Sem dúvida o novo Toyota Corolla foi o lançamento nacional mais antecipado de 2019. Agora, após meses de teasers, flagras e informações divulgadas a conta-gotas, ele finalmente foi lançado ontem (3). E, acredite: a Toyota não estava brincando quando disse que iria elevar o nível de seu sedã médio no Brasil. Tudo para garantir que o Corolla continue firme na liderança — o motor 1.8 híbrido nas versões de topo, e o motor 2.0 com injeção dupla (direta e no coletor), além de uma evolução notável no design deixam isto bem claro.
Correspondendo à 12ª geração, que foi lançada mundialmente em 2018, o novo Toyota Corolla brasileiro segue o visual do modelo europeu – o que não surpreende, visto que o público do carro no Brasil prefere algo mais elegante e conservador. A versão norte-americana tem desenho mais agressivo e esportivo, porém tem uma estética mais “barata”.
O design já era conhecido, mas vale observar que ele se parece muito mais com o Toyota Camry do que a geração anterior, e também trouxe uma silhueta mais esguia e sofisticada. A identidade visual alinha-se melhor com o que a Toyota oferece no resto do mundo. No interior, também não há surpresas: o design é praticamente idêntico ao que se vê lá fora.
Como você deve saber, o novo Corolla é feito sobre a plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma do Prius. De acordo com a Toyota, o carro ficou 60% mais rígido que o anterior, além de ter centro de gravidade 10 mm mais baixo. O Corolla tem 4.630 mm de comprimento (10 mm a mais que o antigo), 1.780 mm de largura (5 mm a mais) e 1.455 mm de altura (20 mm a menos). O entre-eixos continua com 2.700 mm, e o porta-malas segue com 470 litros. O tanque de combustível dos carros com motor 2.0 tem 50 litros, enquanto o 1.8 híbrido tem tanque de 43 litros.
No caso do Toyota brasileiro, as opções de motor são duas: um 2.0 aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm de torque com injeção dupla (direta e indireta, que otimiza consumo e reduz a carbonização no motor), usado nas versões GLi, XEi e Altis – contrariando quem previa o aproveitamento do 2.0 antigo na versão de entrada; e um conjunto híbrido composto por um 1.8 de ciclo Atkinson, com 101 cv e 14,5 kgfm de torque, mais dois motores elétricos que, juntos, entregam 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Ambas as motorizações podem ser abastecidas com gasolina ou etanol.
O motor 2.0 é acoplado à nova caixa CVT Direct Shift da Toyota, que tem dez marchas simuladas, mais uma primeira marcha mecânica, com engrenagem independente. Segundo a fabricante, o recurso melhora a aceleração e reduz o nível de ruído ao sair com o carro. Já o conjunto híbrido utiliza a transmissão Hybrid Transaxle, que funciona com uma engrenagem planetária e, ao contrário do CVT usado com o motor 2.0, não possui aletas para trocas de marcha no volante.
O Toyota Corolla GLi, que parte de R$ 99.990, vem equipado de série com com ar-condicionado manual; ar quente; banco do motorista com regulagem de altura, distância e inclinação; direção elétrica; computador de bordo com tela de 4,2”, central multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay; contrle eletrônico de estabilidade e sete airbags.
Por R$ 110.990, o Corolla XEi 2.0 acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado digital; cruise control; modo de condução “Sport”; chave presencial; partida sem chave; retrovisor eletrocrômico; faróis de neblina com LEDs; e aletas para troca de marchas.
O Corolla Altis com motor 2.0 custa R$ 124.990 e adiciona faróis e lanternas de LED; ar-condicionado dual zone; ajustes elétricos para o banco o motorista; retrovisores laterais rebatíveis; teto solar elétrico; sensor de chuva e o pacote Toyota Safety Sense (com cruise control adaptativo, assistente de mudança de faixa, farol alto automático e frenagem de emergência). A versão custa o mesmo se vier equipada com o conjunto híbrido, mas perde em equipamentos – eles são iguais aos do Corolla XEi, acrescentando apenas os faróis de LED e o Toyota Safety Sense.
Todas as versões podem vir pintadas nas cores Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e Cinza Celestial. A Toyota oferece garantia de cinco anos (antes eram três) e, no caso do modelo híbrido, oito anos para o powertrain.