o fascinio que os especiais de homologaçao exerce sobre os entusiastas e universal quem com a cabeça no lugar e capaz de ignorar a ideia de um carro de corrida emplacado e liberado para rodar nas ruas claro nem todos os especiais de homologaçao tem essa pegada mas no caso dos prototipos da categoria gt1 que competiram na segunda metade dos anos 90 era basicamente assim que as coisas funcionavam para disputar a categoria mais alta das provas de longa duraçao naquela epoca os carros de competiçao precisavam dar origem a pelo menos 25 exemplares de uma versao de rua por de rua entenda se com placas e todos os equipamentos de segurança necessarios para rodar em vias publicas na pratica dificilmente tais veiculos poderiam ser utilizados normalmente no dia a dia embora existam alguns entusiastas verdadeiros herois que o fazem ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] alguns sao mais raros o toyota gt one por exemplo justifica seu nome ao ter apenas um exemplar de rua produzido o mercedes benz clk gt r por sua vez teve cerca de 20 cupes produzidos e mais seis roadsters que naturalmente sao os mais valiosos ainda que os cupes sejam mais fieis ao carro de competiçao o mclaren f1 de forma pouco usual nasceu primeiro como carro de rua e so depois virou carro de competiçao e claro houve o porsche 911 gt1 que antes de qualquer coisa nao deixava de ser um 911 foram feitos inicialmente cerca de 20 exemplares do gt1 em 1997 o numero minimo para homologaçao era de 25 unidades mas a fia nao foi exatamente rigorosa na hora de verificar quantos foram produzidas porque no fim das contas o mais importante era garantir que a competiçao aconteceria https //www youtube com/watch v=cckfyrbdlww aqueles carros eram diferentes do primeiro 911 gt1 que competiu em 1996 principalmente por adotarem a dianteira do porsche 996 e nao do 993 como no carro de competiçao a mudança meio que ajudou o publico a digerir a dianteira do primeiro 911 com motor arrefecido a agua que causou certo rebuliço por nao ter os farois redondos que eram tradiçao no 911 mas sinceramente o formato dos farois era so um detalhe porque o 911 gt1 era uma maquina a parte de tudo que a porsche tinha feito ate o momento e possivelmente ate de tudo que a porsche fez depois jamais outro prototipo de corridas foi transformado em porsche de rua o mais perto disso e ainda a milhas de distancia foi o carrera gt e seu motor v10 derivado do projeto abortado da porsche para a formula 1 entao quando um carro como esse aparece e revela todos os seus detalhes praticamente temos a obrigaçao de ver tudo e saborear cada detalhe foi o que aconteceu recentemente a dk engineering empresa que atua como oficina especializada em supercarros raros e tambem como revenda decidiu filmar o porsche 911 gt1 straßenversion que foi vendido recentemente o veiculo ainda esta anunciado no site da loja e o preço nao foi divulgado mas os especialistas residentes da dk engineering fizeram uma revisao completa e garantiram que tudo estivesse nos conformes para a entrega antes disso porem eles aproveitaram para mostrar algumas coisas que normalmente nao se ve nesse tipo de carro a nao ser que voce tenha o seu https //www youtube com/watch v=qaxxj2i28pq uma coisa interessante apesar de toda a aura sagrada que envolve o 911 gt1 assim como outros especiais de homologaçao da epoca a verdade e que ele carregava muito do porsche 911 tanto do 993 quanto do 996 ja que ele foi criado durante a transiçao entre ambas as geraçoes a ideia era oferecer de fato uma experiencia minimamente confortavel e tranquila no dia a dia e isto incluiu o interior completo do porsche 911 993 incluindo ar condicionado e outras amenidades alem de componentes externos do 996 o porsche 911 gt1 era um carro hibrido mas em um sentido bem mais interessante que aquele a que nos habituamos ele era um hibrido do 993 de quem herdava a porçao central da estrutura partes do front clip e o ja citado interior; e de nada menos que o porsche 962 aquele que apesar de ficar na sombra do 917 quando se fala em automobilismo teve uma vida muito mais longa e frutifera em le mans enquanto o 917 venceu em 1970 e 1971 o 962 e seu antecessor direto o muito semelhante porsche 956 colecionaram seis triunfos consecutivos em la sarthe entre 1982 e 1987 sem falar na vitoria do dauer 962 o esforço de fabrica extra oficial de 1994 era natural entao que a porsche aproveitasse a receita ja testada e aprovada do porsche 962 o 911 gt1 herdou toda a porçao traseira incluindo estrutura suspensao e claro