a triste noticia de hoje e que ercole spada o designer italiano que embora menos famoso que seus pares da bertone tambem secretamente foi tao influente quanto eles veio a falecer ontem domingo dia 3 de agosto de 2025 aos 88 anos de idade ercole spada trabalhou na casa de design ghia de propriedade da ford na audi e na bmw mas de longe sua fase de maior fama e sucesso foi a do inicio de sua carreira na zagato la criou magnifico aston martin db4 gt zagato o que imediatamente o levou ao panteao mas nao foi so isso claro; eles foram tantos que nos deixam de queixo caido; do sensacional alfa romeo tz2 ao mazda mx3 spada nasceu em busto arsizio perto de milao em 26 de julho de 1937 formou se em engenharia industrial pelo istituto tecnico feltrinelli em 1956 apos o serviço militar ingressou na zagato em fevereiro de 1960 ingressou na ford em 1970 para se tornar designer chefe na casa de design italiana ghia e depois foi para a bmw em 1976 em 1983 spada voltou a liderar uma casa de design italiana desta vez o instituto i de a onde criou uma serie de carros para a fiat e a alfa romeo eventualmente retornaria para a zagato em 1993 mas a empresa era ja uma sombra do que fora; por isso juntou se ao filho paulo spada para criar a spadaconcept uma nova casa de design voltada para o design automotivo e industrial o site de sua empresa diz do mestre ele adorava o cheiro de papel fresco e adorava o som de giz de cera riscando ele sempre se manteve fiel a essas ferramentas maravilhosamente simples que lhe permitiam inventar as formas mais complexas mesmo que nao deixassem margem para tentativa e erro ercole spada disse sobre sua profissao em que foi pioneiro e mestre so mais tarde descobri que era um designer nem percebi que era um profissional de verdade quando comecei na zagato de repente entendi que desenhar linhas bonitas nao basta para criar um carro bonito e preciso considerar o carro o chassi e os componentes e fazer o maximo dentro dessa estrutura em janeiro de 2023 contamos aqui no flatout a sua historia por meio de 10 designs seus que julgamos os mais emblematicos de todas as fases de sua vida desenhando automoveis atualizada onde foi necessario aqui esta ela de novo como nossa pequena homenagem ao grande designer descanse em paz ercole spada ============================================================================== o nome de nosso grande designer de hoje nao poderia ser mais masculino se fosse inventado para um heroi de açao ficticio pense bem ercole spada traduz como hercules espada nao bastasse o mais forte e masculo heroi da mitologia grega ainda por cima o sobrenome falico o jovem ercole spada e o sensacional zanzara a profissao de designer hoje pode nao ser mais tao mascula; nada e os designers hoje sao dedicados a ambiguidade sexual visual e real que e norma entre os jovens largamente assexuados de hoje em dia mas nao quando nosso amigo spada começou a italia dos anos 1960 era um lugar tao diferente de hoje que poderia muito bem ser outro planeta sua carreira pode ser facilmente comparada em termos iguais a dos seus famosissimos conterraneos e contemporaneos giorgietto giugiaro e marcello gandini mas pouca gente o conhece e o que criou um reflexo talvez de sua personalidade um jornalista o chamou de genio recentemente; ele respondeu serio um genio eu nao mesmo eu nao ando por ai achando que sou algo especial nao na epoca de spada os desenhos pertenciam aos empregadores e ele era tao somente um trabalhador assalariado uma mao extra contratada para fazer algo nao importa que este algo fosse arte que depois viraria um produto produzido em massa e vendido guigiaro e depois gandini foram talvez os primeiros a se revoltar com isso e tornar os grandes desenhistas famosos como sao hoje contratados a preço de ouro para comandar estudios giugiaro fez seu proprio estudio por isso ja ercole spada estava contente em continuar desconhecido fazer seu trabalho e so disse eu nunca quis comandar meu proprio estudio para mim tira o foco do que sei fazer de verdade criar automoveis eu trabalhei como freelance entre a zagato e a ford por um tempo mas ficar procurando clientes e redigir contratos definitivamente nao e para mim no escopo de sua obra