nas ultimas semanas contamos aqui no flatout a historia da auto union ou melhor das quatro partes que deram origem a ela horch wanderer dkw e audi tambem falamos sobre como a audi acabou prevalecendo e na decada de 1960 comprada pela volkswagen foi a compra da audi que ajudou a volks a fazer a transiçao do ar para a agua no começo dos anos 1970 o volkswagen passat um dos primeiros carros da marca com um motor longitudinal de arrefecimento liquido na dianteira era em essencia um audi 80 com emblema vw na grade e carroceria fastback o motor em questao era um ancestral do conhecido volkswagen ap tambem desenvolvido pela audi e inspirado por um projeto da mercedes benz que por um breve periodo nos anos 1960 foi dona da marca das quatro argolas acontece que a audi nao foi a unica responsavel por introduzir novas tecnologias a linha da volkswagen naquela epoca houve outra marca comprada pela volkswagen em 1969 que pode ser entendida como o elo perdido entre duas eras da gigante alema a nsu temos certeza de que este nome nao lhe e estranho a nsu ficou relativamente conhecida principalmente por dois carros o prinz um dos carros populares mais vendidos na alemanha durante a decada de 1960 e o ro80 um seda de luxo equipado com o motor rotativo de felix wankel lançado em 1967 mas a historia da nsu começou bem antes quase um seculo antes a nsu foi fundada em 1873 na cidade de riedlingen no oeste da alemanha as margens do rio danubio pelo empresario christian schmidt ja em 1880 porem a companhia mudou se para outra cidade neckarsulm mais ao norte onde permaneceu por toda a sua existencia inicialmente a empresa se chamava mechanische werkstatte zur herstellung von strickmaschinen em traduçao literal oficina mecanica para a produçao de maquinas de costura o que nao deixa duvidas de seu ramo de atuaçao nos primeiros anos em 1886 ja bem sucedida com as maquinas de costura a companhia começou a fabricar bicicletas do modelo penny farthing daquelas antigas com uma roda enorme na frente e outra bem menor atras as bicicletas acabaram se mostrando ainda mais rentaveis que as maquinas de costura e por volta de 1892 a companhia de christian schmidt passou a dedicar se exclusivamente a elas foi tambem mais ou menos nesta altura que começou a ser utilizada a marca nsu uma abreviaçao de neckarsulm a cidade onde ficava a sede da empresa [caption id= attachment_230661 align= aligncenter width= 1187 ] uma moto nsu de 1911 que nao era muito diferente do modelo de 1901 exceto pelo motor bicilindrico[/caption] a partir dai foi questao de tempo ate que a nsu desenvolvesse sua primeira motocicleta que foi lançada em 1901 em 1905 veio o primeiro carro que tecnicamente era um triciclo o nsu sulmobil ele tinha um motor monocilindrico arrefecido a ar de 451 cm³ e apenas 3 5 cv naquele mesmo ano porem a nsu começou a fabricar sob licença da belga pipe carros de verdade com quatro rodas e motores de quatro ou seis cilindros em 1906 a nsu começou a investir mais em projetos proprios com quatro rodas e motores mais potentes sempre com dois ou quatro cilindros em linha e potencia entre 10 e 40 cv dependendo da quantidade de cilindros e do deslocamento a produçao de veiculos de passeio foi interrompida para a primeira guerra mundial entre 1914 e 1918 sendo retomada em 1919 sem grandes mudanças tecnicas talvez por isto a nsu nao tenha conseguido segurar as pontas nos anos seguintes sendo obrigada em 1932 a vender uma de suas fabricas a fiat a companhia entao concentrou seus maiores esforços nas motocicletas ate o inicio da segunda guerra mundial em 1939 o pequeno principe como todos sabemos a industria alema sofreu muito com os ataques dos aliados e a nsu foi uma das muitas empresas que tiveram suas fabricas destruidas em bombardeios por todo o pais em 1946 um ano apos o fim do conflito a nsu retomou a produçao de motocicletas com a fabrica ainda em ruinas planejando uma cuidadosa recuperaçao esta começou nos primeiros anos da decada de 1950 mais precisamente em 1953 quando teve inicio a fabricaçao da nsu max uma moto com motor de 250 cm³ comando no cabeçote e construçao monobloco ela era tao boa que em questao de dois anos a nsu ja era a maior fabricante de motocicletas do planeta o sucesso da max certamente teve a ajuda dos recordes de velocidade conquistados com ela culminando em 1956 com uma expediçao ao deserto de sal de bonneville nos eua onde o piloto wilhelm herz tornou se o primeiro a ultrapassar os 322 km/h 200 mph em cima de uma moto https //www youtube com/watch v=4mspmnhttwk enquanto investia nas motos a nsu ensaiava seu retorno ao mercado das quatro rodas este retorno foi concretizado em 1957 quando foi lançado o nsu prinz batizado com a palavra do alemao para principe o pequeno seda de motor traseiro tinha como slogan a frase fahre prinz und du bist konig algo como dirija um prinz e se sinta como um rei era quase ironico nao que ele fosse um carro luxuoso mas as pessoas realmente nao estavam em posiçao de escolher pequeno economico e barato o prinz oferecia transporte para quatro pessoas e uma mala de bagagem em uma carroceria de 3 15 metros com entre eixo pouco maior que dois metros [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 