enfim aconteceu ou melhor ainda esta acontecendo depois de anos de especulaçao o novo toyota supra foi revelado em janeiro e agora que todo mundo ja esta com suas opinioes pre concebidas bem enraizadas começaram a sair os primeiros reviews do carro e nos ja devoramos varios deles ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] estamos falando de um caso atipico a pergunta nao e apenas e ai o novo supra ficou bom mas tambem afinal quao supra e o novo supra isto porque como e impossivel nao saber a esta altura a geraçao a90 do iconico esportivo japones tem origem germanica o novo toyota supra e fruto de uma parceria com a bmw que tambem deu origem a nova geraçao do roadster z4 os dois carros compartilham plataforma todos os componentes mecanicos e alguns botoes do painel entao e natural que haja mesmo esta duvida ainda mais se tratando de um carro que duas decadas atras simbolizava tudo o que havia de admiravel nos esportivos japoneses design matador; um motor seis em linha biturbo de pelo menos 300 cv e com muito potencial de preparaçao; cambio manual e pedigree de competiçao claro com um empurraozinho de velozes e furiosos e need for speed o novo supra agora e fabricado na austria pela magna steyr no mesmo complexo onde e fabricado os bmw serie 5 e z4 o irmao do supra e isto deixa muitos fas receosos quanto a uma possivel perda de identidade portanto foi justamente esta a tematica de todos os reviews que vimos ate agora e provavelmente seria a tematica da nossa propria avaliaçao supondo que um dia o toyota supra a90 fosse vendido no brasil e o que todos querem saber resumindo em um paragrafo pelo que andam dizendo por ai o supra e um excelente esportivo e so peca pela falta de uma transmissao manual e embora ele use exatamente os mesmos ingredientes do bmw z4 a mistura foi executada de forma propria sem interferencia alema e isto e perceptivel mas vamos elaborar um pouco mais o test drive do novo supra foi realizado nos estados unidos no circuito de summit point raceway no estado de west virginia para a imprensa americana com a presença do proprio akio toyota atual presidente da toyota e de tetsuya tada o engenheiro chefe do projeto e ele esclareceu um pouco mais a genese do carro de acordo com tada e isto nao e segredo a toyota so se aproximou da bmw para desenvolver o supra porque era mandatorio que o carro tivesse um seis em linha respeitando a tradiçao do modelo e os alemaes eram os unicos que investiam nesta configuraçao para carros esportivos na epoca em que as negociaçoes ocorreram em 2012 a opçao pelo motor b58 e a plataforma do z4 porem nao foi algo determinado desde o inicio tada foi categorico em afirmar que a bmw ainda nao estava 100% decidida sobre o roadster e foi a toyota quem os convenceu que era uma boa ideia aproveitar os recursos para os dois carros na pratica o novo supra so existe por causa do novo z4 mas esta relaçao e reciproca o z4 tambem so existe por causa do supra tada tambem elaborou a respeito do desenvolvimento em si embora os componentes mecanicos dos carros sejam iguais as equipes trabalharam de forma completamente separada e independente justamente para garantir personalidades distintas ao toyota supra e ao bmw z4 e pelo visto eles conseguiram no supra o motor b58 entrega 340 cv e generosos 50 5 kgfm de torque que aparecem a baixissimas 1 600 rpm ele e acoplado a caixa automatica de oito marchas da zf que e utilizada por diversos fabricantes em diferentes aplicaçoes desde o bmw serie 1 ao atual m5 e aqui ajuda o supra a ir de zero a 100 km/h em 4 1 segundos com maxima de 250 km/h com limitador eletronico a força e levada apenas para as rodas traseiras e um sistema de traçao integral nao sera oferecido nunca https //www youtube com/watch v=wjrnuajik7k com estes numeros o supra ja e o toyota produzido em serie mais veloz de todos os tempos de acordo com tetsuya tada o carro e duas vezes mais rigido que o gt86 e tem um conjunto dinamico quase tao bom quanto o do lexus lfa o supercarro com motor v10 do grupo mas na pratica o que isto produz a impressao inicial foi unanime de cara nota se que o novo supra tem um acerto de suspensao excelente mais confortavel que no bmw e mais segundo o site jalopnik o supra e muito mais confortavel em piso irregular do que qualquer modelo m sem comprometer nada de sua capacidade dinamica o site automobile tambem disse algo nestas linhas no teste em vias publicas dirigindo pelas colinas e em uma rodovia de quatro faixas por cerca de uma hora encontramos o conforto ao rodar e a quietude tipicas de um toyota que ainda deixam transparecer o potencial escondido sob a superficie por outro lado eles fizeram uma observaçao pertinente e um bom carro de passeio mas isto e o que se espera de praticamente qualquer carro a venda hoje entao sem surpresas teriamos de esperar o teste em pista para descobrir a verdadeira essencia do supra ate chegar a pista porem aparentemente o motorista do novo supra tera muito o que apreciar graças a bmw diga se de acordo com a motortrend a parceria com os alemaes fez bem ao habitaculo por dentro o painel do supra 2020 os revestimentos de porta e o desenho dos bancos e diferente do que se ve no z4 mas nao ha como nao perceber todos os comandos de bmw em especial todo o sistema idrive que incluia tambem as fontes da