talvez a melhor comparaçao seja com giugiaro; como ele criou carros esporte italianos nos anos 1960 mas depois moveu se para empresas maiores e produçao seriada como giugiaro suas criaçoes sao influentes em todas as areas do desenho automobilistico e como giugiaro sua carreira encompassa seis decadas dos anos 1960 praticamente ate hoje um famoso outro desconhecido mas de influencia ambos spada começou na zagato em 1960 sem formaçao alguma sabia desenhar mas nao profissionalmente naquela epoca era tudo basicamente feito por artesoes nas oficinas; spada fazia alguns desenhos de sua ideia e depois eles tornavam aquilo algo em tres dimensoes diz ele quando comecei a desenhar carros nunca pensei que me pediriam para comentar sobre eles tantos anos depois; voce simplesmente nao pensa assim e lisonjeiro que as pessoas gostem do meu trabalho mas muitos do que eu criei certamente os da zagato foram feitos muito rapidamente sem pensar muito uma das vantagens da zagato era a sua proximidade com competiçao era a casa de carroceria que voce escolheria para ganhar corridas como fazia a alfa romeo desde antes da guerra ercole spada era um entusiasta do automovel e aproveitou para começar a carreira com dois carros de corrida hoje lendarios https //flatout com br/giorgetto giugiaro uma historia em dez carros/ e esta e a melhor forma de contar a historia de um designes com seus carros como ja fizemos com giugiaro esta aqui a historia de ercole spada em dez carros cronologicamente começando claro por esses carros de corrida hoje famosos alfa romeo giulietta sz coda tronca a sz normal e a de spada coda tronca o alfa romeo giulietta sprint zagato ou sz nasceu como um carro de corrida feito por zagato uma berlinetta de dois lugares com carroceria de aluminio de competiçao baseado no alfa romeo giulietta a zagato acabou construindo 18 desses carros chamados de svz sprint veloce zagato e a versao deu origem a uma versao e produçao o svz era cerca de 120 kg mais leve que o coupe sprint speciale de produçao desenhado por scaglione na bertone no qual era baseado a versao final o sz era inteiramente em aluminio e com janelas de plexiglass um carro leve rapido e caro um dos primeiros trabalhos de spada na zagato foram o aperfeiçoamento do sz mecanicamente parecia que nada mais era possivel fazer no carro entao mais velocidade tinha que vir da carroceria spada decide colocar em pratica a teoria do professor wunibald kamm cortar uma longa cauda com um corte limpo nascia a segunda serie dos sz o coda tronca conta spada experimentamos o alfa com a nova traseira no trecho habitual da estrada percorrer um quilometro em pouco mais de 16 segundos significava que alcançamos uma velocidade maxima de 220 km/h a partir de 1 3 litros eu pensei que tinha cometido um erro com o cronometro mas elio zagato que estava dirigindo confirmou que as rotaçoes maximas realmente aumentaram tz2 um gto em miniatura o coda tronca foi um grande passo em relaçao ao sz e e leva diretamente aos tz tubolare zagato o proximo passo evolutivo dos giulietta/giulia de corrida os tz usavam a mecanica dos alfa romeo mas um chassi spaceframe de tubos bem mais leve e baixo e uma carroceria de zagato claro desenhada por ercole spada o tz2 e hoje um carro reverenciado uma verdadeira mini 250 gto saida diretamente de uma ideia simples de cortar uma traseira longa com um corte reto aston martin db4 gt zagato o segundo carro feito por spada na zagato e um de influencia e fama completamente desproporcional ao numero de carros construidos apenas 23 o aston martin db4 gt zagato o db4 gt era a versao para pistas do db4; tinha um motor de 6 cilindros em linha dohc em aluminio com 3 7 litros duas velas por cilindro taxa maior e 320 cv mas sir david brown queria mais sucesso em pistas depois de ganhar le mans em 1959 e para isso resolveu contratar quem melhor fazia carrocerias de competiçao a zagato spada entao com apenas 23 anos de idade realiza o imortal db4 gt zagato explica que elio zagato um piloto ativo em competiçao exigia que a carroceria fosse minima como peloe sobre musculo sem gordura e que o carro tivesse boa visibilidade para fora e nenhum ornamento liso e aerodinamico com estes principios e fazendo de