230667 230665 ] o motor era um dois cilindros de 583 cm³ de apenas 20 cv mas apesar de fraco e barulhento era muito elastico economico e duravel a nsu usou nele sua experiencia com motores de moto e deu certo o prinz vendeu bem e a empresa começou a entrar nos trilhos a nsu explorou bastante o sucesso do prinz dando a ele uma versao esportiva com carroceria cupe assinada pelo estudio bertone e tambem um motor mais potente de 598 cm³ e 30 cv que tambem passou a ser usado nas versoes normais com o prinz a nsu finalmente encontrou seu nicho no segmento dos carros o prinz foi seu projeto mais duradouro sendo produzido ate 1972 ja sob o dominio da volkswagen neste periodo porem muita coisa ainda rolou o primeiro wankel em 1961 foi lançada a segunda geraçao do nsu prinz batizada prinz 4 levando em conta alem do primeiro modelo as versoes cupe e conversivel maior e de desenho mais moderno que imitava o chevrolet corvette o novo prinz continuava usando um motor bicilindrico arrefecido a ar na traseira aplicando a velha maxima sobre nao se mexer em time que esta ganhando contudo havia espaço para experiencias assim naquele mesmo ano de 1961 a nsu firmou uma improvavel parceria com uma fabricante japonesa a mazda para aperfeiçoar um novo tipo de motor nele nao havia pistoes bielas virabrequim ou cilindros apenas uma camara semi oval onde rotores triangulares convexos giravam para mover um eixo exentrico sem movimento reciprocante e com muito menos partes moveis os motor rotativo tinha funcionamento mais suave e uma eficiencia energetica muito maior isto e entregava mais potencia com menos deslocamento criado pelo engenheiro felix wankel que trabalhava na nsu durante a decada de 1950 o motor wankel teve seu primeiro prototipo funcional construido em 1957 mas foi so com a ajuda da mazda e do genial engenheiro kenichi yamamoto que a nsu chegou a uma versao viavel para a produçao em serie [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 230669 230670 ] conforme contamos neste post havia certa competiçao entre as duas partes para colocar o primeiro carro com motor wankel no mercado a nsu saiu na frente com o wankelspider conversivel baseado no nsu prinz sport que tinha apenas um rotor e deslocando meros 498 cm³ entregava bons 50 cv de sua parte a mazda havia apresentado em 1963 o cupe esportivo cosmo com um wankel de dois rotores mas os primeiros prototipos so começaram a ser feitos em 1965 com a produçao em serie iniciando se dois anos depois em 1967 ro80 o ultimo nsu a nsu nunca escondeu o carater experimental do wankelspider que teve 2 400 exemplares fabricados entre 1964 e 1967 enquanto isto era desenvolvido outro modelo mais sofisticado o seda nsu ro80 bem maior e muito mais sofisticado o ro80 era um carro de luxo e seu motor de dois rotores com 995 cm³ de deslocamento entregava 115 cv com 4 78 metros de comprimento e um generoso entre eixos de 2 86 m ele era muito espaçoso acomodando cinco pessoas com conforto em termos de design o ro80 estava definitivamente a frente de seu tempo as superficies planas e retilineas a frente baixa e a ampla area envidraçada eram caracteristicas de estilo que so se tornariam comuns em meados dos anos 1970 com sua carroceria aerodinamica coeficiente de apenas 0 35 muito baixo para a epoca e um cambio semi automatico de tres marchas o ro80 era capaz de chegar com facilidade aos 180 km/h apesar de ser um carro bom de dirigir graças ao funcionamento suave e linear do motor e tambem a suspensao independente nas quatro rodas o nsu ro80 logo começou a manifestar problemas de durabilidade na maior parte por culpa do proprio motor wankel que apresentava desgaste acentuado das pontas dos rotores e em muitos casos precisava ser refeito por completo antes dos 50 000 km por conta disto a imagem da nsu acabou ficando extremamente comprometida a ponto de a fabricante chegar perto de falir em ja em 1969 foi quando a volkswagen entrou na jogada comprando a nsu e todos os seus recursos tecnicos e de infraestrutura a fabricante foi legalmente fundida a audi ainda naquele ano completando enfim a metamorfose da auto union na audi que conhecemos hoje embora o nome nsu tenha sido usado por mais alguns anos https //www youtube com/watch v=occ9ni1ym5i a vw nao acreditava no potencial do motor wankel algo que so a mazda soube explorar fazendo dele parte de sua identidade e apostando nos rotativos ate 2012 e acabou aproveitando o projeto do nsu ro80 em um novo modelo o k70 lançado em 1970 embora fosse muito parecido com o ro80 por fora e por dentro debaixo do capo ele tinha um quatro cilindros em linha de 1 6 com comando no cabeçote arrefecimento liquido e potencia que variava entre 75 e 90 cv descontinuado em 1974 foi o k70 que abriu caminho para o volkswagen passat o interesse da volks na nsu estava principalmente na fabrica de neckarsulm mas a produçao do prinz foi mantida ate 1972 como ja mencionamos e o ro80 manteve se em linha ate 1977 vendendo cada vez menos e verdade se no inicio de sua vida chegavam a ser fabricados mais de 7 000 exemplares por ano em 1976 este numero mal chegou a 2 000 logo em seguida a marca nsu foi extinta para sempre
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