enzo ferrari me respeitava muito porque sabia que eu era um entusiasta do automovel apaixonado como ele proprio ele dizia carro tem que ser feito por gente apaixonada por carro gente que faz por dinheiro traz a ruina para o automovel e para si mesmo nicola materazzi nicola materazzi o engenheiro italiano criador do lancia stratos ferrari 288 gto e f40 que faleceu dia 24 de agosto aos 83 anos de idade nao era exatamente um milionario nem e realmente famoso; pouca gente mesmo no meio do automovel ouviu falar mais do que essa frase ai em cima em relaçao a ele nao era dono de empresas seu nome nunca esteve em nenhuma fachada e em nenhum carro; era um funcionario sempre uma ajuda contratada para resolver problemas e fazer coisas longe das grandes decisoes e do grande esquema das coisas mas ainda assim a gente fica bobo de ver o que ele foi capaz de fazer e a diferença que sua vida fez na vida de tantas outras pessoas que nem o conheceram era na verdade apenas um senhor aposentado agora um velhinho simpatico e que nunca teve muitas ambiçoes alem de criar carros fantasticos era tambem voraz leitor; nicola materazzi deixa para tras nao somente os carros que criou mas uma vasta biblioteca amealhada por toda uma vida de mais de 12 000 livros cerca de 8 000 no tema automovel morreu velhinho em meio a seus livros depois de uma vida cheia de feitos incriveis no seu campo de atuaçao uma morte boa sim uma perda para a gente que fica mas e inevitavel ne a morte e parte integrante da vida e faz parte da jornada de todos dos que partem e dos que ficam melhor a gente comemorar a vida dos que passam nao lamentar a morte esta vem para todos inevitavelmente e afinal de contas e dai que nunca ficou rico ou famoso sem ter realizado nada interessante ou importante fama e fortuna trazem algum conforto fisico e so nao te ajudam a dormir tranquilo de noite cansado de um dia de trabalho mas feliz por te lo bem feito materazzi dorme agora o sono dos justos o engenheiro materazzi nascido em caselle pittari na provincia de salerno em 1939 materazzi sempre foi apaixonado por carros e literatura; a historia que conta e que seu pai um medico lia para ele livros desde que tinha 3 4 anos de idade a seu pedido [caption id= attachment_321875 align= aligncenter width= 999 ] stratos seu primeiro carro inteiro [/caption] apos o colegial ele passou os veroes de 1964 e 1965 em estagios na refinaria mobil oil perto de napoles onde aprendeu sobre combustiveis e oleos; um conhecimento que lhe ajudaria a vida toda quase uma formaçao inicial perfeita para o engenheiro que foi depois de se formar na universidade de napoles passou um ano trabalhando como professor assistente ate se mudar para a lancia para trabalhar com calculo isso e outra sorte de nosso heroi ao trabalhar primeiro na teoria com calculo antes de mergulhar no mundo caotico de tentativa e erro da engenharia experimental e das competiçoes lhe deram a base teorica necessaria para depois se sobressair seu gosto pela leitura tambem ajudou nisso sempre se aprofundava em qualquer assunto lendo sobre ele e caiu numa area pioneira fazendo calculos de chassi suspensao e direçao para os lancia flavia e fulvia debaixo do grande francesco de virgilio participou tambem nos primeiros calculos por computador da industria mas logo a veneranda tradiçao de engenharia da lancia mudaria drasticamente em 1969 a fiat comprava a casa de turim francesco de virgilio reconhecendo o talento dele coloca o jovem materazzi para desenvolver a nova arma de rali da marca o stratos com uma carroceria em cunha altamente psicodelica de gandini na bertone o stratos e talvez um dos mais incriveis e improvaveis carros de rali que ja existiram usava o motor ferrari dino v6 de 2 4 litros em posiçao transversal e central traseira num carro extremamente curto medindo apenas 3710 mm num entre eixos de 2180 mm tudo para extrema agilidade e velocidade em rali foi um imenso sucesso o trabalho de materazzi neste carro abre as possibilidades de sua carreira; aprendendo a lidar com competiçoes onde a velocidade das soluçoes e evoluçoes era muito maior e somando sua vasta experiencia teorica com as possibilidades de teste de varias soluçoes que o meio de competiçao permitia o talento dele floresce trabalhando em competiçao materazzi se sentia livre para fazer de tudo e mover se sozinho entre empresas e dentro delas [caption id= attachment_321882 align= aligncenter width= 999 ] statos silhouette grupo 7 turbo[/caption] e outra sorte acontece para a pessoa certa assume o desenvolvimento do stratos silhouette uma versao de pista para o grupo 7 da fia este carro teria um turbocompressor o que em 1977 ainda era uma novidade absoluta principalmente na italia o projeto nao iria para frente pois debaixo da fiat a lancia perderia a autonomia de escolher onde competiria em breve inclusive ate em rali se retirou em favor do fiat 131 abarth que perdia facil contra todo stratos que aparecesse mas o projeto serviu para que materazzi se dedicasse aos turbocompressores teoria pratica e as diferenças entre os fabricantes do equipamento cedo descobriu que embora o equipamento tivesse sido inventado na suiça e os alemaes da kkk tenham tomado a frente do desenvolvimento os turbocompressores japoneses da ihi eram melhores e mais precisos e os japoneses mais focados nas necessidades dos clientes e nao nas de sua empresa nao e a toa que tanto a 288 gto quanto a f40 tem turbocompressores ihi materazzi se tornou o maior especialista italiano em turbo e depois de trabalhar na