o salao de detroit começou ontem e a ford entrou com os dois pes no peito ao apresentar um supercarro totalmente novo com um nome para la de conhecido a maior surpresa talvez maior ate que o lançamento do carro em si foi o fato de alguns boatos terem se espalhado nos ultimos meses e a ford te los confirmado seja sincero quem esperava um supercarro da ford logo nos primeiros dias de 2015 mas nao foi so isso o que a marca azul levou ao salao tambem fomos apresentados ao mustang mais rapido de todos os tempos em uma pista e a nova picape f 150 raptor vamos nessa e obvio que vamos começar com a maior novidade de todas o novissimo ford gt que faz parte da investida da ford para expandir sua nova linha ford performance que tera 12 modelos ate 2020 [youtube id= oi pdajaaea width= 620 height= 350 ] ele e exatamente como os boatos diziam um supercarro com motor v6 ecoboost atras dos bancos e na frente do eixo traseiro com mais de 600 cv quer detalhes vamos te dar detalhes o motor do novo supercarro da ford e um v6 biturbo de 3 5 litros cuja arquitetura e baseada nos motores dos prototipos daytona com os quais a ford compete no campeonato de endurance da imsa ainda nao ha especificaçoes tecnicas mas a ford declarou que ele tem mais de 600 cv e o conceito mostrado no salao tinha muito mais coisas para ver [gallery columns= 4 link= file ids= 34040 34041 34047 34050 ] para começar ele ja chegou causando a ford tinha um espaço vazio no centro do estande ladeado por um ford gt40 mkii e um ford gt moderno — um clima de misterio mas os mais atentos ja desconfiavam de alguma coisa entao exatamente no momento da apresentaçao do novo honda nsx que acontecia no estande da acura divisao americana da honda ele chegou de fininho roncando grave como se fosse um v8 e entortando o pescoço de muita gente que bela provocaçao hein [youtube id= mr4hdsln6tg width= 620 height= 350 ] de fato o novo nsx ja e relativamente conhecido — afinal foram sete anos de conceitos e teasers — mas o ford gt e totalmente novo ninguem sequer imaginava como ele poderia ser e que visual ele tem como o ford gt da decada passada ele procura ser uma evoluçao futurista do modelo que correu e venceu em le mans na decada de 1960 mas a inspiraçao e bem mais suave o carro parece maior tem linhas bem mais ousadas e nao deixa nada a desejar em termos de visual aos hipercarros mais modernos como a laferrari e o p1 da so uma olhada nessas formas [gallery columns= 4 link= file ids= 34141 34138 34139 34137 ] contudo seu apelo e bem diferente ele nao tem a tecnologia hibrida nem potencia perto dos 1 000 cv — o motor e um so e funciona queimando gasolina para entregar potencia as rodas traseiras como deus mandou com mais de 600 cv o v6 biturbo e alimentado por um novo sistema de injeçao direta em conjunto com um sistema multiponto tradicional para a gente e um belo exemplo do de downsizing feito do jeito certo afinal este e o motor ecoboost mais potente da historia — ainda que parte de nos va sentir falta do tradicional v8 americano naturalmente aspirado complementando a potencia ha o baixo peso a ford nao economizou nos materiais leves incluindo fibra de carbono e aluminio na carroceria que usa de aerodinamica ativa como um spoiler traseiro ajustavel segundo a fabrica a carroceria leve com compositos de ultima geraçao foi essencial para conseguir o melhor em aceleraçao dinamica frenagens segurança e eficiencia ela tambem garante que a relaçao peso potencia e uma das melhores do mundo o novo ford gt e construido em volta de um habitaculo de fibra de carbono com subchassis dianteiro e traseiro de aluminio e carroceria do tipo monobloco de fibra de carbono as formas da carroceria foram inspiradas pela fuselagem dos avioes e segundo a ford cada linha curva e reentrancia tem a missao de reduzir o arrasto aerodinamico e contribuir para o downforce a inspiraçao nas aeronaves pode ser notada pelo formato da cabine que lembra um canopi e vai se estreitando ao longo do carro as portas abrem para cima e a coluna c vazada e simplesmente pornografica a dianteira tem identidade visual propria lembrando tanto o ford gt40 quanto sua reinterpretaçao moderna porem deixa claro que ja se passaram mais de dez anos enquanto a traseira nunca foi tao agressiva com duas lanternas circulares nas extremidades e duas saidas de escape gigantescas no meio a suspensao usa um sistema pushrod e tem altura ajustavel enquanto as rodas de 20 polegadas que abrigam discos de freio de carbono ceramica sao calçadas com pneus michelin pilot super sport cup 2 que usam um composto especifico para o carro ao entrar nele — depois de levantar as belas portas tesoura — da se de cara com um interior bastante moderno que ao contrario do modelo anterior quase nao traz referencias ao interior do gt40 classico em vez disso ha espaço suficiente para duas pessoas um painel digital e a terceira geraçao do sistema multimidia ford sync