ontem 2 aconteceu a revelaçao de um dos carros mais esperados do ano o novo honda civic type r que apos meses de teasers e informaçoes a conta gotas mostrou seu visual definitivo e entregou o jogo 310 hp 40 7 mkgf de torque e o objetivo de se tornar o novo rei da traçao dianteira no nurburgring nordschleife agora a honda soltou um video para provar que ele ja conseguiu ou quase isto vamos recapitular no ano passado a briga pelo recorde de traçao dianteira no inferno verde foi bem agitada primeiro ha exatos quatro anos o seat leon cupra 280 percorreu o circuito alemao em 7 58 4 e tomou o trono do renault megane rs trophy 265 que era de 8 07 97 e tambem tornou se o primeiro carro de traçao dianteira a fazer isso em menos de oito minutos pouco mais de tres meses depois o megane ganhou 10 cv passando a se chamar rs trophy 275 e recuperou o recorde ao virar 7 54 36 tornando se o rival a ser batido pelo civic type r a missao do civic nao era novidade — la em 2013 a honda vandalizou o ring no teaser abaixo como se estivesse marcando territorio [youtube id= zij6kh1fvzg width= 620 height= 350 ] bem foi o que eles fizeram em maio de 2014 uma versao de pre produçao do type r foi enviada a alemanha para ver se todo o periodo de desenvolvimento no inferno verde havia dado resultado agora o video da volta completa foi finalmente divulgado o que achamos bem assista primeiro [youtube id= 1lxgmjt1ftq width= 620 height= 350 ] o que temos aqui e como voce ja deve ter decorado um very hot hatch com motor de dois litros turbo comando variavel vtec e cambio manual com alavanca bem proxima ao piloto e engates curtos e precisos como todo civic ainda mais um tao extremo quanto este percorrendo os mais de 20 km do nordschleife em 7 50 63 quase quatro segundos a menos que o megane rs trophy 275 tambem sao sete segundos a menos que o porsche panamera turbo s 7 57 quatro segundos a menos que o nissan gt r em 2008 7 54 e exatamente o mesmo tempo do bmw m3 csl e46 e do porsche 911 carrera s em 2009 quer mais entao saiba que o novo civic type r e so seis segundos mais lento que o mercedes benz sls amg que em 2010 virou 7 44 o piloto a julgar pelo capacete e christian menzel alemao com uma longa carreira que inclui campeonatos nacionais de kart uma vitoria nas 24 horas de nurburgring em 1998 ao lado de hans joachim stuck em um bmw 320d e mais de dez anos em campeonatos monomarca com o porsche 911 o cara conhece o inferno verde como poucos o carro naturalmente tambem faz a sua parte com maestria nota se que a caixa de direçao tem relaçao muito direta e aparentemente e bastante comunicativa o subesterço ponto critico de todo carro de traçao dianteira na pista se faz presente mas a equipe tecnica da honda parece ter feito um excelente trabalho para minimizar seus efeitos — no video voce percebe a dianteira escorregar mas de forma muito sutil tambem da para notar que a suspensao — que usa um sistema mcpherson com uma manga de eixo adicional para reduzir o esterçamento por torque e amortecedores adaptativos — tem sua calibragem feita para acelerar na pista a carroceria quase nao rola nas curvas mesmo no limite e a aspereza nas zebras mostra que conforto no dia a dia nao foi a prioridade maxima e sim a dinamica que ficou afiadissima a menos que esta seja uma suspensao especial para o tempo de volta agora nao podemos deixar de fazer algumas observaçoes pertinentes primeiro o ronco ele continua selvagem mas o turbocompressor o deixou um tanto abafado — aquele berro rouco e agudo caracteristico dos honda esportivos deu lugar a uma voz mais grave complementada pelos assovios do turbocompressor o regime de trabalho do motor nao foi divulgado mas a julgar pela faixa vermelha do conta giros que vai de 7 000 a 8 000 rpm pode se apostar com relativa segurança que o corte acontece por volta das 7 500/7 800 rotaçoes menos que a tradiçao e claro mas esta e uma caracteristica de motores turbinados vamos ter que aprender a conviver com isto segundo e mais importante este carro nao e o honda civic type r que vai aparecer nas concessionarias como ja dissemos trata se de uma versao de pre produçao ainda que a honda diga que ja no estagio final de desenvolvimento com gaiola de proteçao e alguns dos equipamentos removidos banco do passageiro ar condicionado e sistema de som por exemplo a marca faz questao de dizer que a remoçao dos equipamentos foi compensada pelo peso da gaiola de proteçao e que a instalaçao se deu por razoes de segurança e nao para aumentar a rigidez do carro como bem observa o bridge to gantry site especializado em tempos de volta em nurburgring existe a possibilidade de a honda ter usado buchas para isolar a gaiola da cabine e assim anular qualquer beneficio a rigidez da carroceria mas nada foi dito pela companhia neste sentido tambem nao ha informaçoes precisas a respeito dos pneus a honda so fala que sao pneus de rua com medidas 235/35 de uma grande fabricante europeia desenvolvidos especialmente para o type r da para dizer entao que o civic type r e o novo recordista de traçao dianteira em nurburgring sim e nao afinal e de fato um civic type r com pneus de rua mas interior espartano e diferente do carro que sera vendido nas lojas de qualquer forma a honda ja se comprometeu a levar um type r de produçao ao ring ainda neste ano e dar uma volta ainda mais rapida e assim validar seu recorde de uma vez por todas sendo um carro tao extremo e potente nao duvidamos que eles consigam — afinal o civic e um carro com tradiçao em circuitos rapidos e desafiadores como o ring que em muitos aspectos lembra as touge japonesas estradas sinuosas nas montanhas onde o civic e outros carros japoneses fazem a festa ate la porem o tempo real continua sendo um misterio e ainda e cedo para afirmar com todas as letras que o civic type r e de fato o novo rei da traçao dianteira em nurburgring
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.