prepare os seus punta taccos e o espirito kanjo racer pois finalmente ele esta entre nos em nosso post de lançamento voce descobriu o preço r$ 119 900 os equipamentos de serie as cores disponiveis e as principais diferenças do novo civic si coupe para o seu antecessor o civic si seda fabricado no brasil entre 2007 e 2011 nos tivemos a saborosa oportunidade de acelerar o esportivo agora importado do canada no desafiador e apertado autodromo da capuava em indaiatuba sp a hora da verdade chegou como que este cupe invocado se comporta na pista e como ele fica em relaçao ao seu grande rival o vw golf gti mais agressivo de corpo mais sociavel de espirito apenas a silhueta de cupe ja da um espirito completamente diferente ao civic mas o si vai algo alem na personalidade esportiva adotando para choques completamente diferentes com enormes entradas de ar na dianteira e difusor decorativo na traseira saias embutidas aerofolio traseiro ponteira de escape diferenciada e rodas exclusivas aro 18 calçadas com pneus continental contisportcontact5 225/40 r18 10 mm mais largos que o si seda nos nao temos a menor duvida este e aquele carro show stopper que voce sempre dara uma olhadinha para tras depois de sair dele apesar disso o arranjo de design ficou coeso fluido e sem exageros por fora o unico ponto no qual ele exclama com mais força e o aerofolio traseiro substancialmente maior do que o do seu antecessor ficando a meio caminho dos nervosos type r mas ele e um sujeito grandalhao embora nao pareça o novo civic si coupe e 32 kg mais pesado total 1 359 kg e 61 mm mais longo que o seu antecessor por outro lado tem entre eixos 80 mm menor resultando numa reduçao de inercia polar o que se traduz em um carro que muda de direçao com mais agilidade em trechos sinuosos para isso tambem ajuda a carroceria 35 mm mais baixa ao abrir a longa porta da cabine a primeira coisa que chama a atençao sao os bancos com gorduchos apoios laterais como veremos no video on board bastante uteis na hora de mandar brasa na pista e forraçao em tecido preto e vermelho independentemente da cor da carroceria o banco traseiro e quase decorativo o espaço la atras e comparavel ao mini cooper o que significa que voce pode ate levar dois adultos de 1 70 m a bordo mas com bastante aperto da pra dar uma carona na cidade contudo o si traz a mesma carcaça de painel do seda mas incorpora apliques com imitaçao de fibra de carbono pedais de aluminio com cravos de borracha volante compacto forrado de couro perfurado com costuras vermelhas e clusters de instrumentos exclusivos na cor vermelha e com seis shift lights sequenciais ao lado do velocimetro digital que acendem entre 5 000 e 7 500 rpm neste mesmo instrumento ha uma luz de aviso de quando o vtec kicked in yo neste caso a 5 000 rpm os shift lights sequenciais sao importantes porque o motor enche rapido e temos este cara ai embaixo cambio manual de seis marchas o trambulador bem como a embreagem sao precisos e possuem peso na dose exata resultando em intimidade instantanea sob o capo este honda traz o pequeno gigante k24 com 2 4 litros aspirado bloco e cabeçote de aluminio duplo comando roletado variavel coletor de escape embutido no cabeçote e taxa de compressao de 11 1 agora o si gera 206 cv a 7 000 rpm e 23 9 mkgf a 4 400 rpm a maior diferença em relaçao ao 2 0 antigo esta no torque que antes era de 18 9 mkgf a 6 100 rpm a potencia era de 192 cv a 7 800 rpm seu comportamento ficou mais linear sociavel e versatil ate mesmo para acelerar em autodromo como veremos na parte seguinte esta filosofia tambem se aplica ao ajuste de suspensao o antigo k20 tinha diametro e curso simetricos de 86 mm ja este novo e um stroker com 87 mm de diametro e curso significativamente mais longo de 99 mm mas se voce pensa que o motor ficou aspero esta enganado nao so o conjunto esta extremamente bem balanceado como empregou bielas mais longas o que reduz o seu angulo de trabalho em relaçao ao virabrequim elas passaram de 139 mm para 152 mm pode acelerar com vontade ate o corte de giro de 7 500 rpm que o bicho vai liso e berra pura musica mecanica atingindo os 100 km/h em 7 6 s aumente o volume e aperte os cintos berrando bonito na pista hora de acelerar na capuava de cara ja digo se dependesse de mim pilotaria este carro o dia todo cupe esportivo motor aspirado girador cambio manual o que mais poderia querer na pratica infelizmente o contato foi curto no total pude dar apenas quatro voltas com um pace car a minha frente e mais duas totalmente desacompanhado por isso minha tocada acabou saindo um pouco quadrada mas foi o suficiente para explorar os limites dinamicos do novo civic si coupe [youtube id= 9opc91lswpq width= 620 height= 349 ] em relaçao