Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Volkswagen Polo nacional será apresentado em 1º de setembro
A Volkswagen já começou os preparativos para o lançamento do novo Polo nacional. O modelo será lançado em 1º de setembro, como sugere o hotsite da nova campanha da Volkswagen, 0109.vw.com.br. Embora o site em si não traga nenhuma menção ao lançamento do carro, ao procurar a URL no Google a descrição do site diz “campanha de lançamento do hatch no Brasil”. Qual hatch? O único que a Volkswagen irá lançar neste ano.
Mas em vez de uma campanha convencional de lançamento, o hotsite apresenta uma “série original da Volkswagen”, com um roteiro misterioso baseado no número 0109 e dirigida por Fernando Meirelles (o diretor de “Cidade de Deus” e “O Jardineiro Fiel”). Lembra um pouco a campanha de lançamento do Jaguar F-Type, que ganhou um curta-metragem com o carro como codjuvante, e também a campanha do Dodge Demon, que foi apresentado em conta-gotas ao longo de meses. No caso do Volks a espera será mais curta: o primeiro vídeo sai no dia 04/08 (a próxima sexta-feira) e o lançamento acontecerá daqui a 31 dias, em 1º de setembro.
Quanto ao carro, a Volkswagen já confirmou que ele terá uma versão com o motor 1.0 TSI de 128 cv combinado ao câmbio Tiptronic de seis marchas – uma combinação há muito tempo aguardada pelo público, que até agora só pôde comprar o 1.0 com câmbio manual. Também se sabe que ele terá como opcional um quadro de instrumentos digital, além de sistemas de segurança ativos como controles de tração e estabilidade, sistema de frenagem de emergência e monitoramento de pressão dos pneus.
Título invertido: alguma dúvida?
A Volkswagen não mencionou nada sobre os motores das versões de entrada, mas espera-se que ele seja equipado com o 1.6 16v MSI, de 120 cv — o mesmo do modelo de entrada do Golf. Os preços deverão partir da faixa de R$ 55.000 a R$ 60.000 e poderão chegar perto dos R$ 90.000 nas versões de topo.
Lucas di Grassi é o campeão da temporada 2016/2017 da Fórmula E
O brasileiro Lucas di Grassi é o novo campeão da Fórmula E, que desde a semana passada se consolidou como a categoria mais promissora do automobilismo atual após o anúncio do ingresso de Mercedes e Porsche.
O brasileiro, que compete na categoria desde sua temporada inaugural, foi o vencedor do primeiro “ePrix” da Fórmula E, porém terminou a temporada em terceiro lugar, atrás de Nelsinho Piquet e Sebastien Buemi. Na segunda temporada Di Grassi terminou uma posição acima, com o vice-campeonato.
Nesta terceira temporada, Di Grassi chegou ao Canadá com 10 pontos a menos que o líder do campeonato e defensor do título, Sebastian Buemi. A escalada na pontuação começou no sábado, com a conquista da pole position (que vale um ponto na tabela) e a vitória na corrida, o que lhe rendeu uma vantagem de 18 pontos para Buemi.
Na segunda corrida, realizada no domingo, Di Grassi largou na terceira fila, ao lado do colega de equipe Daniel Abt, enquanto Buemi ficou ainda mais atrás, na 14ª posição. Completando a prova em sexto lugar, Di Grassi cruzou a linha de chegada como campeão da Fórmula E — o primeiro título de sua carreira em uma categoria principal e o segundo título brasileiro na Fórmula E em três temporadas.
Aston Martin Vanquish terá versão Speedster Zagato
Quando a Aston Martin apresentou seu Vanquish Zagato há cerca de meio ano, ela deixou claro que faria apenas 99 exemplares do cupê e outros 99 do conversível Volante. Mas agora parece que o modelo terá mais uma versão especial limitada: um Speedster.
Ao menos é o que mostram estas fotos feitas em Nürburgring pelo pessoal do Bridge to Gantry. Segundo o site, ele estava sendo testado ao lado de um Aston Vanquish Zagato Volante, e terá apenas 28 exemplares, em vez de 99 como seu irmãos. A Aston, contrariando o padrão dos lançamentos, ainda não mencionou nada sobre esta terceira variação do Vanquish Zagato, porém é provável que ele seja lançado nas próximas semanas, durante o Pebble Beach Concours d’Elegance, onde a fabricante costuma apresentar seus novos modelos especiais.
Lei americana torna ilegal dirigir abaixo do limite de velocidade na faixa da esquerda
Acontece a todo o momento: você está na faixa da esquerda e de repente começa a se aproximar do carro da frente, a velocidade começa a cair, você chega mais perto, o carro de trás também se aproxima, a velocidade cai e uma longa fila se forma. O motivo? Um motorista na faixa da esquerda andando muito abaixo do limite de velocidade.
A lei brasileira já tem um mecanismo para resolver este problema: o motorista que não ceder passagem para os carros de trás, se houver condições para isso, está sujeito a multa. A fiscalização não é muito boa, mas o pedido de passagem costuma funcionar.
Nos EUA as soluções são diferentes: há alguma conscientização feita por patrulheiros rodoviários, e algumas rodovias até adotam a sinalização “Mantenha a direita exceto para ultrapassagens”. Mas aparentemente isso não é suficiente, tanto que o estado de Nevada acabou de aprovar uma lei para tornar ilegal dirigir abaixo do limite de velocidade na faixa da esquerda.
Segundo a polícia local, “a lei não pretende encorajar o excesso de velocidade, e sim manter o tráfego fluido e prevenir casos de discussões de trânsito causadas por motoristas que bloqueiam a passagem na esquerda”. A lei já está vigente desde 1º de julho, e já multou três motoristas que trafegavam abaixo do limite.
Como é uma van de espionagem do FBI?
Esta van marrom do vídeo acima poderia ser uma Dodge Ram 350 qualquer dos anos 1980. Mas não é: ela foi comprada em um leilão da polícia depois de ter sido sucateada pelo FBI, e agora foi novamente vendida pelo eBay.
Seu proprietário, Ginter Senfeldas, fez um vídeo para mostrar mais da van espiã ao mundo. Ao abrir a porta do salão da van, você encontra equipamentos de áudio e vídeo, monitores de TV, baterias de 12 volts e até um “banheiro”, caso o agente precise passar muito tempo ali. Além dos gravadores, a van também tem microfones escondidos nas luzes de posição, nas lanternas e até mesmo nos faróis. No interior da van também há CDs e fitas de uma suposta antiga investigação.