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Novo Mercedes Classe C já está a venda por R$ 350.000
Lançada no início do ano na Europa, a nova geração do Classe C (W206) já está a venda no Brasil. O modelo foi apresentado à imprensa nesta semana e já pode ser encomendado nas concessionárias da marca por R$ 349.900 na versão de entrada e R$ 399.900 na versão de topo.
Nesta geração a Mercedes optou por reposicionar a Classe C devido às condições atuais do mercado — tanto no Brasil quanto no exterior. Começando pela origem do carro, que é fabricado na Alemanha e não mais em São Paulo, pois a Mercedes desativou sua fábrica em Iracemápolis/SP e a vendeu aos chineses da Great Wall Motors. O modelo inicialmente virá da Alemanha e, a partir de algum momento de 2022, passará a ser trazido da África do Sul, onde a Mercedes já fabrica carros e motores há 50 anos.
O reposicionamento é evidente não apenas pelo preço, que é sutilmente mais alto que o dos rivais diretos, mas também pela oferta unicamente nas versões AMG Line. Apesar do sobrenome, as versões têm apenas um pacote estético assinado pela divisão esportiva. Lembra daquela história de agregar mais valor aos carros para compensar a redução no volume de vendas? Pois é exatamente isso o que a assinatura da AMG faz.
O modelo é oferecido nas versões C200 AMG Line e C300. No C200, o conjunto mecânico é composto pelo 1.5 turbo M264, o mesmo da geração anterior, porém agora combinado a um motor elétrico de 48 volts ensanduichado entre o bloco e o câmbio, que é automático de nove marchas. O conjunto tem 204 cv mais 20 cv da assistência do sistema EQ Boost — que é como a Mercedes chama o lado elétrico do powertrain.
No C300, o motor é é o novo M254, uma evolução do M274 usado na geração anterior, que mantém os dois litros de deslocamento, a sobrealimentação por turbo e a parceria com um motor elétrico Mitsubishi de 48 volts entre seu bloco e o câmbio. O modelo tem à disposição 258 cv e 40,8 kgfm, levados às rodas traseiras pelo câmbio automático de nove marchas, mais 20 cv fornecidos pelo EQ Boost. Com o conjunto, o C300 AMG Line vai de zero a 100 km/h em 6 segundos.
As duas versões são equipadas com um sistema multimídia que tem uma tela vertical de 11,9 polegadas ocupando toda a porção central do painel, muito semelhante ao interior do novo Classe S — aquele polêmico do podcast. Isso significa que a Mercedes realmente colocou todos os comandos na tela, até mesmo os mais básicos como o ajuste da ventilação. E para facilitar a vida do motorista, que não tem mais o feedback tátil dos comandos físicos, os carros têm o sistema de “inteligência artificial” MBUX de sétima geração, que atende a comandos de voz. Tomara que agora você possa mencionar a palavra “Mercedes” ou dizer que estamos “à mercê dos comandos de voz…” sem ativar alguma função acidentalmente.
Os dois modelos já estão em pré-venda, e serão entregues aos compradores a partir do próximo mês.
Corolla GR de 300 cv será vendido no Brasil
Muita gente viu o Yaris GR Sport rodando no Brasil e se perguntou se a Toyota decidiu ser generosa conosco depois de termos comprado tantos Corolla Cross. Afinal, os argentinos têm, por que não podemos ter? Bem… porque aqui é Brasil, como diria Dom Toretto.
Mas veja só a notícia boa que os amigos do Motor 1 apuraram nesta semana: já que gostamos tanto de Corolla, a Gazoo Racing irá compensar a ausência do Yaris GR Sport com o Corolla GR hatchback, de 300 cv. Segundo o pessoal do Motor 1, a confirmação foi feita pelo próprio chefe da Gazoo Racing na América Latina e presidente da Toyota Argentina, Daniel Herrero.
Questionado se o Yaris GR seria vendido no Brasil, Herrero disse que o compacto esportivo não seria oferecido, mas o novo Corolla GR sim e, “no próximo ano”. Ou seja, em 2022, teremos um legítimo Corolla GR. O modelo ainda não foi apresentado, mas já se sabe que ele terá um motor 1.6 turbo de três cilindros e 300 cv de potência, câmbio manual de seis marchas e tração integral GT4.
A notícia é quase inacreditável, mas a Toyota parece mesmo decidida a explorar esse nicho da GR no Brasil. Só esperamos que o cenário de 2022 não mude os planos da Toyota…
Preços dos carros usados aumentaram quase 20% na Europa
Como no Brasil e nos EUA, os preços dos carros usados aumentaram quase 20% na Europa ao longo do último ano. Segundo o site AutoScout24, que tem um índice de preços de carros usados, os compradores de carros usados pagaram cerca de 18% mais caro nos carros em novembro de 2021 quando comparado com novembro de 2020. Considerando o valor médio dos carros, isso significa um aumento de US$ 4.207 por transação.
Segundo a empresa, os preços na Europa subiram pelas mesmas razões que no resto do mundo: maior demanda por veículos particulares devido ao risco de viagens no transporte coletivo, menor oferta causada pelas paralisações da indústria na quarentena e pela escassez de semi-condutores — o que trouxe para o mercado de usados compradores que não querem/podem esperar por um carro novo.
O levantamento aponta que todos os tipos de carros usados aumentaram de preço, independentemente do segmento ou do tipo de propulsão. Os carros elétricos subiram 9%, os híbridos subiram 5% e os carros a gasolina subiram 9%, e os modelos a diesel subiram 8%. Os carros movidos a GLP, contudo, ficaram 20% mais baratos — o que tem a ver com a alta do gás, maior que a dos combustíveis.
Os modelos médios tiveram um aumento de 14%, enquanto os compactos subiram 12%, os médio-grandes 11% e os modelos de luxo 10%. SUV e esportivos subiram 8%.
Além disso, os preços dos carros novos também estão em alta devido à estratégia de concentrar os insumos na produção de modelos de maior valor agregado, uma vez que o volume de produção está sendo forçadamente mais baixo pela escassez de insumos, logo, enquanto os preços dos carros novos não se estabilizarem, os usados continuarão em alta.
Nova geração do Mini é flagrada na China
Vejam só quem apareceu despido, do jeito que veio ao mundo, nas ruas da China: a nova geração do Mini. As fotos, que foram divulgadas em diversas contas de redes sociais, foram feitas em uma fábrica chinesa e mostram o hatchback por todos os ângulos, com direito a fotos do interior.
Como fica claro pelos emblemas, trata-se de um Mini Cooper S, que estava cercado por outros três protótipos camuflados. Apesar de parecer um facelift do atual (e qual Mini não se parece apenas um facelift?), o modelo foi totalmente renovado nesta nova geração. As características básicas do Mini continuam lá, como os faróis circulares, o teto “flutuante” e a grade dianteira inspirada na grade clássica, mas na traseira…
… ali o carro parece uma máscara do Homem-Aranha, distanciando-se do visual ao qual estamos acostumados — e que remete ao original. Note também que a tampa do porta-malas parece ser mais ampla. Outra característica é que o carro parece menor que o atual devido aos balanços mais curtos.
Por dentro o design básico é o mesmo, com uma tela imensa em forma circular no meio do painel, porém agora um HUD no lugar do quadro de instrumentos. A MINI confirmou que um novo Mini Hatch chega como modelo 2023 — o que significa que ele deverá ser lançado ainda em 2022 — e irá manter os motores de combustão interna ao lado dos modelos elétricos. A produção continuará onde sempre foi, na planta de Oxford, no Reino Unido.