A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Novo Honda HR-V é revelado no Japão, Toyota Corolla ganhar versão GRMN de 260 cv, Ruf fará supercarro inspriado no Porsche 959 e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo Honda HR-V é revelado no Japão

A Honda acaba de revelar a nova geração de um de seus modelos mais importantes no momento: o HR-V. Ou melhor: foi apresentada a versão japonesa, chamada Honda Vezel, mas na prática trata-se do mesmo HR-V que será vendido na maioria dos mercados globais. Os EUA serão uma exceção, pois seu HR-V será um projeto local – embora ainda não se tenha a certeza do quão diferente o crossover será.

O novo HR-V é claramente um veículo totalmente distinto do atual: as formas arredondadas e as superfícies com vincos marcados deram lugar a formas mais retilíneas e limpas. As proporções também ficaram mais robustas, com um alinha de cintura mais alta, capô mais pronunciado e vidro traseiro bastante inclinado.

A dianteira tem faróis afilados e uma grade vazada pintada na mesma cor da carroceria, o que confere um aspecto quase futurista ao SUV. É apropriado – esta versão em específico tem tecnologia híbrida, como denunciado pelo letreiro “EHV” na traseira. As lanternas, alinhadas à tendência atual, são horizontais e conectadas entre si por uma light bar.

 

O interior também mudou consideavelmente, com um painel horizontalizado e minimalista, na mesma pegada do novo Honda Fit. Além disso, esta versão é equipada com os Magic Seats da Honda, que trazem várias configurações e podem até virar uma espaçosa cama.

A Honda não deu detalhes sobre a motorização, nem as dimensões do novo HR-V/Vezel, embora seja evidente que aumentar o espaço interno foi uma prioridade. Por ora, a intenção era mesmo revelar o visual do crossover – e, de fato, ele parece estar indo na direção certa.

 

Toyota Corolla pode ganhar versão GRMN de 260 cv

Em sua cruzada para incluir versões esportivas Gazoo Racing em quase toda a sua linha, a próxima novidade da Toyota pode ser das mais interessantes: de acordo com o site japonês Spyder7, a Toyota prepara a versão GRMN do Corolla, equipada com o mesmo motor 1.6 turbo de 260 cv do GR Yaris.

A alcunha GRMN é reservada aos Toyota esportivos mais radicais. Os modelos GR ficam no meio, e os GR-S (ou GR Sport) resumem-se a adereços estéticos – como no Corolla GR-S recém-apresentado no Brasil. Então, além do motor do GR Yaris, o Corolla GRMN também deve receber um body kit bem mais agressivo e, muito provavelmente, terá tração nas quatro rodas.

Spyder7 diz que o Corolla GRMN será revelado em setembro de 2021, inicialmente na versão hatchback. Mas a Toyota também estaria planejando uma versão perua seguindo a mesma receita. É exatamente este tipo de carro que prova que a Toyota sabe fazer esportivos quando quer. Infelizmente, porém, suas chances de chegar ao Brasil, mesmo como sedã, são pequenas demais.

Corolla Cross ganha teaser e chega em 11 de março

Falta menos de um mês para a estreia do Toyota Corolla Cross no Brasil: a grande aposta da marca para enfrentar o Jeep Compass e o futuro Volkswagen Taos será revelado em 11 de março.

A Toyota anunciou a data de lançamento e também colocou no ar um hotsite onde os clientes podem se inscrever para receber informações – algo que já é praxe. A imagem de fundo da página traz a silhueta do SUV visto de frente, revelando o formato dos faróis e da grade. Não parecem ter sido realizadas modificações em relação à versão asiática – até porque, para sua proposta, o Corolla Cross tem desenho bem resolvido.

O Toyota Corolla Cross será fabricado em Sorocaba (SP) e deverá custar por volta de R$ 150.000.

 

Ruf fará supercarro inspirado no Porsche 959 de rali

A Ruf, mais conhecida pelo lendário CTR Yellowbird, está trabalhando em um novo superesportivo inspirado pela Porsche. Mas não por qualquer Porsche, mas pelo 959 do Grupo B de rali.

