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Novo Chevrolet Tracker é flagrado com menos disfarces no Brasil
Muitos já devem ter percebido que a Chevrolet gosta de passear com protótipos camuflados para atrair a atenção do público, que fotografa o carro e envia para seus sites e revistas favoritos. As fotos são publicadas e a GM ganha espaço na mídia. Foi o que aconteceu nesta quinta-feira (3): a GM saiu em um comboio de seis Tracker, que estacionou convenientemente em um restaurante no distrito de Quiririm, em Taubaté/SP, a cerca de 40 km da fábrica da GM em São José dos Campos.
O comboio foi fotografado e enviado pelo leitor Rodrigo Andrade, que não teve problemas em se aproximar dos carros para fotografá-los — o que corrobora nossa hipótese de que a GM quer mesmo que eles sejam fotografados. Alguns carros estavam cobertos com capas, mas outros permaneciam somente com a camuflagem básica.
O modelo parece exatamente igual ao apresentado no Salão de Xangai em abril passado, incluindo as rodas, que ganharam acabamento usinado. O novo Tracker ainda não tem data de lançamento, mas essa movimentação dos protótipos indica a proximidade do evento, que deve acontecer entre novembro deste ano e os primeiros meses de 2020.
Ele será equipado com o mesmo powertrain do Onix Plus, um motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm na versão de entrada e poderá trazer ainda o motor 1.2 turbo de 150 cv, ambos combinados ao câmbio automático de seis marchas. (LC)
Nova geração do Golf será apresentada em 24 de outubro
Diferentemente do que se pensava até o início deste ano, a Volkswagen decidiu reservar o Salão de Frankfurt para o lançamento do ID.3, deixando o Golf para um evento separado, de forma que ele não roubasse a atenção do compacto elétrico. Já sabíamos que o Golf seria lançado em outubro, mas agora a Volkswagen finalmente divulgou a data exata: será no próximo dia 24.
O modelo deverá ser apresentado em versões regulares com o motor 1.5 turbo, além das versões GTE, GTI e R — a GTE possivelmente equipada com um motor 1.5 turbo combinado a um motor elétrico, e as outras duas com versões de alto desempenho do 2.0 TSI da Volkswagen, com potência entre 250 e 350 cv.
Apesar da expectativa de que o Golf volte a ser importado para o Brasil nas versões esportivas GTE e GTI, isso nos parece pouco provável. As ações recentes da Volkswagen nos parecem claramente uma reformulação da linha nacional, na qual o Polo GTS será o esportivo de entrada e o Jetta GLI o substituto do Golf GTI. O Golf GTE, por sua vez, parece estar sendo importado como um teste de mercado (também para ajudar a vender as unidades remanescentes da sétima geração), mas ainda que tenha bom desempenho de vendas, a oitava geração certamente será mais cara e ainda terá a desvalorização do Real frente ao dólar para complicar sua situação. Ou ele será uma vitrine tecnológica da VW no Brasil ou simplesmente não será trazido. (LC)
Abarth comemora 70 anos com edição especial do Fiat 500
Com saudades da época em que o Fiat 500 Abarth era vendido no Brasil? Então prepare-se para ficar meio triste: na Europa, onde ainda é oferecido, o pocket rocket acaba de ganhar uma edição especial para comemorar os 70 anos da icônica preparadora.
Mais especificamente, a Fiat criou uma edição especial do Abarth 695, versão mais potente do hot hatch, equipada com um motor 1.4 turbo de 180 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas (ou automático de seis marchas). Ele é capaz de ir de zero a 100 km/h em 6,7 segundos.
O Fiat 695 Abarth 70º Anniversario tem a carroceria pintada de verde “Monza 1958”, em referência ao Fiat 500 Abarth que quebrou sete recordes de velocidade no Oval de Monza naquele ano. A cor é complementada pelas molduras nos para-lamas e saias laterais na cor cinza “Campovolo” , dando ao pequeno Fiat esportivo um aspecto interessante, mas que pode dividir opiniões.
Além da pintura, o 695 Abarth comemorativo recebeu um interessante spoiler traseiro ajustável em 12 posições, com inclinação que varia entre zero e 60°. Bastante grande, a peça foi desenvolvida em um túnel de vento e, em sua inclinação máxima, aumenta o downforce em até 42 kg com o carro a 200 km/h. Quando está totalmente esticada, a peça ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico, e permite que o Abarth atinja sua velocidade máxima de 225 km/h.
