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Zero a 300

Novo Volvo C40 no Brasil | McLaren de 2022 é apresentando em Lego | a volta do semi-automático Ford e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Volvo C40 chega ao Brasil por R$ 420.000

A Volvo começou a vender no Brasil o C40 Recharge Twin. O modelo, como sugere seu nome, é uma versão fastback do XC40, equipada apenas com motores elétricos — um em cada eixo — capaz de rodar 450 km e ornada com interior ecologicamente correto ou “vegano”, para usar o termo do marketing. O modelo será trazido em um lote de 200 unidades, que chegam entre o final de março e o início de abril e custam R$ 419.950.

Por interior “vegano”, entenda como “interior sem couro”, material normalmente usado ao menos nos volantes e manoplas de câmbio. Em seu lugar a Volvo adotou um tecido sintético chamado Microtech, feito à base de poliéster reciclado — um dos componentes do couro sintético. Considerando o que se vê nas fotos, o Microtech é, na prática, um “couro sintético”. Além do Microtech, o interior usa um tipo de plástico azulado e tecido de trama macia semelhante ao feltro.

Em termos de conectividade, o C40 tem sistema multimídia e base de informações do Google. O quadro de instrumentos é, claro, digital e reproduz os mapas panorâmicos do Google Maps, enquanto a tela central usa sistema Android com conexão 4G e comandos do Google Assistant.

Debaixo da bela carroceria, o C40 tem dois motores elétricos — um em cada eixo. Juntos, eles desenvolvem 408 cv e 67,3 kgfm e lançam o crossover do zero aos 100 km/h em 4,7 segundos. A alimentação é feita pela bateria de 78kWh. (Leo Contesini)

 

Ford pode relançar a embreagem automatizada – com uma alteração importante

A revista americana Musclecarsandtrucks.com descobriu uma patente registrada pela Ford nos Estados Unidos. E esta patente parece indicar que a Ford está trabalhando em uma transmissão manual sem um pedal de embreagem.

Parece que é uma forma de automatizar a embreagem, como já foi feito no passado, mas com uma novidade: o pedal de embreagem permaneceria. Provavelmente você poderia acionar a embreagem automática e dispensar o uso do pedal, ou usar o pedal como qualquer manual normal. Note que em ambos os casos, a troca de marchas é sempre manual.

É uma forma de tirar o estresse do trânsito, e ainda assim manter o câmbio manual intocado. O Musclecarsandtrucks.com especula uso no no Bronco ou nas versões esportivas ST do Fiesta e Focus. E não deve ser descartada a possibilidade de uso no novo Mustang 2023.

É uma idéia boa, mas se será bem recebida é outro caso. E se for lançada; a patente pode ser tão somente isso; uma patente para proteger a propriedade intelectual de uma invenção já descartada. (MAO)

 

Um Motor TAG-Porsche Turbo de F1 a venda

O motor TAG V6 Turbo. Um motor Porsche financiado por um milionário saudita, e usado exclusivamente na era maluca dos turbos na F1 dos anos 1980, com mais de 1000 cv disponíveis em treinos, a partir de apenas 1,5 litro. McLarens com este motor e livery da Marlboro ganharam dois campeonatos de construtores, três campeonatos de pilotos e 25 corridas. Foi um dos maiores motores da F1, e o que deu o primeiro campeonato a Alain Prost, e o último de Niki Lauda. Uma lenda.

E a Porsche, sendo a Porsche, produziu mais motores do que realmente necessitava; aproximadamente 40 deles. O que significa que até hoje, 40 anos depois quase, de tempos em tempos um deles aparece a venda.

Este, motor número 29, é um deles. Ao contrário de alguns outros vendidos, este motor TAG-Porsche vem com seus componentes internos e seus turbocompressores. Para uma oficina qualificada, este motor inclui tudo o que você precisa para uma reconstrução completa, e pode ser colocado em um carro. Ele apresenta talvez a proposta de swap mais doida de todos os tempos.

