talvez voce nao tenha se dado conta mas ja faz 16 anos que os fas do toyota supra estao aguardando uma nova geraçao do modelo foi em 2002 que a quarta geraçao do esportivo saiu de linha e sem deixar um sucessor e nos anos seguintes a toyota parecia mais preocupada em produzir sedas e suv prateados robustos e desalmados [gt40 content tag= jdm widget= 1 ] a historia começou a virar em 2009 quando o atual ceo da marca akio toyoda assumiu a liderança e prometeu fazer carros mais inspiradores e mais esportivos a promessa começou a ser cumprida logo no ano seguinte quando a lexus finalmente lançou o lf a com seu v10 pornografico em 2011 veio o herdeiro do ae86 o gt86 com seu motor boxer peso leve e traçao traseira so faltava o supra o primeiro indicio concreto de que o supra voltaria apareceu em 2014 em um dos primeiros posts do flatout o 81º post dos mais de 7 800 publicados por aqui conhecemos mais a fundo o conceito toyota ft 1 que havia acabado de ser revelado no salao de detroit com perfil de grand tourer — capo longo cabine recuada e traseira truncada — ele parecia exatamente o que se esperava de um supra do futuro tanto que nos e o resto do mundo perguntamos se ele nao seria o novo supra a toyota negou nos primeiros meses e anos mas em 2017 quando os prototipos começaram a cair na estrada para testes no mundo real nao deu mais para disfarçar o ft 1 era mesmo o novo supra faltava so a confirmaçao que veio neste ultimo final de semana enquanto o brasil se distraia com o carnaval com a apresentaçao do carro se aproximando as primeiras imagens do carro ja começaram a aparecer na internet como vimos nesta manha no zero a 300 mas isso nao e suficiente para quem esta 16 anos esperando o retorno do carro por isso decidimos reunir neste post tudo o que ja sabemos sobre o carro — desde seu visual ate suas caracteristicas mecanicas ele esta sendo desenvolvido em parceria com a bmw e sera um irmao distante do novo z4 em 2011 a bmw e a toyota anunciaram uma parceria tecnica que segundo especulaçoes da epoca daria origem ao novo supra nao ha como saber quando o desenvolvimento começou de fato uma vez que sao informaçoes sigilosas mas sabemos que o supra foi todo desenvolvido na alemanha nas instalaçoes da bmw m em munique e proximo a nurburgring a dinamica do carro alias foi toda desenvolvida no lendario circuito alemao ao lado dos novos modelos da bmw m [youtube id= jnyveqhnaay width= 620 height= 350 ] isso porque o supra ira compartilhar a mesma arquitetura do novo z4 com fibra de carbono e ligas de aço de alta resistencia ele sera mesmo parecido com o conceito ft 1 apesar da negaçao da toyota o supra tera muito do visual do conceito ft 1 originalmente feito para a serie vision do game gran turismo nos prototipos camuflados ja era possivel ver o nariz pronunciado as tomadas de ar bastante amplas do para choques dianteiro o teto em forma de bolha dupla e a traseira com spoiler modelado na tampa claro as formas poderiam ser apliques instalados sob a camuflagem mas elas continuaram as mesmas a medida em que a camuflagem diminuia depois com o teaser que a toyota publicou pudemos ao menos confirmar o formato do teto e de parte da traseira e se a imprensa japonesa for bem relacionada com as fabricantes locais como e a imprensa britanica as imagens vazadas em revistas nesta semana entregam que ele sera na pratica uma versao de produçao viavel do ft 1 ele sera menor e mais leve que a geraçao anterior baseado na mesma plataforma do proximo bmw z4 esta nova geraçao do supra ira adotar as dimensoes compactas do roadster alemao s egundo a revista japonesa best car que divulgou um quadro de medidas comparando as cinco geraçoes do supra este novo modelo sera o menor e o mais potente de todas as geraçoes e mais leve que as duas antecessoras ele tera 4 38 m de comprimento 1 85 de largura 1 29 de altura e 2 47 m de entre eixos enquanto a iconica geraçao passada tinha 4 52 m de comprimento 1 81 de largura 1 27 m de altura e 2 55 m de entre eixos o peso sera apenas 14 kg mais leve 1 496 kg do novo versus 1 510 kg do antigo as dimensoes sao praticamente as mesmas do porsche 718 cayman que tambem tem 4 38 m de comprimento 1 29 m de altura e 2 47 m de entre eixos a diferença fica na largura e no peso o 718 tem 1 80 m e pesa 1 405 kg em sua versao gts pdk de 366 cv ele devera usar motores bmw e talvez nao tenha opçao de cambio manual como se esperava de um supra ele tera um motor seis em linha turbo sob o capo mas e pouco provavel que seja um motor japones uma vez que a toyota nao esta produzindo motores l6 no momento o supra ate poderia inaugurar uma nova familia de motores seis em linha porem um documento vazado pelo bmw blog no ano passado revelou que ha uma especificaçao de motores 3 0 turbo destinada ao projeto desenvolvido em parceria com a toyota ou seja este supra o documento ainda mencionava que ele usara duas versoes do motor 2 0 turbo da marca alema e que todos os motores o 3 0 e o 2 0 serao combinados a um cambio automatico de oito marchas e nao havia nenhuma referencia a cambio manual a revista best car publicou a mesma informaçao e foi alem entregando a potencia e o torque do motor seis em linha 340 cv e 41 8 kgfm — exatamente os numeros do bmw 240i o motor 2 0 turbo devera ter a mesma potencia dos modelos 20i e 30i da bmw 184 cv e 251 cv respectivamente ele ira de zero a 100 km/h em 3 8 segundos se o cambio manual nao estara presente ao menos o supra tentara compensar de outra forma entregando desempenho a aceleraçao de zero a 100 km/h segundo a revista best car sera cumprida em 3 8 segundos isso e quase meio segundo mais rapido que o 718 cayman gts e 0 1 segundo mais lento que o audi tt rs e o 991 carrera gts pdk ele sera apresentado na forma de carro de corrida segundo a imprensa japonesa o novo supra sera apresentado como um conceito nao muito conceitual e fantasiado de carro de corrida a ideia e reforçar o apelo esportivo e a ligaçao do supra com o braço esportivo da toyota a gazoo racing por esse motivo ele talvez nao use o logotipo tradicional da toyota o pessoal do motor1 uk conversou com o presidente da divisao gazoo racing shigeki tomoyama e descobriu que o supra talvez nao use a marca toyota em vez disso ele sera identificado como o gr supra que e uma forma de agregar valor a divisao recem criada e que por ora apenas enfeitou alguns sedas da toyota e da lexus embora seu objetivo seja realmente ser uma divisao fabricante de carros esportivos a gazoo racing tambem ja esta trabalhando em componentes de preparaçao que serao vendidos separadamente ele podera ter uma versao hibrida com traçao integral esta nao foi confirmada e ainda soa muito especulativa mas vale a mençao o supra podera se beneficiar do programa da toyota em le mans e acabar com um eixo dianteiro eletrificado para obter traçao integral e um pouco mais de potencia fala se em uma versao de topo para ser lançada mais adiante com 400 cv resultantes do motor 3 0 turbo e do motor ou dos motores no eixo dianteiro [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a produçao começara ainda neste ano o inicio da produçao do supra esta previsto para o segundo semestre deste ano e ele sera lançado como modelo 2019 tanto o supra quanto o z4 serao produzidos na austria pela magna steyr
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.