tudo para reduzir a area frontal que influi diretamente na velocidade criou talvez sua maior obra o peso era menor tambem claro um db4 gt pesava 1308 kg; o zagato 1250 kg sua capacidade de aceleraçao e velocidade pareciam inacreditaveis em 1961 0 100 km/h em menos de seis segundos e final de 250 km/h uma lenda imediata mesmo antes de competir lancia fulvia sport zagato em 1962 a zagato muda para uma nova instalaçao industrial focada agora em estampados e carrocerias produzidas em serie la tudo muda de metodo a escala do trabalho mas spada esta pronto e ali que desenvolve seu proprio estilo muitas vezes controverso um exemplo claro disso e este carro criado como um cupe caro com base no fulvia hf de rali com traçao dianteira e um compacto v4 o fulvia sport zagato nao agradou todo mundo de cara; ainda nao estavam prontos para isso ] mas com o passar do tempo hoje e considerado um dos maiores classicos da lancia diferente influente e belo mas sem seguir a moda vigente seria a marca registrada dele dali adiante zagato zanzara ercole spada manteve um so carro que desenhou por toda sua vida e exatamente este o estranho mas sensacional e extremamente criativo zanzara disse ele para a c&sc em 2013 era uma ideia que estava rondando minha cabeça no meu tempo na zagato fui inspirado pelo lotus seven eu admirava profundamente a simplicidade do design dela o fato de que e simples leve facil de fazer e aquela velha maxima de chapman que cada peça tem que ter pelo menos duas funçoes nao uma zanzara significa mosquito em italiano um nome que obviamente tem tudo a ver com o veiculo usando como base o chassi plataforma completo do fiat nuova 500 de giacosa uma carroceria minima de fibra de vidro foi desenhada por spada o motor bicilindrico arrefecido a ar foi ligeiramente preparado para 30 cv e o carro aos 80 kg a menos que o 500 pesava apenas 409 kg em ordem de marcha segundo spada criado numa epoca em que estava saindo da zagato 1969 spada gostava tanto do carro que pretendia abrir uma empresa para fabrica lo ele mesmo comprando chassis da fiat e fazendo uma carroceria de fibra como uma puma italiana mas o desenho embora seu era propriedade intelectual da zagato que nao permitiu a aventura de seu empregado uma pena; pelo menos ercole manteve o seu zanzara vermelho pessoal pelo resto de sua vida hondina youngstar somente um outro zanzara existe verde de propriedade da zagato a empresa eventualmente venderia o desenho para um concessionario honda italiano que o vende com o nome de hondina youngstar e com o motor tambem bicilindrico arrefecido a ar do honda n360 alfa romeo junior z na mesma epoca do zanzara a zagato e convidade a criar mais um carro de produçao para a alfa romeo e olhando o futuro spada faz dele um cupe extremamente interessante e futurista para 1969 era baseado no giulia junior o junior aqui significando o menor motor dos giulia um incrivelmente bravo 1300 cm³ de 100 cv o designer diz hoje que e seu carro preferido e influente com certeza a honda admite ter inspirado o seu primeiro crx diretamente neste carro a maneira como inovou no desenho do scudetto da alfa e inesquecivel e formado pela borda de duas peças de plexiglass que formam a frente do carro cobrindo os farois ercole spada pode nao gostar de ser chamado de genio mas este carrinho definitivamente e genial https //flatout com br/o alfa romeo 105 zagato alfaholics de gordon murray/ outra pessoa famosa gosta muito do carrinho gordon murray o famoso engenheiro e desenhista pediu para alfaholics criar um modernizado e agora usa ele todo dia ford gt70 contratado pela ford depois de sair da zagato foi alocado principalmente na ghia entao propriedade do gigante americano mas participou de varios projetos e viajou o mundo inteiro; diz que de repente se sentiu no topo de sua carreira mas nenhum carro que desenhou na ford chegou a produçao o que era um contraste forte com a zagato onde tudo que fazia acabava real so conhecemos um carro dele desta epoca o gt70 criado pelo incansavel stuart turner da ford inglesa o carro visava competiçao de rali onde o escort de repente nao era mais competitivo frente ao porsche 911 e o alpine a110 era um carro de motor central traseiro um v6 ford