ao antigo si seda muita coisa foi mantida a direçao de assistencia eletrica segue com a mesma veloz relaçao de 13 6 1 a suspensao traseira do tipo multi link e o diferencial de deslizamento limitado mecanico tipo torsen estao la e a experiencia a bordo continua muito intensa e envolvente mas o novo modelo esta mais maduro em algumas sutilezas alem de o motor apresentar uma curva de entrega de força bem mais linear para os romanticos esta noticia nao e boa mas o conjunto ficou assombrosamente mais forte em baixa a suspensao conhecida por bater seco e castigar bastante os ocupantes com sua carga quase de pista agora trabalha com mais suavidade ajudando a convivencia no uso diario apesar de ela conter muito bem a rolagem de carroceria e notavel que ha um pouco mais de movimentaçao em transiçoes dinamicas especialmente na dianteira para o brasil o honda adotou molas mais compridas elevando a carroceria em 15 mm possivelmente para evitar danos ao para choque dianteiro ja que os balanços agora ficaram mais compridos de acordo com a marca a carga resultante foi mantida e a diretriz foi de nao comprometer em nada a dirigibilidade do veiculo e uma diferença sutil mas nao ha como negar que 15 mm podem fazer diferença no centro de gravidade e nas curvas de cambagem do conjunto de suspensao os mais detalhistas vao perceber que ajuste de suspensao desta nova geraçao deixou sua reaçao entre o apontar e o atirar um pouco menos rapida ou seja ha aquele atimo entre o esterçar e a suspensao apoiar nos pneus em trechos sinuosos feitos no limite de aderencia lateral mas isso quer dizer que agora ele esta mais parecido com os seus rivais um pouco menos hardcore adotar molas na altura original do projeto talvez com mais carga e um tapinha de cambagem na dianteira para reduzir o ajuste sub esterçante de fabrica e um upgrade que recomendamos no caso de voce curtir explorar os limites do veiculo em autodromo de vez em quando mas fique tranquilo original ele ja oferece um tsunami de aderencia e nao deve nada ao mini cooper e ao golf gti como voce pode ver no video atacar curvas com o civic si segue um exercicio delicioso ele segue como um carro de atitude agressiva nas entradas de curva e que responde bem a uma tocada vigorosa a la drive hard or go home os controles de estabilidade e de traçao sao desligaveis nao pudemos pilotar o carro nestas condiçoes mas considerando a forma como estavamos forçando o carro o sistema foi pouco intrusivo quase nao intervindo o pedal de freio possui carga ideal para direçao esportiva esta perfeitamente posicionado para a execuçao do punta tacco nas reduçoes de marcha e esta 100% dimensionado para a relaçao de peso e potencia do honda os discos dianteiros possuem 300 mm e os traseiros 259 mm ou seja ha muita gordura para discos maiores caso o dono queira nosso contato na pista foi curto demais para entrarmos em qualquer cenario de possivel fading no fim deste curto test drive sai com a sensaçao de que o novo civic si coupe esta mais maduro como produto muito mais torcudo e com uma suspensao mais complacente ele esta mais adequado ao uso diario quem tem o antigo si seda sabe como um trecho urbano longo podia ser cansativo e incomodo por outro lado os mais romanticos podem dizer que ele esta um pouco menos aspero e cortante que o modelo antigo entre estas duas visoes interprete o como um diamante bruto caso voce queira deixa lo original ja sera um tremendo de um esportivo e se voce pensar em upgrades ou seja nao esta preocupado em perder a garantia de fabrica dai meu caro o ceu e o limite em conversa com um amigo apaixonado por civic fabio aro ex proprietario de um belo vti ek4 vimos que com o modulo hondata voce ja consegue elevar o corte de giro para um pouco mais de 8 000 rpm em foruns la fora os fuçadores descobriram que o grafico de potencia segue subindo ate 8 100 rpm apenas com um remapeamento de injeçao mantendo os mesmos comandos trocar molas pratos e travas e recomendavel combine isso a um sistema de admissao de ar de baixa restriçao pneus mais aderentes molas esportivas um tapinha de um grau negativo de cambagem na dianteira fluido de freio superdimensionado e pastilhas esportivas e voce tera um monstrinho sem que ele fique inconveniente no uso diario ele tera uma atitude mais ardida no turn in tomada de curva ficara mais neutro gerara mais aderencia lateral e por fim voltara a berrar pra la de 8 000 rpm o que e de arrepiar todos os pelos do corpo e se quiser perder o respeito de vez pesquise sobre o rendimento dos motores vtec turbinados e surreal se nao e comum falarmos tanto em upgrades em avaliaçoes de lançamentos e justamente porque sao poucos os carros que possuem uma cultura tao forte de mods quanto