O hatch esportivo ainda vem com rodas de 17 polegadas, modelo Abarth SuperSport, abrigando freios Brembo com discos de 305 mm na frente e 240 mm atrás. Por dentro, há bancos específicos da versão e uma plaqueta numerada no painel. O sistema multimídia traz conexão com smartphones Android e iOS e telemetria para track days.
Bacana, não? Infelizmente, porém, a edição especial é limitada ao mercado italiano, onde começará a ser vendida na segunda metade de outubro. Serão feitas 1.949 unidades, em referência o ano de fundação da Abarth. Quem se habilita a importar uma para cá? (DH)
Volvo XC60 e XC90 turbodiesel ganham mais potência com atualização de software
A Volvo anunciou ontem (3) uma atualização de software para os SUVs XC60 e XC90 com motor 2.0 turbodiesel D5.
Com a atualização, o motor D5 passa de 235 cv a 240 cv, enquanto o torque vai de 48,9 kgfm para 51 kgfm. A Volvo não divulgou a diferença em aceleração e velocidade máxima. Além disso, o modo de condução Dynamic é substituído pelo modo “Polestar Engineered”, que traz novos padrões de funcionamento para o câmbio automático de oito marchas: as trocas de marcha são realizadas mais tarde, em rotações mais altas; e mais torque é direcionado para o eixo traseiro.
Os proprietários poderão ir a qualquer concessionária Volvo do País (são 36 no total) para realizar a modificação na ECU, que custa R$ 7.000. (DH)
Land Rover confirma a vinda do Range Rover Velar SVAutobiography, equipada com V8 de 550 cv
A Land Rover confirmou a chegada no Brasil da versão esportiva do Range Rover Velar, a SVAutobiography Dynamic Edition. O Velar com preparação da divisão SVO chega em dezembro pelo preço de R$ 565.000. O SVAutobiography é a única versão do Velar a vir com motor V8, o tradicional motor de 5 litros com supercharger que produz 550 cv e 69,3 kgfm. Isso faz o Velar ir de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e atingir 274 km/h de máxima.
O Range Rover Velar SVAutobiography não é apenas esportividade, o nome “Autobiography” indica o nível de acabamento mais luxuoso no grupo Jaguar Land Rover. No Velar esse nível de acabamento traz bancos de couro Windsor, acabamento em alumínio com textura tridimensional no botão do cambio e nos comandos do ar condicionado e o pacote tecnológico completo da marca.
Essa versão será de produção limitada para o mundo todo e será substituída por uma versão SVR sem o tratamento de luxo exclusivo da linha Autobiography. (ER)
Estudo revela que sistemas de detecção de pedestres tem baixa eficiência
A Associação Americana de Automobilismo (AAA) fez um estudo revelando que itens de segurança ativa para proteção de pedestres não são tão efetivos quanto é divulgado. A associação fez o teste com quatro carros médios de grande volume nos EUA, o Chevrolet Malibu, o Honda Accord, o Toyota Camry e o Tesla Model 3, todos equipados com frenagem automática de emergência com detecção de pedestres.
O teste promovido pela AAA simula situações cotidianas como adulto atravessando a rua, criança atravessando a rua correndo e saindo entre dois carros estacionados, pessoas na beira da rua conversando e pessoas atravessando a rua enquanto o carro entra em uma rua. O teste de adulto atravessando a rua foi o com melhores resultados, com os carros parando em 40% das vezes em velocidade de 32 km/h. Em velocidades mais altas de 48 km/h os carros não pararam.
O teste da criança atravessando a rua correndo teve 89% de falha, os sistemas de segurança não frearam ou desviaram do dummy. A AAA também fez testes durante a noite e comprovou que esses sistemas não funcionam corretamente no escuro, situação onde ocorrem 75% dos atropelamentos fatais. Segundo a associação esses sistemas não podem ser confiados cegamente e é importante o motorista manter atento ao trânsito para evitar atropelamentos.
Nos EUA a quantidade de mortes por atropelamento aumentou 35% desde 2008, em 2017 foram quase 6.000 mortes. Esses sistemas de detecção de pedestres vem sendo divulgados com frequência em comerciais mas os fabricantes não deixam claro as limitações, como a deficiência no funcionamento no escuro. (ER)