A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Novo recorde em Nürburgring: uma volta completa em Nordschleife… sobre duas rodas

O solo sagrado de Nürburgring Nordschleife testemunhou mais um recorde nesta última quinta-feira (3). Mas desta vez não se trata de velocidade ou tempo de volta: um Mini Cooper da geração passada completou a volta no circuito andando apenas sobre duas rodas.

O autor da façanha foi um piloto-dublê chinês chamado Han Yue e, embora não seja a volta mais rápida com um Mini, nem a maior distância percorrida sobre duas rodas, é a primeira vez que um carro completa uma volta em Nürburgring Nordschleife desse jeito.

À primeira vista pode parecer algo banal, afinal, são apenas 21 km e o recorde mundial de distância percorrida em duas rodas é de 371,07 km. Contudo, o recorde mundial foi feito em um circuito plano e curto, ao redor do estádio Sant’Elia em Cagliari, enquanto a volta em Nürburgring tem uma variação de relevo de quase 300 metros, e cerca de 150 curvas de vários raios e inclinações — incluindo a lendária “Karussell”.

A volta logicamente não foi das mais rápidas: o chinês levou 45 minutos para concluir os quase 21 km do Nordschleife, o que dá uma velocidade média de aproximadamente 37 km/h.

Para conseguir realizar sua volta, Yue preparou o Mini com gaiola de proteção, banco de competição e cinto de seis pontos para mantê-lo firme no comando do carro e um conjunto de rodas especiais e pneus de borracha sólida.

A volta foi transmitida ao vivo pela internet na página oficial de Nürburgring no Facebook, e foi acompanhada por mais de 200.000 pessoas. A transmissão teve que ser interrompida apenas duas vezes, devido às características do relevo naqueles setores, que interferiram no sinal enviado pelo carro-câmera.

Se você estiver com tempo de sobra, pode acompanhar o vídeo completo acima. Aliás, esta também é a primeira vez que um recorde em Nürburgring é transmitido ao vivo — e temos certeza de que não será a última.

Matérias relacionadas

O novo Toyota Supra A90 com motor 2JZ já virou realidade – e em dose dupla!

Dalmo Hernandes

Caminhão de airbags Takata explode no Texas e mata mulher dentro de casa

Dalmo Hernandes

Alfa Romeo Giulia poderá ganhar uma versão perua até 2018

Leonardo Contesini