Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
Kenneth Paul “Ken” Block, 1967-2023
“É com nosso profundo pesar que podemos confirmar que Ken Block faleceu em um acidente de snowmobile hoje.
Ken era um visionário, um pioneiro e um ícone. E o mais importante, pai e marido.
Ele fará uma falta incrível.
Por favor, respeite a privacidade da família neste momento de luto.”
Ken Block realmente foi um visionário. Em um país sem tradição ou paixão pela sua forma preferida de esporte-motor, o Rali, ele se tornou um ícone conhecido mundialmente. Block também foi um dos cofundadores da indústria de calçados DC Shoes. Depois de vender sua parte nessa empresa, Block mudou seu foco de negócios para a Hoonigan Industries, uma marca de roupas para entusiastas de automóveis. Até ontem, era o coproprietário e “Head Hoonigan In Charge” (HHIC) da empresa.
Ele também competiu em muitos eventos de esportes de ação, incluindo skate, snowboard e motocross.
Como piloto de Rali sua carreira começou em 2005. Embora fosse relativamente bem-sucedido nele, o esporte era de segunda linha nos EUA; mesmo com os esforços de empresas como a Subaru (que colocou Block e Travis Pastrana na sua equipe “Subaru Rally Team USA”), ainda era um esporte menor em termos de patrocínios e valor financeiro.
Em 2008, tenta algo diferente. Produz um filme onde ele dirige seu Subaru de rali de uma forma divertida, violenta, mas precisa, em constante derrapagem e com muita fumaça de pneu. Passava incrivelmente perto de obstáculos diversos, de lado, em derrapagem controlada; era uma forma de tornar mais dramático e visível tudo que é interessante nos ralis. É um sucesso imediato no Youtube.
Depois, em 2009, no Top Gear, Block levou James May para um passeio no estilo Gymkhana na sua pista particular de acrobacias no Aeroporto de Inyokern, na Califórnia, e pronto: sua imagem como um novo Evel Knievel moderno foi selada também no público mainstream. O resto conhecemos bem. Suas Gymkhanas no YouTube são incrivelmente populares, com milhões de espectadores que esperam ansiosamente cada iteração.
Por onze anos e oito Gymkhanas (as duas primeiras foram com Subaru), era associado com a Ford, que forneceu carros lendários: o Mustang RTR “Hoonicorn”, a Ford F-150 “Hoonitruck”, uma série de Fiestas de rali, e até um Ford Escort RS Cosworth.
Em 2021 a parceria acabou, e dois novos patrocinadores apareceram: a Subaru, para as Gymkhana 11 e 12 (agora com o amigo e parceiro Travis Pastrana), e a Audi, que inauguraria a era eletrificada de Block. Seu último video publicado permanecerá o Eletrickana, em Las Vegas, usando o Audi S1 Hoonitron, um elétrico criado para ele pela Audi que evoca o lendário carro de rali grupo B, o Quattro S1.
Era um clássico tipo de pessoa para qual não há palavra na língua portuguesa, um stuntman, um daredevil, um showman. Também foi um esportista sério, e um empresário de sucesso; uma pessoa que não deixava o medo impedi-lo de ir adiante e realizar grandes coisas.
Mas ontem, dia 2 de janeiro de 2023, finalmente esta sua capacidade de sempre estar no meio de atividades radicais finalmente o alcançou de forma definitiva, aos 55 anos de idade. O acidente aconteceu perto de seu rancho em Woodland, Utah. O departamento do xerife do condado de Wasatch relatou que seu snowmobile capotou em uma encosta íngreme e caiu em cima dele. Block foi declarado morto no local do acidente.
Certamente nunca imaginou viver tanto; mas para todos nós, uma perda irreparável. Godspeed, Ken Block, e que a luz da face do Senhor, que agora te ilumina, também reconforte toda sua família, neste momento de dor. (MAO)
Harley-Davidson Sportster S vem para o Brasil
A verdadeira Sportster, a moto refrigerada a ar que era basicamente a mesma desde 1986 (e podia ter seu passado traçado diretamente até a Sportster original de 1957) na verdade parou de ser produzida em novembro de 2022. Esta foi talvez a Harley-Davidson que mais fez para cobrir o vale que sempre existiu entre os motociclistas “normais” e os fãs da marca de Millwaukee. Meio que traduzia o dialeto Harley, numa motocicleta relativamente normal e de bom desempenho.