o posicionamento central traseiro do motor entao por mais que se chame 911 e para todos os efeitos faça parte da familia ele tem muito mais de prototipo do que seu nome sugere o que claro nao e surpresa para vencer nas 24 horas de le mans de 1998 ele precisava estar a altura de caras como o nissan r390 gt1 panoz gtr1 ferrari 333 sp e os ja citados mercedes benz clk gtr chamado clk lm em 1998 e toyota gt one todos projetados do zero um simples 911 modificado nao seria o bastante o motor do porsche 911 gt1 era claro um flat six uma unidade de 3 2 litros 3 164 cm³ com arrefecimento liquido algo que ainda era considerado sacrilegio por um sequito mais conservador de fas da porsche dois turbos intercooler e quatro valvulas por cilindro na epoca o 911 gt2 da geraçao 993 ainda usava arrefecimento a ar e duas valvulas por cilindro a alimentaçao ficava por conta de um sistema de injeçao bosch motronic 5 2 que tambem era o mais avançado da epoca era o suficiente para cerca de 600 cv na versao de competiçao mais que isso e a fia teria de impedi lo de participar das 24 horas de le mans a versao de rua nao estava sujeita as restriçoes do regulamento mas teve de ser ligeiramente estrangulada para adequar se as normas para emissoes na europa por isso entregava 544 cv a 7 200 rpm acompanhados de 61 2 kgfdm de torque a 4 250 rpm o carro trocava a caixa sequencial do carro de corrida por uma transmissao manual de seis marchas em h e mesmo com interior completo ainda pesava so 1 150 kg o 911 gt1 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 9 segundos de zero a 200 km/h em 10 5 segundos e de zero a 250 km/h em 17 4 segundos numeros aferidos pela publicaçao alema auto motor und sport em um teste que deve ter sido um verdadeiro deleite para todos os envolvidos eles tambem mediram a velocidade maxima 308 km/h https //www youtube com/watch v=lod1cpduqq0 mas isso e o que todo mundo consegue aprender com um pouco de pesquisa bacana mesmo e descobrir coisas que so quem convive com o carro poderia perceber a proximidade com o 911 e sem duvida o mais curioso para abrir o compartimento frontal por exemplo o capo que nao e capo exatamente como em qualquer 964 ou 993 que dividem muitos acabamentos entre si basta abrir a porta do motorista e procurar a alavanca proxima as saidas de ar ela e bem firme e precisa de bastante força para soltar as duas travas que sao bem firmes o que e curioso porque a tampa em si feita de fibra de carbono e extremamente leve e a tampa nao tem um braço de apoio as dobradiças sao hidraulicas e possuem travas para manter o capo aberto automaticamente a estrutura frontal do 911 gt1 e a de um carro de competiçao e a area onde normalmente ficaria o frunk de front trunk ou porta malas dianteiro e dominada pelos dutos do sistema de arrefecimento pelo tanque de combustivel que e o mesmo do 964 e nao do 993 e pelos componentes da suspensao pushrod a bateria fica no meio e o carro da dk engineering recebeu um carregador automatico geralmente usada em carros que passam muito tempo parados e recarrega a bateria na mesma proporçao em que ela se descarrega naturalmente o carregador fica guardado no porta malas mas ha um monitor com tres leds que indicam a necessidade de carga o carregamento em curso e a bateria totalmente recarregada logo atras ficam o tanque de combustivel e seu bocal os pushrods e os recipientes dos fluidos do lado do carona o fluido do limpador de para brisa; do lado do motorista o fluido de arrefecimento entao voce nao vai conseguir guardar nada ali mas ha outro porta malas um volume que precisava ser colocado ali de todo jeito nao so para facilitar um pouco a vida de quem comprasse uma das unidades de homologaçao mas tambem porque o regulamento exigia que o proprio carro de corrida tivesse um compartimento de bagagem a toyota foi malandra e disse que o tanque de combustivel do gt one podia ser usado como compartimento de carga quando vazio e incrivelmente a historia colou para evitar interpretaçoes como essa e represalias a porsche deu ao 911 gt1 um porta malas de verdade atras do motor soluçao ja empregada em outros supercarros de motor central traseiro como o honda nsx surpreendentemente espaçoso ao menos o bastante para uma mala de bom tamanho o porta malas do 911 gt1 vinha com alguns itens interessantes para abrir pressiona se um botao abaixo do painel ele e eletrico e tem um motor razoavelmente barulhento esta vendo estas almofadas elas sao removiveis e podem ser colocadas nos bancos para garantir um pouco mais de conforto ha