Afinal de contas, estamos falando de 1000 cv e 12.000 rpm. Imagine isso. Com todo esse pedigree ainda por cima. Se você tem o dinheiro e os meios de coloca-lo em funcionamento, procure o motor a venda no site inglês Collecting Cars (que tem Chris Harris como um dos sócios).

Eu sei onde iria este motor se fosse meu: Porsche 924 1976 com cara de Porsche 924 1976. E você, onde colocaria este motor? (MAO)

 

Ford GT ganha versão inspirada em protótipos de 1966

O Ford GT está em seu último ano de produção e, para aproveitar o tempo que lhe resta, a Ford apresentou uma nova versão especial inspirada no carro da Alan Mann Racing, de 1966. Batizado Ford GT Alan Mann Heritage Edition, a versão reproduz a pintura vermelha e dourada, com detalhes brancos, usada no Ford AM GT-1 de 1966, um protótipo de baixo peso que foi uma das peças-chave do desenvolvimento do carro em sua jornada para vencer a 24 Horas de Le Mans.

Além da pintura, ele tem seus componentes aerodinâmicos feitos de fibra de carbono sem pintura, uma referência moderna aos materiais de baixo peso usados nos projetos da Alan Mann Racing. As rodas também são feitas de fibra de carbono, enquanto os freios são fornecidos pela Brembo, também pintados de preto e vermelho.

Abrindo a porta e entrando no cockpit, você encontrará mais fibra de carbono exposta e revestimentos de alcantara no volante, painel, teto, bancos e colunas. Os bancos têm costura vermelha e dourada e o logotipo no encosto de cabeça. O vermelho ainda está presente nos paddle shifters.

Os Ford GT40 da Alan Mann Racing nunca venceram corridas de grande relevância, porém o uso de componentes de baixo peso em corridas foi fundamental para o desenvolvimento do GT40 MkII, que foi usado nas 24 Horas de Le Mans de 1966 e conquistou os três primeiros lugares.

Com o lançamento da Alan Mann Heritage Edition, a Ford chega à sétima série especial em homenagem ao passado do GT40 — as outras foram a Ford GT 66, Ford GT 67, Ford GT 68 Gulf Livery, Ford GT 69 Gulf Livery, Ford GT 66 Daytona e Ford GT 64 Heritage Edition. Ainda não há informações sobre quantas unidades serão feitas, mas o carro será aprovado somente para proprietários do Ford GT.  (Leo Contesini)

 

Lego lança kit de McLaren de fórmula 1

Mais uma notícia legal para crianças de todas as idades: o mais recente kit Lego Technic é um modelo de 1.432 peças do carro de Fórmula 1 da McLaren da temporada 2021. Os fãs de F1 podem adicionar esta máquina à sua coleção de veículos em escala em 1º de março. Será vendida nos EUA a US $ 179,99.

O carro de F1 vai ocupar bastante espaço na sua prateleira. Mede mais de 65 centímetros de comprimento, 27 centímetros de largura e mais de 13 centímetros de altura. O estilo inclui alguns detalhes do carro McLaren F1 2022 ainda não revelado: “Os designers da Lego trabalharam em estreita colaboração com a equipe da McLaren Racing, com os dois conjuntos de especialistas desenvolvendo sua versão do carro ao mesmo tempo para a temporada de corridas de 2022”, de acordo com a descrição do modelo do fabricante de brinquedos.

O tamanho grande significa que há muito espaço para incluir detalhes interessantes, como um motor V6 turbo que tem pistões móveis e um diferencial que funciona. Tem direção operacional para você brincar de Daniel Ricciardo. A suspensão também funciona. O modelo vem com decalques para aplicar para deixar o carro igual ao que está na pista.

Devido à complexidade, a Lego recomenda esse “brinquedo” para pessoas com 18 anos ou mais. O modelo vem com um livro belíssimo que além de instruções de montagem, inclui a história por trás da colaboração entre a McLaren Racing e a Lego.

Complexo, mas não o mais complexo. O Lego do Lamborghini Sian tem 3.696 blocos para montar, e o famoso kit do Bugatti Chiron, nada menos que 3.599 tijolinhos Lego para montar. Só de pensar já cansei. (MAO)


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