em 2012 eu parei para assistir a abertura da olimpiada de londres sempre achei essas alegorias uma grande chatice mas daquela vez o negocio seria na capital britanica que se tornou o centro do mundo ha 200 anos e continua sendo o centro do mundo — ainda que voce tente discordar como eu tentava afinal nos ultimos 80 anos o poderio economico dos eua e a explosao industrial chinesa tiraram um pouco o foco do reino unido e fizeram ela parecer tao velha e antiquada quanto uma rainha de 80 anos em um land rover dos anos 1970 liguei a tv a festa começou e como tema da abertura a inglaterra decidiu contar sua historia parecia apenas uma apresentaçao de si mesma para o mundo como se o mundo nao a conhecesse entao veio a revoluçao industrial a locomotiva o tear seus engenheiros seus esforços de guerra winston churchill o renascimento pos guerra a cultura pop beatles rolling stones monty python james bond mr bean sherlock holmes michael caine mini cooper o concorde formula 1 carruagens de fogo queen punk rock david bowie led zeppelin world wide web e tim berners lee logo ficou muito claro o que eles estavam fazendo eles estavam utilizando a tipica elegancia britanica para mostrar de forma sutil aqueles emergentes da china da olimpiada anterior e aos colonos dos eua que o mundo como conhecemos foi inventado por eles e o que nao foi inventado foi aperfeiçoado por eles ou ao menos teve a cumplicidade deles alguem falou da guerra do iraque e isso os britanicos nunca dizem veja seu paspalho nos somos os melhores nao eles fazem melhor e deixam que a mera existencia de suas criaçoes fale por si esse e o caso do novo rolls royce phantom que foi lançado nesta sexta feira 28 sem muito alarde nao houve aquele exibicionismo plebeu de flagras teasers vazamentos duvidosos simplesmente apresentaram o carro e deixaram que sua existencia lembrasse a todos nos o que e um carro de luxo de verdade o que e o luxo de verdade começando por seu design a primeira vista ele parece um facelift do antigo phantom mas ele simplesmente nao poderia ser diferente a imagem da rolls royce e baseada nos conceitos mais tradicionais de luxuosidade mais antigos que o proprio automovel e da mesma forma que os britanicos nao matam a rainha elizabeth elegem um presidente muçulmano e rebatizam o pais como republica unida so porque o mundo esta mudando a rolls royce tambem nao vai construir um carro completamente diferente so porque 2003 parece ter sido ha 30 anos as mudanças foram sutis e sao mais percebidas se voce conhece muito bem o carro antigo ou se colocar os dois lado a lado a dianteira e a mais obvia o conjunto optico abandonou os farois duplos mantendo somente o retangulo horizontal superior mas em vez de lampadas e projetores ele usa laser e espelhos que garantem ate 600 metros de alcance a grade tambem mudou e pela primeira vez em muito tempo nao e mais destacada e sim integrada ao capo porem ainda continua polida a mao assim como os frisos de aço inoxidavel das janelas algumas coisas nao podem mudar nas laterais ele agora tem uma linha de perfil ao estilo de iate como diz a propria rolls mais demarcada que no antecessor ela remete ao porte dos rolls classicos com a traseira baixa e a frente alta e suntuosa e da ao phantom um ar mais distinto e majestoso segundo as palavras da rolls royce concordamos com eles a lateral e seu melhor angulo a traseira ficou mais encorpada porem continua baixa e manteve as lanternas pequenas — agora de led [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155485 155491 155496 155495 155494 155498 ] as mudanças mais revolucionarias aconteceram onde precisavam acontecer e depois que o novo padrao ja estava consolidado foi somente agora que o phantom ganhou uma arquitetura totalmente feita de aluminio e pela primeira vez ele tambem usa um par de turbos em seu v12 voce achava mesmo que lord rolls usaria algo tao banal nao o motor e uma atualizaçao do v12 de 6 75 litros six and three quarter litre outra tradiçao britanica que recebeu novos pistoes sistema de arrefecimento de maior capacidade um novo virabrequim e um novo software de gerenciamento do motor — afinal agora ele tem dois turbos soprando ar nos 12 cilindros como resultado a potencia passou a 571 cv a 5 000 rpm e o torque maximo de 91 6 mkgf ja esta 100% disponivel a 1 800 rpm a rolls royce diz que seria possivel produzir mais torque como os teutopunks da brabus