tambem o triangulo o carregador da bateria que se conecta no pequeno cabo que vimos ha pouco e a ferramenta usada para abrir a tampa do motor sem ela nada feito um detalhe curiosissimo ao abrir a tampa do motor o porta malas vai junto ele e literalmente uma caixa de fibra de carbono instalada na peça melhor nao colocar nada fragil ali o processo de abrir a tampa do motor e relativamente complexo a ferramenta parece uma chave de corda e e encaixada em dois orificios na parte interna das portas de cada lado ha uma trava hexagonal que se abre depois de aproximadamente 13 voltas e meia ouve se um clique bem alto quando o ferrolho se solta e o porta malas so abre depois que as duas travas foram liberadas a tampa apesar de ser feita de fibra de carbono e relativamente pesada para abri la e importante ter apoio em um dos braços e forçar com o outro por sorte as dobradiças tambem possuem travas automaticas atras a presença dominante na parte superior e o plenum do coletor de admissao que recebe ar pelo scoop no teto do seu lado esquerdo o lado do motorista ficam a bomba da direçao hidraulica e o reservatorio de oleo mobil1 5w40 acompanhado do medidor para aferir o oleo e preciso esperar que ele atinja uma temperatura acima do terceiro risquinho no mostrador deixar o motor rodando em marcha lenta por 30 segundos para que ele circule por todo o sistema e so entao conferir com a tampa do motor aberta e possivel admirar o outro lado do 911 gt1 a metade racecar com o boxer de 3 2 litros a suspensao pushrod e o cambio ligado as rodas traseiras para fechar e preciso fazer a operaçao em reverso primeiro soltar a trava usando o pe mante la no lugar e ir descendo a cobertura ate o ponto em que e preciso tirar a perna para continuar fechando uma vez encaixada a tampa empurra se a mesma de volta a posiçao original e nao esqueça de usar a ferramenta para tranca la mais 13 voltas e meia agora no sentido contrario voce nao vai conseguir realizar nenhuma manutençao nesse motor sem equipamento especializado a razao pela qual a dk engineering recebeu da propria porsche o chamado piwis tester iii sistema de diagnostico proprietario da fabricante que usa o leitor obd do 911 gt1 a porta fica no console central ligada a um laptop panasonic que acompanha o kit o laptop possui um programa da propria porsche capaz de ler dados de diagnostico de praticamente todos os seus modelos e indicar o procedimento necessario e ele so roda com a igniçao ligada e o imobilizador desativado [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 289092 289096 ] a chave de igniçao naturalmente colocada do lado esquerdo e exatamente igual a do 993 assim como todo o painel de instrumentos o que muda no habitaculo e o console central exclusivo do 991 gt1 e o revestimento do teto que possui reentrancias para acomodar as cabeças dos ocupantes e no meio tem um enorme ressalto onde fica o duto do coletor de admissao o interior e claustrofobico sim mas tem todo o requinte noventista que se espera incluindo acabamento caprichado em couro e novamente esse carro pode ser um icone de homologaçao mas tem tudo o que qualquer outro 911 da epoca teria botao para o pisca alerta os controles dos vidros no console central que sao motivo de critica em um carro popular mas no 911 gt1 sao mais um bonus do que qualquer outra coisa o comando dos retrovisores eletricos e o botao para tivar o alarme no painel ainda ha os comandos do desembaçador das luzes de neblina e veja so ate um acendedor de cigarros um detalhe e o formato do console que abriga a alavanca de cambio bem mais alto do que em um 911 normal e como a cabine e mais estreita a alavanca do freio de estacionamento foi deslocada para o lado esquerdo do motorista que precisa enfiar a mao entre o banco e a gaiola de proteçao este exemplar tambem ganhou uma camera de re a tela foi instalada pela propria dk engineering e integrada ao painel de forma levemente desajeitada mas e absolutamente essencial em manobras de estacionamento quando nao se ve nada pelo vidro de tras e se esta em um cupe de corrida com 4 89 metros de comprimento [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 289103 289104 ] voce nao ia querer acertar um poste ou coluna no estacionamento do predio iria leia mais sobre o 911 gt1 https //flatout com br/este cara dirige um porsche 911 gt1 de le mans nas ruas e estradas/ https //flatout com br/este porsche 911 gt1 ja venceu corridas e agora pode rodar nas ruas so precisa de um novo dono/
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