Era também, por muito tempo, em sua versão 883, a mais barata das Harley; servia como uma porta de entrada para a marca. Parece incrível, mas em seu lançamento em 1957, a Sportster era também uma das mais velozes motos do mundo. Mas o mundo mudou e a Sportster não; por muito tempo isso era seu mote de venda, ser algo tradicional. O mundo mudou de novo, porém, e agora temos uma nova Sportster.
A nova Harley-Davidson Sportster S foi apresentada em julho de 2021, a segunda moto a utilizar o novo e moderno motor Revolution Max, que também equipa a aventureira Pan America. E agora, a Harley confirma que chegará ao Brasil este ano.
A moto é toda nova. Remete muito, na verdade, às V-Rod, e pouco da antiga Sportster sobrou. Não é à toa: o conceito básico de 1957 já não tinha lugar no mundo moderno, por mais modernizado e alterado que fosse.
O motor Revolution Max é um bicilíndrico em V de 1.252 cm³, 121 cv a 9500 rpm e 12,9 mkgf a 7.500 rpm. O câmbio tem 6 velocidades e a transmissão final é feita por correia, tradição Harley. Pesa 228 kg e a velocidade máxima declarada é de 220 km/h.
O amortecedor traseiro é único da Showa, regulável, com reservatório remoto; na frente o garfo invertido é da mesma marca. As rodas têm 17 polegadas na dianteira e 16 polegadas na traseira, e os pneus são Dunlop GT503. O freio é Brembo, disco simples de 320 mm e 4 pistões na frente, 260mm e dois pistões atrás.
Ainda não há notícia do preço, mas a moto chegará as concessionárias da marca no Brasil ainda no primeiro trimestre de 2023. (MAO)
Chevrolet Malibu pode não morrer em 2024
As notícias da morte dos sedãs nos EUA, parece, foram exageradas. Claro que estão em baixa; mas esta forma eficiente de transporte ainda é procurada, bem, por todos que querem tão somente se transportar eficientemente. Frotas, por exemplo, mas não só elas.
Se os boatos vindos dos EUA estiverem corretos, o Chevrolet Malibu, um dos últimos sedãs baratos daquele mercado, que devia acabar em 2023/2024, deve ganhar uma nova geração.
O site GM Authority afirma ter uma fonte interna que diz que uma nova geração está prevista para 2025, possivelmente usando uma versão modificada de sua plataforma atual.
O motivo parece claro: até outubro de 2022, as vendas de Malibu aumentaram 148% em relação a 2021. A Chevrolet relatou 79.799 unidades vendidas nos primeiros três trimestres do ano, enquanto apenas 39.376 Malibus foram vendidas para todos de 2021.
Em comparação, está vendendo mais que vários SUVs Chevrolet, incluindo Blazer, Traverse, Trailblazer, Suburban e Tahoe. Também está batendo a picape Chevrolet Colorado (prima da nossa S10).
Mas olha só: o Malibu ainda está muito atrás do sedã mais vendido, o Toyota Camry, que registrou 214.403 vendas até outubro de 2022. O mercado, agora menor, parece estar pegando os modelos que restaram com fúria. Quem se atrasou em matar este produto “sem futuro” acabou se dando bem. Ouviu, dona Ford? (MAO)
Veja os segredos da perua Subaru de Travis Pastrana em video
Quase na véspera do dia em que tivemos a terrível notícia da morte do seu fundador, Ken Block, a Hoonigan lançou mais um video. Desta vez não é um em ação e pneus sendo reduzidos à fumaça como na sua tradição.
É na verdade um time-lapse da montagem do mais popular carro atual da empresa, o Subaru GL wagon “Family Huckster” 1983 que Travis Pastrana usou no último filme Gymkhana. O Subaru, apesar de por fora parecer um lerdo e antigo Subaru de 1983, é claramente algo muito especial, um carro de competição, projetado e construído para uma missão bem específica.
E agora podemos ver em detalhes como ele é por baixo da hilária e divertida carroceria. Quase uma homenagem ao falecido Block, sem o qual nada disso seria possível. E uma forma de se ficar um pouco menos triste no dia de hoje. Que legado este cara tem! (MAO)