A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novo SUV do Fiat Argo é revelado, os mais vendidos de abril, donos de carros elétricos voltam para a combustão e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Os carros mais vendidos em abril de 2021

Foi divulgada pela Fenabrave a lista dos carros mais vendidos em abril de 2021. E o fim do mês foi movimentado.

Na contramão do mercado, a Fiat Strada apresentou um aumento expressivo nas vendas: foi de 10.268 para 12.581 carros, e segue confortável na liderança. É quase o dobro dos 6.861 exemplares emplacados pelo Fiat Mobi, que vem na segunda posição.

Tudo parecia encaminhado para um pódio 100% Fiat, mas o Hyundai HB20 ultrapassou a Fiat Toro por 167 unidades no último dia do fechamento. O compacto terminou abril com 6.849 unidades vendidas, e a picape ficou com 6.682, na quarta posição.

Outro modelo do grupo Stellantis com bom desempenho em abril foi o Jeep Renegade, que teve 6.634 unidades emplacadas, subindo de oitavo para quinto colocado. Logo atrás, o veterano Volkswagen Gol desce duas posições, passando de quarto para sexto com seus 6.420 carros emplacados. E, novamente depois de muito tempo, à frente do Chevrolet Onix.

A situação Onix é desconfortável. As paralisações em Gravataí (RS), onde fica a fábrica do modelo, o mantém em plena queda – ele agora é o sétimo colocado, com 6.402 carros vendidos. Em março, quando ocupou a terceira posição, o Onix vendeu 7.933 carros. E em fevereiro, quando era líder, o hatchback da Chevrolet havia emplacado 10.261 unidades.

Encerram o top 10 de abril o Hyundai Creta, com 5.544 carros vendidos; o Jeep Compass, que emplacou 5.504 unidades; e o Fiat Argo, que registrou 5.383 unidades – e traz a sete os modelos do grupo Stellantis entre os dez mais vendidos do Brasil.

 

SUV do Fiat Argo é revelado – mas ainda não tem nome

 

 

Falando em Fiat: a fabricante decidiu se antecipar e revelou na tarde de hoje (4) o SUV do Argo. O veículo, ainda sem nome, seria revelado na noite de hoje, durante final do Big Brother Brasil 2021 – será um dos prêmios para o vencedor da edição – mas a fabricante preferiu aproveitar o buzz do realty show e divulgou duas fotos do carro, que apareceu durante o almoço dos três finalistas.

Conforme previsto, as linhas do SUV entregam sua origem em uma inspeção mais criteriosa – o “miolo” é o mesmo do hatchback, incluindo as portas e janelas. Mas dianteira e traseira têm visual exclusivo, embora a dianteira se afaste bem mais da identidade visual original do que a traseira, cujo formato das lanternas e da tampa do porta-malas lembram bastante o que se vê no Argo. Na frente, o destaque fica para o formato afilado dos faróis, que são ligados à grade por um friso metálico (algo que já se vê, com execução ligeiramente diferente, na recém-revelada Toro 2022). Ainda não foram divulgadas fotos oficiais do interior.

O nome do SUV será escolhido por votação popular, em uma espécie de “paredão”. Os três finalistas foram apresentados às opções: Tuo, Domo ou Pulse. “Pulse” foi o favorito dos três, e algo nos diz que também será o favorito do público.

Já há uma porção de informações sobre o veículo conhecidas, como o fato de ele ter motores 1.3 aspirado e 1.0 turbo, o uso do câmbio CVT nas versões mais caras e a adoção do sistema Connect Me da Fiat.

 

Donos de carros elétricos estão voltando para a combustão interna, diz estudo

Enquanto se fala em banir carros novos a combustão interna e fabricar apenas carros elétricos, com fabricantes e governos prometendo concretizar tais planos até 2030, algumas pessoas estão seguindo o caminho oposto.

E não estamos falando de entusiastas rabugentos que não querem abrir mão de queimar gasolina, mas de donos de carros elétricos que, insatisfeitos com eles, estão trocando seus veículos zero-emissão por carros tradicionais.

A informação é fruto de um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, que entrevistou pessoas que haviam comprado carros elétricos entre 2012 e 2018. Uma em cada cinco pessoas disse ter trocado seu carro elétrico por um modelo a combustão, e citou como principal motivo a demora na recarga das baterias.