cologne de 2 6 litros vindo do ford capri acoplado a um transeixo manual de cinco marchas da zf e preparado para render ate 240 cv em competiçoes o programa nao foi adiante porem; em 1973 aparecia o lancia stratos de gandini na bertone tambem v6 central traseiro ainda que transversal e fabricado pela fiat sob desenho ferrari o v6 do dino foi um grande sucesso iso varedo a iso voce vai lembrar era um fabricante de motonetas que teve algum sucesso com um microcarro nos anos 1950 a isetta que foi fabricada inclusive aqui no brasil sob licença https //flatout com br/conheca todos os iso grifo/ mas nos anos 1960 embarcou na aventura de fabricar gt’s de alto preço e desempenho usando engenharia de giotto bizzarrini e motores chevrolet v8 renzo rivolta acostumado com alta produçao investiu em estampos e dispositivos para volume alto de produçao o que nao aconteceu renzo infarta e morre e seu jovem filho piero tem que continuar a empresa peiro rivolta e o varedo uma de suas ultimas tentativas e o varedo um carro para seguir a moda de motor central traseiro iniciada pela lamborghini com o miura e seguida pela ferrari berlinetta boxer maserati bora e ate de tomaso mangusta e pantera o varedo teria transeixo zf motor ford cleveland v8 de 5 7 litros e 325 cv e carroceria em fibra de vidro de baixa produçao finalmente o desenho da carroceria foi um trabalho freelance encomendado a ercole spada de novo um carro controverso a frente de seu tempo infelizmente nunca entrou em produçao a empresa fechando em seguida apenas um carro existe bmw 5 series e34 em 1976 depois de uma passagem rapida pela audi nosso heroi começa uma das epocas mais felizes de sua vida como designer da bmw em munique gostou de tudo la; da cidade ao ambiente de trabalho o serie 7 e32 seus dois carros mais famosos na bmw sao hoje classicos e os ultimos bmw de uma era depois deles o e36 veio com ponto h mais baixo e um tipo novo de bmw sao primeiro o segundo serie 7 o e32 de 1987 foi seguido de perto pelo terceiro serie 5 o e34 ambos fecham com chave de ouro uma era classica de desenho da bmw fiat tipo / tempra em 1983 spada voltou a liderar uma casa de design italiana desta vez o i de a institute onde projetou uma serie de carros compactos e luxuosos para a fiat o primeiro de 1988 e o tipo nao muito inovador externamente mas um incrivel projeto de interior e carro barato limpo em seguida fez outro grande conhecido nosso o tempra os trabalhos dele desta epoca mas sobrios e retos sao de qualquer forma memoraveis o lancia dedra e kappa sobressaem ainda que a lancia estivesse num vies de descida que nunca mais saiu o seminal e amado alfa romeo 155 tambem vem direto da pena de ercole spada durante sua estada no instituto i de a spada competiu e conquistou grandes contratos de design da fiat colocando o em competiçao direta com seu colega designer italiano mais famoso sempre rival giorgetto giugiaro ferrari fz93 em 1992 retorna a zagato e traz consigo uma nova energia criativa que revitalizou por algum tempo o carrozzieri entao decadente so sairia de la para formar com seu filho tambem designer a empresa independente spadaconcept em 1993 um cliente de longa data de ferraris chamado roberto tonali tem um pequeno acidente com sua testarossa gostava do carro mas nao de seu estilo resolve naquela tradiçao maravilhosa da italia encomendar uma carroceria exclusiva ao inves de consertar a velha a casa que escolheu claro foi a zagato de ercole spada ele queria algo unico e de preferencia nao em forma de testarossa ele conseguiu o que pediu e muito mais foi chamada de fz93 ferrari zagato 1993 e como acontece com muitos designs de nosso amigo spada foi recebido nao muito bem em sua estreia no salao de genebra mas hoje parece muito mais bonito e normal que em 1993 isso foi interessante ele sorri eu sabia que iria surpreender as pessoas mas para mim a testarossa era muito pesada eu queria muito remover aquela sensaçao de massa nao importava que nem todo mundo gostasse eu estava acostumado com isso muitos dos meus designs so foram apreciados anos depois de faze los e se voce olhar para os supercarros de hoje pode ver elementos que estearam no fz93
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