o nsx e mesmo um supercarro olhando para sua ficha tecnica e dificil dizer o motor e um v6 sendo que a maioria dos supercarros tem pelo menos dois cilindros a mais; e ele era um carro surpreendentemente confortavel e facil de dirigir — uma das maiores prioridades da honda em seu desenvolvimento no entanto o nsx foi feito para brigar com as ferrari — especialmente a 348 que foi lançada em 1989 e tinha um v8 de 3 4 litros e 300 cv voce diria que a 348 nao era um supercarro em seu tempo provavelmente nao e mais a honda acertou em cheio com o nsx que ate hoje um quarto de seculo depois e um dos carros mais admirados nao apenas pelos fas da marca mas por qualquer um que aprecie um bom esportivo os caras do canal xcar estao de volta ao flatout com um video para la de especial sobre o nsx e eles conseguiram reunir nao apenas um mas tres exemplares a fim de ver o quanto o nsx de primeira geraçao evoluiu em seus 15 anos de carreira — de 1990 a 2005 o que ja impressiona por si so sao belos 15 minutos para quem aprecia um dos melhores esportivos ja feitos no mundo [youtube id= kk4grpt7hcw width= 620 height= 350 ] e claro que o conceito de melhor neste caso significa muito mais que um tempo de aceleraçao de zero a 100 km/h ou velocidade maxima o nsx de primeira geraçao tinha um v6 de tres litros com comando de valvulas variavel vtec 274 cv a 7 100 rpm com torque de 29 mkgf a 5 700 rpm que sim ficava um pouco abaixo dos 300 cv da 348 mas compensava com um acerto de suspensao brilhante carroceria leve o nsx foi o primeiro carro produzido em serie a usar um monobloco de aluminio pesando 1 350 kg ou 40% a menos do que se fosse feito de aço e muita praticidade para um cupe de dois lugares com motor central traseiro ele tinha ate um porta malas atras a carroceria era inspirada nos jatos de caça e tinha uma grande area envidraçada a suspensao alem de bem resolvida era relativamente confortavel bem como os bancos e voce podia usar um nsx diariamente sem maiores preocupaçoes — dirigindo civilizadamente ele se comportava como um carro comum [youtube id= juvkvb3suf4 width= 620 height= 350 ] na verdade ele seria ate mais macio se durante seu desenvolvimento em pista ayrton senna — que graças a seu lugar na mclaren tinha muita proximidade com a honda que fornecia os motores para a equipe de formula 1 — nao tivesse dito que o carro deveria ser um pouco mais firme como contamos neste post o honda nsx tinha velocidade maxima 270 km/h nada mau para 1990 e era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 6 segundos eram numeros equivalentes aos do porsche 911 e da ferrari 348 — o esportivo alemao tinha mais torque 31 6 kgfm porem menos potencia 250 cv por isso acelerava em 5 9 segundos e nao passava dos 260 km/h ja a ferrari com seu v8 de tres litros era somente 0 1 segundo mais rapida que o nsx e superava a velocidade maxima em 5 km/h o nsx era ou nao era um supercarro para quem queria algo mais hardcore a honda apresentou em 1992 o nsx type r quem e fa da marca e ate quem nao e na boa sabe o que a honda quer quando coloca uma letra r ao lado do nome de um de seus carros criar um monstro o mais impressionante e que o motor do nsx type r nao tinha alteraçoes em relaçao ao original no entanto graças a remoçao do isolamento acustico e itens de conforto como ar condicionado e radio alem da adoçao de vidros mais finos e bancos de fibra de carbono e kevlar o resultado 120 kg a menos ou 1 230 kg na balança com isto o tempo de aceleraçao ate os 100 km/h baixou para impressionantes 4 4 segundos [youtube id= g9x69ret9o8 width= 620 height= 350 ] a suspensao mais firme o tornava verdadeiramente veloz em pista ainda que em troca tornasse seu uso diario um tanto mais inconveniente ou simplesmente menos confortavel o que nao impediu que todas as 483 unidades fabricadas exclusivamente para o japao vendessem rapidamente — na verdade alguns ate escaparam para a europa de forma nao oficial em 1997 o nsx ganhou um motor maior e mais potente de 3 2 litros 294 cv e 31 1 mkgf de torque — mas so para o modelo manual que passou a ter cambio de seis marchas enquanto o automatico de quatro marchas permaneceu acoplado ao antigo v6 de tres litros isto o tornou ainda mais competente — tanto que sua primeira e unica grande atualizaçao so veio em 2002 12 anos depois do lançamento por fora a carroceria foi apenas reestilizada com novos para choques e a perda dos farois escamoteaveis algo imperdoavel para alguns dos fas alem disso a suspensao traseira — que assim como na dianteira trazia braços sobrepostos do tipo duplo a — teve a geometria recalibrada o carro tambem ganhou rodas e freios maiores no mais sua essencia permaneceu inalterada da para entender o nsx foi um caso raro de acerto logo na primeira tentativa — seu interior era ergonomico e bem construido sua carroceria era elegante e de eficiencia aerodinamica assombrosa a traseira longa por exemplo garantia que o carro fosse muito mais estavel em alta velocidade e verdade seja dita o motor roncava muito bonito para um v6 nao foi a toa que gordon murray o pai do mclaren f1 teve o nsx como inspiraçao ao projetar aquele que foi por muitos anos o carro mais veloz do mundo — que alias ate hoje e outra prova de que alto desempenho e praticidade podem andar juntos
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