FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novo Forester | O CLK GTR Roadster | O pijama Nissan e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Conheça o novo Subaru Forester

A gente adora os WRX em todas as suas permutações, e a imagem deste bravo fugitivo de provas do WRC é o que vem na nossa cabeça quando falamos em Subaru. Mas, na verdade, esse é apenas um detalhe, uma insignificância para a empresa. Carros como o pacato Forester são o que sempre sustentaram a empresa, desde o início, quando ninguém mais fazia peruas 4×4 com base em carros pequenos e baratos.

Agora, temos uma nova geração do importante Subaru Forester. Redesenhado, vem com estrutura mais rígida, maior área de carga e mais tecnologia.

O motor é o familiar 2,5 litros flat-four da Subaru, e no Forester ele produz 180 cv e 24,6 mkgf. A Subaru, que costumava ser uma marca que prezava baixo preço de venda, hoje não tem mais câmbio manual no carro básico: vem sempre com uma transmissão CVT automática.

Continua com seu esquema básico único que fez a marca famosa: boxer dianteiro pendurado para frente do eixo, e tração nas quatro rodas permanente. Este, foi revisado para uma resposta mais rápida e vetorização ativa de torque nas rodas traseiras. Como o antigo Forester (e os atuais Crosstrek e Outback), o modo de calibração X-Mode ajuda a melhorar o desempenho off-road.

O desenho externo e interno é todo novo, assim como o monobloco, 10% mais rígido que o do carro anterior. Mantém o mesmo entre-eixos do modelo anterior (2670 mm), e tem a mesma altura total, mas é um pouco mais comprido aos 4655 mm. O peso não foi revelado, mas o carro anterior pesa 1600 kg; não deve fugir muito disso.

Por dentro, domina o painel uma enorme tela de infotainment com orientação vertical e 11,6 polegadas, como a de Teslas e de picapes grandes; Atrás do volante, o painel é analógico, porém. O Forester 2025 também tem a área de carga mais espaçosa já vista no modelo em toda sua história; existem também pontos de montagem para uma variedade de acessórios, incluindo uma plataforma de carga que divide a área de bagagem em duas, e os modelos equipados com porta traseira elétrica agora recebem um sensor de proximidade.

Todo Forester virá de fábrica com uma versão atualizada do conjunto Subaru EyeSight de tecnologia de segurança ativa. Além das câmeras estéreo existentes, há uma nova monocâmera grande angular no alto do para-brisa para fornecer informações mais detalhadas ao sistema, melhorando a detecção de pedestres e ciclistas, bem como monitorando o tráfego cruzado com mais precisão.

O novo Subaru Forester chegará às concessionárias americanas no meio do ano que vem, e os preços ainda não foram revelados. (MAO)

 

Raríssimo Mercedes-Benz CLK GTR roadster vai à leilão

Gosta do sensacional Mercedes-Benz CLK GTR, um carro de corrida vendido em versão de rua para homologação, mas dois amigos seus já tem exemplares dele, e, portanto, o carro é comum demais para causar impacto em seu círculo social? Tem problema de claustrofobia, e não suporta nem olhar a cabine apertada do carro? Porsche 911 conversível é coisa que você dá de presente para sua filha quando entra na faculdade? Não se aflija, caro milionário confuso: um carro perfeito par você acabou de ser colocado à venda.

É um dos seis CLK GTR Roadsters construídos. A Mercedes fez apenas 28 CLK GTR no fim dos anos 1990, apenas para atender o requisito de 25 carros de rua para homologá-lo para competição. Os seis roadsters foram apenas um floreio magnífico no final. O carro está sendo leiloado hoje em Las Vegas, pela RM Sothby’s.

Este é o terceiro roadster construído, e é para todos os efeitos zero km:  o número de chassi é 000034 e tem hoje 160 km rodados. Ele foi importado para os EUA no início de 2010 e registrado em Wisconsin em 2011, quando tinha apenas 24 km rodados. Ele mudou de proprietário novamente em 2013, mostrando 67 km, e posteriormente foi vendido novamente para um revendedor na Carolina do Norte. Em 2015 foi para um colecionador baseado no Reino Unido. E agora, está em Las Vegas.