O supercarro usará o monobloco do Porsche 911 como base (da mesma forma que o 959 fez nos anos 1980, aliás) e será desenvolvido em parceria pela Ruf e por Marc Philip Gemballa – filho de Uwe Gemballa, falecido em 2010, e herdeiro da preparadora que leva seu sobrenome. A Gemballa ficou famosa por seus projetos nem-sempre-atraentes, mas este não parece ser o caso do novo carro.

Chamado pelo codinome Project Sandbox, o carro será uma espécie de superesportivo off-road, com suspensão elevada, para-lamas com molduras e pneus de uso misto. O motor será um boxer biturbo com mais de 750 cv fornecido pela Ruf, em uma colaboração que remonta à década e 1980, quando a empresa de Alois Ruf já vendia motores à Gemballa.

Não foram dados detalhes sobre o motor, mas a Ruf já anunciou que donos do Porsche 911 Turbo poderão ceder seus carros para usar como base – o que ajuda a deduzir de onde vem a mecânica. As duas firmas garantem que o motor estará de acordo com as normas do Euro-6 e que será capaz de levar o Project Sandbox de zero a 100 km/h em três segundos, com máxima superior a 320 km/h.

A apresentação do carro está prevista para o segundo trimestre, com a produção começando nos meses seguintes. Serão feitas 40 unidades, sendo dez de uma edição especial de lançamento que já está esgotada.

 

Nova Chevrolet Spin deve usar plataforma GEM de Onix e Tracker

Com oito anos de idade, a Chevrolet Spin já pede uma reformulação completa – e ela deve acontecer logo. Segundo os colegas do Motor1, a nova geração da minivan deve ser totalmente desenvolvida na América do Sul, sem elementos de projetos internacionais.

Uma fonte ligada à marca declarou ao site que a nova Spin terá a plataforma modular GEM (Global Emerging Markets), a mesma dos novos Onix e Tracker – e, com isto, terá condições de continuar oferecendo bom espaço interno por um valor acessível.

Desta forma, descarta-se a possibilidade de que a nova Spin utilize o Chevrolet Orlando chinês como base – algo que já foi cogitado anteriormente. O Orlando usa como base o Chevrolet Cruze, e isto tornaria a nova Spin cara demais para sua proposta.

 

Carros elétricos no futuro terão menos autonomia, diz Audi

O mais recente Audi elétrico, o e-tron GT, oferece autonomia superior a 400 km – quase no patamar dos veículos a combustão. Mas o CEO da empresa, Markus Duesmann, acredita que o futuro dos elétricos não está na autonomia. Ao contrário: ele acha que a tendência é que a autonomia diminua.

Para Duesmann, a preocupação com baterias com duração cada vez maior só existe porque a infraestrutura de recarga ainda não é ideal. Quando isto ocorrer, prevê o executivo, a autonomia deixará de ser uma preocupação tão grande, tanto para as fabricantes quanto para o público. Com isto, os elétricos ficarão mais acessíveis e mais parecidos com um carro convencional a combustão.

“Hoje em dia vamos até o posto e compramos combustível, e é tudo muito natural”, disse Duesmann. “Com os carros elétricos, não é tão natural assim. É preciso ajustar um pouco o seu comportamento. Mas quando nos acostumarmos, acredito que o tamanho das baterias tornará a diminuir, porque elas deixam os carros mais pesados e mais caros. E grandes demais, também.”

Duesmann aproveitou para reforçar a ideia de que, quando os carros elétricos tornarem-se a norma, a Audi terá sua linha composta exclusivamente de modelos concebidos para serem elétricos, sem adaptar projetos atuais.

Matérias relacionadas

Um Escort XR3 “barnfind”, as novas regras da Fórmula 1, Jeep Renegade no Brasil e mais!

Leonardo Contesini

Todos os Porsches terão versões híbridas, o primeiro Lamborghini restaurado pela fábrica, setor automotivo demite quase 110.000 e mais!

Leonardo Contesini

O príncipe dos automóveis: a controversa e polêmica história do criador do DeLorean

Leonardo Contesini