fazem mas isso nao seria adequado ao phantom essa preocupaçao com as boas maneiras do phantom reflete tambem em seu desempenho com o novo cambio automatico de oito marchas a aceleraçao de zero a 100 km/h e feita em 5 3 segundos e a velocidade maxima e de apenas 250 km/h numeros conservadores porque novamente a rolls acha que uma aceleraçao mais rapida e uma velocidade mais alta nao seriam adequadas mas desta vez o motivo real e outro com 2 625 kg 75 kg a mais que seu antecessor ele provavelmente nao conseguiria ser muito mais rapido mesmo apesar do aumento do peso a arquitetura do carro e mais leve e 30% mais rigida — a engorda se deveu as novas tecnologias adotadas no phantom como os proprios turbos e ao aumento das camadas de isolamento acustico que sozinhas pesam 130 kg o desenvolvimento da plataforma levou seis anos e foi feita totalmente pela rolls royce sem nenhum componente compartilhado com a bmw — resultado de uma nova filosofia adotada pela fabricante alema que visa dar mais independencia a rolls — e ela sera usada em todos os futuros rolls royce incluindo o cullinan o suv que a rolls nao chama de suv a suspensao manteve o layout de braços triangulares na dianteira e multilink na traseira porem foi reprojetada para a nova arquitetura e tambem para fornecer mais curso para cada roda os amortecedores trabalham com bolsas de ar no lugar das molas helicoidais e a rolls royce diz que a sensaçao de tapete voador foi levada a um novo patamar para manter o carro competente quando e preciso deixar as formalidades de lado a rolls adotou barras estabilizadoras ativas e esterçamento das rodas traseiras por ultimo o phantom ganhou um conjunto de pneus continental recem lançados que usa um composto mais macio e uma camada interna de espuma que reduz o ruido da rodagem em 9 db e por falar em isolamento e exatamente isso o que a cabine oferece segundo a rolls royce as janelas tem vidros de camada dupla e 6 mm de espessura e o isolamento acustico da cabine usa 130 kg de material para manter o nivel de ruido abaixo de 60 db parece que o ruido mais alto la dentro sera mesmo o relogio analogico as tecnicas de marchetaria ainda estao presentes no acabamento de madeira usado no painel de instrumentos nas portas e nas mesas do banco traseiro os elementos em preto brilhante que voce ve no painel e nas portas sao peças de vidro temperado que podem ser customizadas ao gosto do cliente o painel tambem tem um novo quadro de instrumentos digital e uma tela para o sistema multimidia — que tambem alimenta duas telas retrateis para os bancos traseiros alias para resolver o problema da confrontaçao do moderno com o classico a rolls deu um jeito de criar um sistema que oculta todas as telas exceto o quadro de instrumentos claro as portas traseira suicidas continuam la e sao motorizadas bem como as portas dianteiras [gallery columns= 4 ids= 155502 155499 155486 155476 ] a cabine tem mais alguns toques de luxuosidade — detalhes que mostram porque o rolls e a materializaçao do luxo a parte posterior dos bancos dianteiros por exemplo tem um acabamento de madeira influenciado pela famosa eames lounge chair de 1956 voce talvez nao tenha reconhecido pelo nome mas de uma olhada no google e voce reconhecera [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 155488 155474 155473 155472 155475 155471 155467 155469 ] o revestimento interno do teto poderia usar apenas algum material exotico mas a rolls foi alem e repetiu o teto starlight com pequenos pontos luminosos de fibra optica que reproduzem um panteao estrelado e la na frente no painel aquele espaço normalmente vazio sobre o porta luvas foi usado pela rolls para criar um elemento decorativo chamado the gallery no qual o cliente escolhe uma obra de arte com ares de escultura/mosaico a partida e feita por um botao parte do sistema de chave presencial a chave alias e uma miniatura da silhueta do carro porem ele nao esta em um painel tecnologico e moderno e sim em uma replica modernizada do painel de partida e dos comandos de farois dos rolls antigos apesar de todos estes detalhes toda esta suntuosidade a rolls royce dispensa em toda a sua comunicaçao com o publico qualquer tipo de comparaçao ou de afirmaçao superlativa como aquela apresentaçao dos jogos olimpicos a rolls royce veio mostrou como se faz e saiu sem dizer nada precisa
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