o volante traz que a ford diz ser semelhante ao de um carro de formula 1 traz diversos botoes que comandam funçoes do carro e atras dele ficam as borboletas para mudar as sete marchas do cambio de dupla embreagem montado atras do motor — because racecar com tudo isto o novo ford gt sera o carro mais extremo da linha ford performance — sim porque caso voce ainda duvide ele sera produzido começando no fim de 2016 se voce ja esta imaginando uma versao depenada de corrida nao se preocupe estamos juntos nessa [gallery columns= 4 link= file ids= 34066 34065 34062 34055 ] e o ford gt como ja dissemos nao foi sozinho trouxe consigo o novo shelby mustang gt350r e a nova picape raptor que se juntarao a modelos como o ford gt fiesta e focus st que estavam no salao tambem; e o focus rs que nao estava o shelby gt350r e uma versao ainda mais rapida do ja bem veloz gt350 2015 e exatamente como em 1965 — ha exatos 50 anos — quando carroll shelby apresentou uma versao de competiçao de seu gt350 com interior espartano suspensao reajustada novo diferencial e um motor v8 de 360 cv no lugar do usado nas versoes de rua de 271 cv marcado para chegar ate o fim do ano o novo gt350r conserva as principais e melhores caracteristicas do gt350 de rua — este que para se ter uma ideia veio para brigar nao apenas com muscle cars mas com esportivos europeus modernos leia tudo sobre ele aqui o motor e o mesmo v8 de 5 2 litros com virabrequim plano mas desta vez preparado para entregar mais de 500 cv e mais de 55 mkgf de torque em vez de pelo menos 500 cv ; e o diferencial traseiro do tipo torsen tem deslizamento limitado e relaçao 3 73 1 [gallery columns= 4 link= file ids= 34129 34128 34126 34127 ] agora vamos falar do que ele tem de diferente e melhor ainda primeiro rodas de fibra de carbono — que ate entao so eram oferecidas em modelos exoticos de produçao limitadissima como o koenigsegg one 1 e reduzem a massa nao suspensa amenizando os efeitos da inercia na estabilidade do carro mesmo medindo 19 x 11 polegadas na dianteira e 19 x 11 5 na traseira os pneus como no novo ford gt sao michelin pilot super sport cup 2 e tambem usam um composto exclusivo o shelby gt350r tambem perdeu algumas coisas em nome do baixo peso e a lista ate que e grande o carro perdeu ar condicionado radio banco traseiro tapetes revestimento do porta malas camera de re e o kit de reparo para pneus furados alem dos abafadores do escape — sendo que a perda destes ultimos alem de reduzir peso acabou melhorando o ronco do motor o resultado menos 68 kg na balança ainda que nao saibamos o peso exato do gt350 [gallery columns= 4 link= file ids= 34082 34083 34080 34076 ] o visual tambem mudou com a adiçao de novos aparatos aerodinamicos um splitter frontal revisado e uma nova asa traseira de fibra de carbono — ambos projetados para aumentar a downforce a saida de ar no capo o difusor traseiro e os dutos de ar nos para lamas e nos arcos das rodas para reduzir a turbulencia permanecem os mesmos para melhorar a dinamica a suspensao recebeu ajustes finos exclusivos e componentes modificados como molas barras estabilizadoras buchas e amortecedores magneticos recalibrados depenado leve mais potente certamente ainda melhor nas curvas e legalizado para as ruas sim apesar de ter sido feito para as pistas — e mirar direto no camaro z/28 e seu recorde de nurburgring nordschleife o gt350r sera totalmente legalizado para andar nas ruas quem se importa em ficar sem musica mesmo a terceira grande novidade da ford em detroit foi a nova geraçao da picape f 150 raptor que nao usa mais o sobrenome svt tendo sido incorporada a ford performance sem duvida a grande novidade da f 150 2015 e o fato de a picape ser toda feita de aluminio — cabine e carroceria a estrutura porem permanece um chassi de aço de alta resistencia [gallery columns= 4 link= file ids= 34134 34135 34136 34132 ] no caso da raptor a carroceria de aluminio significa uma economia de peso de cerca de 220 kg — de 2 720 kg para 2 500 kg contudo ha uma novidade ainda maior — ou menor se levarmos em conta o deslocamento e a quantidade de cilindros sim a raptor perdera o v8 de 6 2 litros 416 cv e 60 mkgf em favor de um v6 ecoboost de 3 5 litros que promete ainda mais força embora nao existam informaçoes sobre potencia ou o tipo de induçao forçada o cambio tambem muda — sai o automatico de seis marchas entra o automatico de dez marchas a ford tambem destaca a suspensao retrabalhada da picape com amortecedores recalibrados e de maior curso um aumento de cerca de 7 cm da fox racing e os pneus bfgoodrich all terrain ko2 calçam rodas de 17 polegadas no estande da ford que era gigantesco ainda marcaram presença o novo focus st com seu 2 0 turbo ecoboost de 250 cv e o irmao menor fiesta st alem do shelby gt350 um mustang gt e ate um motor do ford gt40 que venceu lemans as fotos voce confere a seguir
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.