bmw modifica las teria reduzido o orçamento destinado a tornar o carro mais leve e mais rapido nao importa o que voce pense da aparencia a funcionalidade do interior e dificil de criticar todos os controles sao intuitivos e de facil alcance os bancos ajustaveis em 14 posiçoes sao bem confortaveis e fornecem bom apoio com suportes laterais que podem ser ajustados para te abraçar forte na pista e depois deixa lo mais relaxado na volta para casa e toda a parte lateral do console central e almofadada para que os motorista mais altos possam apoiar o joelho mas de nada valeria ter o melhor habitaculo do mundo se a experiencia nao correspondesse a altura pois felizmente parece que a equipe de tetsuya tada fez a liçao de casa segundo tada o benchmark para o desenvolvimento do supra foi o porsche 718 cayman um objetivo acordado com a bmw que tambem queria fazer do z4 um porsche killer para tal apostou se em um entre eixos curto e bitolas largas como elabora o autoblog seu entre eixos 2 47 metros e seu comprimento 4 38 metros sao praticamente identicos as medidas do porsche 718 cayman mas a largura e as bitolas sao mais de 5 cm mais largas como o cayman e diferentemente dos supra anteriores ele so leva duas pessoas embora tenha espaço suficiente para alguem com mais de 1 80 m de altura e possivel sentir o tamanho do supra ou a falta dele do banco do motorista a linha de cintura e alta a area envidraçada e curta e o capo do tipo concha se estende a frente mas nao assusta da mesma forma que outros esportivos com proporçoes semelhantes como o mercedes amg gt ele tambem tem distribuiçao de massas bem equilibrada de 50 50 algo que esta no dna da baviera e possui certa tendencia a fazer curvas de forma esperta e rotacionar a traseira com facilidade em curvas mais longas e arqueadas da para sentir o que o carro esta fazendo atraves do assento do banco e tambem para controlar a direçao do carro com o acelerador que e muito responsivo com isto e possivel descolar a traseira e realizar derrapagens controladas no modo sport com todas as assistencias desligadas o pessoal do the drive reforça esta impressao o carro ataca as curvas de forma afiadissima com a distribuiçao de peso perfeita e com 1 540 kg para empurrar o supra dominou as mais de 20 curvas do circuito de summit point raceway com curvas de raio decrescente e chicanes sinuosas como se fosse um passeio no parque a rolagem da carroceria era minima e todos os momentos graças aos amortecedores adaptativos pressurizados e os freios brembo nao demonstraram sinais de fading mesmo com as frenagens tardias esta ultima linha tambem diz muita coisa a respeito da qualidade de construçao e dos materiais usados a engenharia alema se faz perceber de forma positiva ainda de acordo com o the drive na minha quinta volta no circuito nao apenas me vi levando o supra para cada vez mais perto dos 200 km/h nas retas como tambem desliguei todas as babas eletronicas para bancar o ken block no fim do dia o supra nao demonstrou qualquer sinal de cansaço ou de desgaste ele simplesmente acatava qualquer coisa que eu fizese dando de ombros como se eu estivesse apenas arranhando seu verdadeiro potencial no caminho de volta o supra me presenteou ainda mais com um rodar surpreendentemente comfortavel e decidido levando em consideraçao seu desempenho extraordinario na pista era de se pensar que o conforto ao rodar lembraria a sensaçao de sentar num bloco de granito mas nao foi o caso de forma alguma ele nao apenas demonstrou ser capaz de passar dias acelerando na pista mas tambem mostrou potencial para viajar longas distancias o grande defeito criticado unanimemente e mesmo a falta do cambio manual nao porque o cambio zf e ruim porque ele nao e mas porque o carro simplesmente pede por um pedal de embreagem o que nos traz de volta ao jalopnik que conseguiu sumarizar muito bem muitos carros modernos nao tem um cambio manual tradicional e oferecem uma experiencia eletrizante nao posso dizer que senti falta dele no golf gti com cambio dsg nos porsche com cambio pdk ou mesmo no cadillac cts v ou no bmw m5 mas a historia e diferente quando falamos sobre um esportivo de dois lugares pequeno e agil neste aqui eu me peguei procurando uma embreagem que nao estava la uma alavanca de cambio que nao estava la eu nao faço isto com frequencia aqui a ausencia se faz perceber no supra a falta do cambio manual fica meio deslocada especialmente porque o bmw z4 oferece esta opçao a omissao e talvez o defeito mais sensivel em uma maquina que em todos os outros aspectos e surpreendente e recompensadora quanto a questao principal se o carro e ou nao merecedor do nome supra talvez esta nao seja a pergunta correta a se fazer ao longo de todas as avaliaçoes nos pareceu claro que a toyota realmente se esforçou para dar ao esportivo sua personalidade propria mas ele e um animal diferente de seu antecessor o supra mk4 que e o carro usado como parametro vinha de fabrica com uma pegada mais grand tourer e era transformado em um monstro de pista por aqueles que o modificavam o novo supra ao que parece e um carro mais versatil e que vem pronto de fabrica para arrepiar no autodromo e pela vontade de tetsuya tada principal responsavel por sua criaçao ainda tem potencial para mais
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