o civic si isso e uma das coisas que fez e continua fazendo a sua historia bottom line civic si x golf gti a briga esta de volta mini cooper s citroen ds3 vw fusca nosso mercado esta ficando com opçoes de nicho cada vez mais interessantes na faixa de entre r$ 80 e 120 mil mas vamos ser francos na hora do vamos ver a briga do civic si e com o golf gti e ponto final a maior prova disso esta nas discussoes que ja começaram por ai inclusive em nosso post de lançamento do modelo mecanicamente o gti encontra se em franca vantagem o 2 0 turbo ea888 rende mais potencia e mais torque e em rotaçoes bem mais baixas 220 cv @ 4 500 rpm e 35 7 mkgf @ 1 500 rpm contra 206 cv @ 7 000 rpm e 23 9 mkgf @ 4 400 rpm do civic si e isso combinado ao cambio de dupla embreagem do vw resulta em melhor aceleraçao 6 5 s no 0 a 100 km/h contra 7 6 s e devido ao melhor aproveitamento energetico do motor turbinado espere por consumo melhor o alemao pesa 1 317 kg e o japa 1 359 kg o fato de o civic nao vir com navegador por gps tambem e um grande pecado por outro lado ele traz teto solar eletrico de serie mas se voce quer um conselho deixe o jogo de super trunfo para os fanboys que comparam numeros como aquela turma que compara centimetros de musculos na academia na pratica o desempenho dos carros tanto originais quanto preparados e proximo demais uma minima diferença de braço ja separa o vencedor do perdedor algo que nao aparece neste jogo de fichas tecnicas e a experiencia que e justamente o grande barato da coisa e por isso que eu digo para nao levar a ferro e fogo os numeros pois estamos falando de um segmento que e tudo menos racional e que costumeiramente envolve modificaçoes nos veiculos e como querer escolher um superesportivo pelo tempo de volta em nurburgring ou uma mulher pelas suas medidas de busto cintura e quadril com cambio manual preciso como uma katana volante pequeno dinamica provocativa o bom e velho berro de um tremendo de um motor aspirado e claro uma carroceria de duas portas com uma belissima silhueta o civic si e substancialmente mais envolvente ele e o romantico que teima em manter uma essencia que esta em franca extinçao enquanto o gti vai por caminhos modernos tanto pelos recursos mecanicos quanto pela experiencia a bordo e comportamento dinamico o alemao e cirurgicamente preciso na mesma proporçao de uma pequena impessoalidade contudo nao se engane o golf e um tremendo de um esportivo emocionante e o consideramos como o grande lançamento de 2013 nossa unica critica neste duelo e o preço para se sustentar frente a maior modernidade do golf o novo civic si coupe tinha de custar r$ 10 mil a menos partindo assim da mesma base do gti de entrada para dar mais cor e substancia a este assunto acompanhe os on boards de ambos os carros pilotados por mim na capuava uma pena que o traçado estava diferente impossibilitando qualquer comparaçao empirica [youtube id= 9opc91lswpq width= 620 height= 349 ] [youtube id= ftl4vc7y2p0 width= 620 height= 349 ] a honda sabe que nao vendera muitas unidades do civic si coupe no brasil exatamente como foi o caso do si seda que vendeu pouco mais de 3 500 unidades ao longo dos seus cinco anos de historia a motivaçao para a sua importaçao e puro branding trazendo de volta o tempero esportivo da marca ao pais a unica certeza que temos e este baixo volume combinado ao que vimos na pista resultara na volta do mito e a briga com seu rival alemao rendera muitas briguinhas de internet e provocaçoes divertidas entre amigos por ai o que de certa forma nos lembra os bons e velhos tempos de charger r/t x maverick gt gol gt x escort xr3 e civic si seda x golf gti good ol times are back fotos extras ficha tecnica honda novo civic si coupe 2015 motor quatro cilindros em linha transversal bloco e cabeçote de aluminio 2 354 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel gasolina aspirado potencia 206 cv a 7 000 rpm corte de giro a 7 500 rpm torque 23 9 mkgf a 4 400 rpm transmissao manual de seis marchas traçao dianteira diferencial de deslizamento limitado do tipo torsen suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente e solidos atras 300 mm / 259 mm com abs e ebd pneus continental contisportcontact5 225/40 r18 dimensoes 4 55 m de comprimento 1 75 m de largura 141 m de altura e 2 62 m de entre eixos capacidade do porta malas 331 peso 1 359 kg itens de serie ar condicionado digital single zone controles de estabilidade e de traçao freios abs de 9ª geraçao com ebd e bas seis air bags sistema multimidia com tela de 7 sensivel ao toque camera de re teto solar eletrico controle de velocidade de cruzeiro piloto automatico preço r$ 119 900 outubro de 2014
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