Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Ford confirma novo Mustang 7 com V8 e câmbio manual
Buckle up! We’re investing in Michigan's Flat Rock Assembly Plant to assemble the all-new, 7th generation Ford Mustang, the world’s best-selling sports coupe for customers around the planet. Stay tuned! 🌎🌍🌏 pic.twitter.com/UtbW2V5sah
— Ford Mustang (@FordMustang) June 2, 2022
Não é novidade alguma que o Mustang de sétima geração já está em desenvolvimento. Nós já vimos alguns flagras do carro em desenvolvimento e até algumas especulações sobre ele ter ou não um modelo híbrido/elétrico. Agora, a Ford confirmou que já prepara a nova geração do muscle car e também a eletrificação do motor V8.
O anúncio foi feito na noite desta última quinta-feira (2) e foi acompanhado por um vídeo que apresenta o ronco do motor V8. Além disso, a Ford confirmou que ele irá manter o câmbio manual de seis marchas — o que reafirma algo que estamos dizendo há algum tempo: os EUA serão o último reduto dos motores aspirados e do câmbio manual. Quem diria?
Agora, o Mustang também terá a ajuda da eletricidade a partir de 2025. A Ford já tem um registro de propriedade de um motor V8 com um motor elétrico entre o câmbio e o virabrequim — o tradicional arranjo híbrido leve — e também com a possibilidade de se conectar dois motores elétricos ao lado do bloco do V8, o que abre caminho para um Mustang híbrido com tração integral. Providencial nesses tempos de memes sobre Mustangs e multidões (eu não podia deixar essa passar, não é mesmo?).
A Ford, infelizmente, não falou sobre a data de lançamento, mas disse que ele chegará logo. Considerando que já estamos na metade de 2022 e que o híbrido vem em 2025, “logo” me parece ser o final deste ano ou, no máximo, o primeiro trimestre de 2023. (Leo Contesini)
Lamborghini registra o nome Revuelto para futuro carro
A Lamborghini registrou recentemente o nome Revuelto junto ao escritório de propriedade intelectual, marcas e patentes da União Europeia e da Itália.
Segundo o site Carbuzz, que descobriu o registro, a marca teve seu pedido concedido para o uso da marca em quaisquer aplicações automobilísticas (até mesmo produtos de limpeza para carros), para roupas, para carros de brinquedo, miniaturas, jogos eletrônicos ou não e qualquer tipo de brinquedo relacionado a carros.
Uma das categorias também diz respeito a “veículos e veículos elétricos”, o que pode indicar que a Lamborghini está fazendo um supercarro elétrico. Mas como a classificação é abrangente demais — veículos e veículos elétricos inclui praticamente qualquer veículo possível de se fabricar — acho um pouco cedo para dizer que ele será um Lamborghini elétrico.
O Carbuzz ainda menciona que o nome Revuelto, que significa revirado, mexido, convertido, foge da tradição da Lamborghini em batizar seus carros com nome de touros e, com base nessa interpretação, diz que isso pode ser uma referência à “revuelta” (isso é um trocadilho meu, não deles) que seria fazer um Lamborghini elétrico ou eletrificado.
Eles também mencionam que uma das categorias em que o nome Revuelto foi registrado, a que menciona “quaisquer aplicações automobilísticas”, inclui “baterias de automóveis, baterias recarregáveis, baterias para veículos elétricos e dispositivos de recarga para veículos motorizados”. E isso, segundo o Carbuzz é um indício de que “Revuelto” será o nome do Lamborghini elétrico.
Acontece que o Carbuzz está equivocado sobre Revuelto não ser o nome de origem taurina. Don Rafael García Revuelto foi um criador de touros da Andaluzia, a região mais ao sul da Espanha, próximo do estreito de Gibraltar, e um de seus touros participou de ao menos uma “corrida de toros” em 1932.
Por outro lado, o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann já disse que os carros elétricos serão uma necessidade no futuro próximo, e a Lamborghini irá eletrificar seu V12 no sucessor do Aventador. O nome Revuelto, caso seja usado, certamente será aplicado a um carro com alguma forma de eletrificação, porém não por não ter um nome de touro, e sim por que a Lamborghini terá modelos eletrificados em breve. (Leo Contesini)
Emilia Auto faz GTV modernizada de 512 cv
Desde que comprou sua eternamente em obras Alfa Romeo GTV/GTam, o Juliano Barata recebeu, até o presente momento, exatamente 2938712077307373662118281912726 posts diversos da internet com algum tipo de Alfa Romeo e os dizeres: Olha isso!
Então, seguindo esta milenar tradição do ciberespaço, aqui vai: @julianobarata, olha isso! Fiquem à vontade de compartilhar esta matéria com ele. Todos vocês. Ele vai adorar.
Trata-se de mais um restomod baseado no imortal cupê de Giugiaro baseado no sedã Giulia tipo 105. Este é criado pela Emilia Auto, que apesar de nomeado pela região da Itália onde ficam a Maserati, a Lamborghini e a Ferrari (mas não a Alfa Romeo, que é de Milão, na Lombardia), a Emilia-Romagna, é na verdade uma empresa alemã, sediada em Hamburgo. Seus fundadores são o Herr Doktor Ralf-Hendrik Steinkuehler e seu amigo Manfred Giesecke. Dificilmente nomes provenientes de Regio Emilia.
