecida no Brasil será a 540i M Sport, de R$ 400.000 (ou R$ 399.950 se você preferir o preço exato da tabela. Nesta o motor é o 3.0 seis-em-linha biturbo de 340 cv e 45,8 mkgf, que empurra o Série 5 G60 aos 100 km/h em 5,1 segundos e também o leva até os 250 km/h. Por esse preço o carro leva, além dos equipamentos do 530i, rodas de 19 polegadas, faróis adaptativos de LED, sistema de condução semi-autônoma, sistema de áudio da Harman Kardon, sistema de visão noturna, ar-condicionado de quatro zonas e sistema de sucção das portas.
Ambos usam limitadores eletrônicos de velocidade máxima, e são equipados com o câmbio automático de oito marchas já usado em outros modelos da marca. Eles também são equipados com o pacote esportivo M Sport, como seu nome sugere. As vendas começam apenas em maio, mas já é possível reservar o modelo mediante depósito de sinal de pagamento.
Honda revela ronco do Civic Type R
No início do mês o mundo finalmente conheceu a versão de produção do novo Civic Type R, depois de uma série de protótipos e conceitos apresentados ao longo dos últimos dois anos. Faltava só ouvir o motor 2.0 turbo em ação. Faltava.
Enquanto o carro não chega às lojas da Europa e dos EUA, a Honda divulgou um pequeno teaser do carro, mostrando seus destaques em flashes rápidos — os geradores de vórtice no teto, as tomadas de ar e para-choque dianteiros, os bancos concha vermelhos, o câmbio de seis marchas, a tela da central multimídia, o splitter frontal e a saída tripla de escape. No final, ela assina o lançamento do carro com a arrancada do modelo, ecoando o ronco do quatro-cilindros — uma música que os fãs dos Honda preparados irão reconhecer de imediato.
Segundo a Honda o ronco encorpado e ronronante em baixa rotação é auxiliado pela saída central, mais estreita. À medida em que as rotações sobem, a saída menor começa a produzir pressão negativa, o que ajuda a reduzir a invasão do ronco na cabine.
O Civic Type R será fabricado no Reino Unido e será vendido somente na Europa, Japão e EUA.
Mazda patenteou novo motor Wankel
Você deve lembrar que nos últimos dois anos a Mazda deu a entender que está fazendo um novo motor Wankel em diversas ocasiões. Desta vez, topamos com mais um indício de que seus engenheiros estão realmente empenhados em colocar os motores rotativos de volta às ruas.
A fabricante japonesa patenteou mais um motor rotativo, mas ele não será empregado da forma que você imagina. Em vez de impulsionar algum modelo batizado RX-algumacoisa, ele servirá como um gerador de energia onboard. A ideia não é nova: a Mazda já usou um motor rotativo como gerador no Mazda 5 elétrico, e também no Mazda 2 RE — dois conceitos elétricos com o um motor a gasolina para gerar energia e aumentar a autonomia.
Segundo o site Autoblog, que encontrou as patentes, a Mazda ainda está estudando uma forma de viabilizar esse layout híbrido formado por motores elétricos e um gerador Wankel, que poderá ser usado em modelos compactos. A Mazda já havia afirmado em outras ocasiões que pretende lançar seus modelos híbridos plug-in a partir de 2021. Resta saber se eles trarão de volta os rotativos.
Ex-apresentadores do Top Gear USA terão outro programa
Enquanto Top Gear USA convocou três novos apresentadores para seu retorno à TV americana, os três ex-apresentadores do programa, Rutledge Wood, Adam Ferrara e Tanner Foust, estão prontos para apresentar um novo programa.
Ainda não há muitos detalhes sobre este novo programa; apenas as poucas informações que Rutledge Wood publicou em seu perfil no Instagram. O apresentador divulgou uma foto do trio com a legenda “Tive os melhores dias da minha vida no TopGear on History com Adam Ferrar e Tanner Foust. Obrigado aos fãs. Mal posso esperar para mostrar no que estamos trabalhando.”
Apesar das poucas informações, o Jalopnik apurou que eles estão desenvolvendo um novo programa que consiste basicamente em aventuras sobre rodas através dos EUA — algo que soa como Top Gear sem avaliações e voltas rápidas do Stig. Ainda segundo a fonte do Jalopnik, os produtores do novo programa são os mesmos de “True Detective e Mr. Robot”.