O carro vem inclusive com um conjunto de malas sob medida, o que faz uma pena imaginar que nunca foi dirigido de verdade, o berro de seu V12 de 6,9 litros e 622 cv efetivamente calado por 20 anos. Tomara que o próximo dono mude isso, embora seja pouco provável; a realidade deste tipo de carro está mais para a de samambaia: puramente decorativo. Mas é também um investimento, e investimento não se dirige por aí.

A RM Sotheby’s estima que este Mercedes-Benz CLK GTR Roadster 2002 será vendido por algo entre US$ 10 milhões e US$ 13 milhões. (MAO)

 

Mitsuoka transforma Honda Civic em Dodge Challenger

Por essa, a gente definitivamente não esperava. A Mitsuoka, famosa reestilizadora piradona do Japão, mostrou um carro realmente diferente esta semana. Bem enquanto os últimos dos Dodge Challenger estão sendo feitos nos EUA, a empresa lança uma “réplica” dele baseada no… Honda Civic! Nem a Stellantis conseguiria imaginar uma transformação intermarcas tão maluca.

Este é o Mitsuoka M55. É um conceito construído pela empresa japonesa para comemorar o seu 55º aniversário. Basicamente, um Honda Civic moderno fantasiado de Dodge Challenger; algo que só de falar já provoca risadas. Não há detalhes técnicos disponíveis, mas parece claro que é tão somente isso: nenhuma mudança técnica envolvida além dos painéis de carroceria diferentes.

A empresa diz que o conceito comemorativo inspira-se nos anos 70, e nos muscle cars, que coincidem com a criação da Mitsuoka em 1968. A transformação representou um desafio único devido ao estilo de carroceria hatchback de 5 portas do carro doador, que certamente não é ideal para criar uma réplica do Dodge Challenger. Mas até que não ficou horrível; melhor que todos os Mitsuokas que consigo me lembrar, na verdade.

Não há previsão de produção deste Civichallenger, porém. A Mitsuoka construiu apenas um protótipo, que será exibido em duas concessionárias diferentes de Tóquio em dezembro e janeiro. (MAO)

 

Conheça o pijama da Nismo. Sério.

Se você achou esse Mitsuoka Civichallenger uma notícia maluca, olha só essa aqui: a Nismo, divisão de alta performance da Nissan, lançou uma nova linha de pijamas. Sim, pijamas. Sério!

Talvez o único propósito disso seja a gente dizer: “se você sempre sonhou com um Nissan, pode fazer isso agora em um pijama Nismo”. O que é no mínimo deprimente; um sábio já disse que se é para sonhar, deve-se sonhar grande. Se você sonha com um Kicks, parabéns: sabe gerenciar suas expectativas na vida. Mas claramente não tem poesia em seu coração.

Enfim… A notícia aqui é que o fabricante japonês faz parceria com a marca premium de moda streetwear Daniel Patrick para criar uma linha de pijamas inspirada na divisão Nismo. A “Fast Asleep capsule collection” permite que você mostre seu entusiasmo pelos GT-Rs, Zs ou qualquer outro modelo da empresa que você adora, mesmo na cama. Dormindo. Quer dizer que esses carros dão sono? Não, pera…

O conjunto de pijama custa US$ 250 (R$ 1.215) nos EUA, e um roupão no mesmo tema custa US$ 175 (R$ 850). Ambas as ofertas têm uma tiragem limitada de apenas 50 unidades, ou seja: poucas pessoas vão dormir inspiradas pela Nismo. Um cínico diria que a linha atual da marca aqui no Brasil já dá mais sono que qualquer pijama, mas a gente nunca faria isso; é maldade. As peças já estão disponíveis no site de Daniel Patrick. (MAO)