A situação é agravada porque 70% dos proprietários que fizeram a troca não possuíam acesso àquilo que os entusiastas dos elétricos chamam de recarga “nível 2”, ou seja, de 240V para cima. Nos EUA, a maioria das casas possui conexões “nível 1”, de 120V. Para efeito de comparação, o “Supercharger” oferecido pela Tesla oferece 480V.

Para os pesquisadores da Universidade da Califórnila Scott Hardmann e Gil Tal, responsáveis pelo estudo, seus resultados não invalidam a viabilidade dos carros elétricos como meio de transporte, mas alertam para algo importante: os elétricos evoluíram em potência, desempenho, conforto e tecnologia, mas a forma como eles são carregados está defasada.

“Não podemos presumir que, após comprar um carro elétrico, o consumidor estará disposto a comprar outro”, afirmam os pesquisadores. “O que fica evidente é que isso poderia desacelerar o crescimento do mercado de carros elétricos, e torna a meta de uma frota de carros novos 100% elétrica mais difícil de alcançar.”

 

Nova Ford F-150 elétrica deve reviver nome “Lightning”

A recém-lançada F-150 de 14º geração deve ganhar uma versão elétrica em breve – confirmada pela Ford em setembro do ano passado, ela está prevista para ter sua produção iniciada na metade de 2022 (mais perto do que parece). E agora, de acordo com um documento obtido pela Car and Driver, essa F-150 elétrica trará de volta o nome “Lightning”.

A escolha faz sentido – picape elétrica, eletricidade, relâmpagos… Lightning. Mas também deve provocar ira nas duas gerações de picapes esportivas que receberam a alcunha ao longo dos anos, ambas com motor V8: em 1993, com motor de 5,8 litros e 243 cv; e a segunda em 1999, com motor supercharged de 365 cv no lançamento (depois, passaram a 385 cv).

De acordo com a revista, o documento traz o nome “F-150 Lightning” ao lado de referências ao Mustang Mach-E e à van elétrica E-Transit. A publicação também diz que a nova picape trará vocação esportiva, e que terá mais de 450 cv – em linha com a declaração da Ford na ocasião da confirmação, quando a fabricante disse que a F-150 elétrica seria mais potente que qualquer outra F-150 lançada até aquele momento.

Procurada, a Ford dos EUA limitou-se a reforçar sua satisfação em confirmar a F-150 elétrica e dizer que não comenta lançamentos futuros.

 

Nissan 370Z pode ter saído de linha após 13 anos

Às vésperas do lançamento do novo Nissan Z, o 370Z pode ter, enfim, saído de linha. O carro ainda está no site da fabricante, mas não se encontra mais exemplares disponíveis a pronta entrega e nos sites que comparam preços de carros novos.

Pode ser mais um caso de saída à francesa. Mas, de qualquer forma, a Nissan não está disposta a admitir se for verdade: procurada pela publicação, a fabricante disse apenas que “as vendas do 370Z continuaram em 2021”, aproveitando também para lembrar que a próxima geração será lançada em breve.

Quando fala nas “vendas em 2021”, porém, a Nissan se refere a números ínfimos: apenas 28 exemplares do 370Z foram vendidos nos EUA nos três primeiros meses do ano, e até agora não se sabe de unidades emplacadas em abril.

O sucessor do 370Z, por ora chamado apenas “Nissan Z”, foi revelado como protótipo em setembro de 2020 e pode ter sua versão de produção revelada ainda em 2021, embora a Nissan ainda não tenha confirmado. Ele será movido por um V6 biturbo de três litros da Infiniti, com potência de pelo menos 400 cv.

Matérias relacionadas

A nova geração do Toyota GT86, novo Nissan GT-R chega em 2023, BMW M4 flagrado e mais!

Leonardo Contesini e Dalmo Hernandes

Volkswagen Virtus é revelado – veja todos os detalhes do novo “Polo Sedan”

Dalmo Hernandes

O novo BMW 128ti, McLaren mostra supercarro com motor V6 híbrido, Ferrari F8 Spider no Brasil e mais!

Dalmo Hernandes