Mas são entusiastas da GTV, e dizem que o seu carro, é “Beleza italiana refinada por engenharia alemã”. Basicamente, coloca a mecânica completa da Giulia Quadrifoglio moderna, completa com suspensões, transmissão e o V6 biturbo de 2,9 litros e 512 cv, numa tradicional carroceria de GTV dos anos 1960.
É claro que muito pouco sobra do carro original, com tantas modificações necessárias para colocar a mecânica de um carro moderno como o novo Giulia. Por exemplo, o comprimento total aumentou em 40 mm para liberar espaço para o grande par de intercoolers que alimentam os turbocompressores. As grandes entradas de ar na frente do veículo são essenciais para manter o trem de força e os sistemas de frenagem resfriados. A Emilia Auto diz que as aberturas maiores nas rodas também contribuem para o gerenciamento da temperatura dos freios.
A frente tem um desenho novo, inspirado nas GTV “Scalino”. Mas é basicamente um carro moderno, com desenho que lembra o antigo. Como o Mini da BMW, por exemplo. A Emilia planeja inclusive usar um sistema de infotanment de 8,8 polegadas no console central, além de ar-condicionado e modernos faróis de LED. A empresa ainda adicionará uma câmera de ré para os clientes que desejarem.
O preço? Exatos € 400.000, ou R$ 2.065.00, na Alemanha. E eu me lembro quando as GTV valiam nada. Tudo bem, não tinham mais de 500 cv, e se quisesse colocar uma tela no painel, seria de tubo catódico. Mas ainda assim… Olha isso Juliano! (MAO)
Volvo promete animações fotorrealistas em seus sistemas de infotainment
OK, todos sabemos que falar de telas de infotainment não são assunto permitido em rodas de entusiastas como esta. Mas sua importância não para de aumentar para o público em geral, e vamos falar sério: quando o veículo se torna um tanque de privação sensorial sobre rodas, o que resta de interessante nele? A tela.
Eu confesso que gosto delas, e dos painéis modernos, mesmo em carros que definitivamente não são módulos de transporte isolados do exterior. Acho úteis, cheios de possibilidades legais, e uma das coisas boas da tecnologia moderna. Falta alguém começar a simular neles um monte de reloginhos com todas as funções medidas no carro, que já existem de qualquer forma no computador central do carro.
Mas divago; a notícia aqui é que a Volvo promete uma evolução neste setor: nunciou que se tornará o primeiro fabricante europeu a usar o Unreal Engine para desenvolver sua Interface Homem-Máquina (HMI). A tecnologia estará disponível pela primeira vez no sucessor do XC90 totalmente elétrico que planeja revelar ainda este ano.
O Unreal Engine, desenvolvido pela Epic Games, é considerado por muitos como a ferramenta de criação 3D em tempo real mais avançada do mercado. A Volvo o usará para criar animações fotorrealistas em suas telas internas.
Graças ao Unreal Engine, promete gráficos de alta qualidade, renderizações mais nítidas, cores mais ricas e novas animações 3D dentro do Driver Information Module, uma das telas que fornece aos motoristas recursos de informação e entretenimento.
Um progresso num campo que não é tradicionalmente automobilístico, mas que deve, de qualquer forma, ser interessante. (MAO)
O Goodwood Festival of Speed 2022 começa dia 23 de junho
Está chegando a hora daquele evento anual que muitos consideram a Meca do entusiasmo pelo automóvel. O festival de velocidade anual que acontece no quintal em frente da casa de Sua Graça, Charles Henry Gordon-Lennox, 11º Duque de Richmond, 11º Duque de Lennox, 11º Duque de Aubigny, 6º Duque de Gordon: a mansão “Goodwood”.
O Goodwood Festival of Speed 2022 acontecerá no fim de semana de quinta-feira, 23 de junho, até domingo 26 de junho. O evento é, segundo a organização, “a ultimate garden party do automobilismo, uma celebração inebriante do esporte mais glamouroso do mundo. Em nenhum outro lugar você chegará tão perto dos carros e motos enquanto eles sobem na pista de subida de montanha; em nenhum outro lugar você terá acesso tão irrestrito às máquinas e aos pilotos que as tornaram famosas.” O tema deste ano, e a famosa escultura gigante em frente à casa do Duque, são os 50 anos da BMW M.
A BMW confirmou que o novo BMW M3 Touring aparecerá pela primeira vez no evento, talvez fazendo o circuito da subida de montanha. O BMW M4 CSL de tiragem limitada também estará no estande da empresa alemã. É o modelo BMW M3 ou M4 mais potente já construído e chega exatamente 50 anos após o lançamento do lendário 3.0 CSL.
Um evento realmente imperdível. E uma peregrinação que todos nós deveríamos fazer uma vez na vida. (MAO)
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!