osella a compra da lancia pela fiat e o começo do desprezo de materazzi pela cultura corporativa e o foco em dinheiro acima da excelencia tecnica de empresas grandes como ela publica um grande e extenso artigo tecnico sobre turbocompressores na publicaçao italiana gazzetta dello sport enzo ferrari le o artigo e e assim que materazzi acaba na ferrari em 1980 o 288 gto e o f40 o que ocorre em seguida e um verdadeiro conto de fadas tao perfeito que parece mentira de um lado um velho enzo ferrari que ja com mais de 80 anos de idade sabia que nao estaria aqui por muito tempo de outro experiente mas 40 anos mais jovem materazzi os dois fariam dois carros juntos que talvez ate hoje simbolizem o maximo da famosa marca de maranello [caption id= attachment_321873 align= aligncenter width= 999 ] enzo em seu escritorio ja velhinho um ultimo carro chamado f40[/caption] maranello nasceu e criou carros fantasticos sempre por focar em competiçao e dos carros de competiçao criar carros de rua caros e lendarios mas em 1969 com a participaçao de 50% da fiat enzo so podia decidir sobre o reparto competizione os carros de rua passavam a ser cada vez mais carros de rua mesmo separados de competiçao e da dureza e foco que isso trazia nas palavras do proprio enzo os ferrari de rua tinham se tornado carros exageradamente burgueses mas ele nao podia fazer nada a historia a seguir e sensacional por ser perfeita o seu novo engenheiro de competiçao nicola materazzi era como ele o entendia e concordava com ele eu nao trabalhava para a ferrari trabalhava para enzo ferrari disse materazzi os dois conversavam diariamente materazzi entao fazendo o projeto do motor do lancia lc2 do grupo c e numa dessas conversas enzo lhe conta do 308 biturbo que estavam planejando para as ruas 330 cv materazzi ri e diz maos para cima gesticulando como so um italiano faz ingegnere isso precisa dar no minimo 400 cv ferrari olha para ele e diz entao ta pode fazer voce [caption id= attachment_321889 align= aligncenter width= 999 ] o 288 gto[/caption] ferrari empurra sua vontade ao conselho da empresa mais uma vez se aproveitando que o novo ferrari correria no grupo b e portanto precisava ser um carro de corrida primeiro e o 288 gto que tinha claro 400cv tinha tambem motor longitudinal e nao transversal materazzi velhinho nao escondia a emoçao ao ouvir elogios de enzo ferrari este lhe disse sobre a 288 gto engenheiro quero lhe cumprimentar por uma coisa fazia muito tempo que nao via um motor simetrico tudo bem desenhado e colocado debaixo do capo se emociona por ele entender o que fez ali ele brigou para eliminar se o motor transversal da 308 gtb que acreditava uma soluçao tecnicamente inferior um homem que entende que o correto tecnicamente e tambem belo materazzi sonhava com uma classica configuraçao longitudinal enzo entendeu isso so de olhar o carro depois o 288gto foi um sucesso por ser uma volta ao que a ferrari era de verdade um carro bravo de pista serio de alta performance do qual derivava um maravilhosamente belo e focado carro de rua o grupo b acabou e o ferrari nao competiu nele mas o desenvolvimento da versao de corrida o gto evo faz ferrari decidir algo importante [caption id= attachment_321867 align= aligncenter width= 999 ] com o gto evoluzionne materazzi a direita [/caption] primeiro enzo pede a um de seus pilotos de teste de confiança os famosos collaudattori que avalie o gto evoluzione o piloto volta apara ele completamente apaixonado pelo carro dizendo que deviam fazer uma versao de rua enzo pede a materazzi que a faça mesmo sem aprovaçao e rapido; estou velho e quero ver o carro pronto enzo entao tira da cartola uma ultima carteirada pede ao conselho que avaliem o lançamento deste novo ferrari para comemoraçao dos 40 anos da empresa em 1988 usa sua idade avançada como um ultimo pedido e adoça o negocio falando de dinheiro podemos fazer o dobro de carros comparado ao 288 gto e cobrar o dobro do preço por cada um deles e ainda sobrara demanda e gastando pouco o carro estava basicamente engenheirado ja um negocio logico alem de uma estrategia de promoçao incrivel o ultimo ferrari de ferrari quarenta anos da empresa e tudo mais o ferrari f40 e o ultimo ferrari de enzo e a obra prima de nicola materazzi mas e mais que isso e a prova viva de que uma empresa com dono tem impressa em seus produtos a chama de sua alma e o significado dela os dois 288 gto e f40 ainda sao carros que se sustentam no tempo sozinhos mesmo sem nostalgia carros de verdade feitos por gente de verdade e ferraris com f maiusculo depois da ferrari qundo enzo falece em 1988 materazzi vai embora nao tinha interesse em continuar respondendo para executivos da fiat que nao respeitava e que nao o respeitavam em troca mas sua carreira estava longe de acabar vai trabalhar para a cagiva onde projeta alguns motores que infelizmente nunca veem a luz do dia materazzi tambem projeta o motor da laverda 750 de 1996 seu trabalho seguinte e tambem num carro famoso o bugatti eb110 feito em campogalliano por uma nova bugatti criada por romano artioli e um trabalho complexo era um consultor e suas responsabilidades eram compartilhadas com paolo stanzani mas esse periodo conturbado tem frutos claros foi por causa de materazzi que foi adotado o chassi em fibra de carbono tambem ajudou com melhorias no motor e ajudou a acertar a divisao de torque entre a frente e traseira no carro de traçao integral sua participaçao neste projeto que acaba tragicamente com a fabrica fechada pelos carabinieri como sabemos o faz a pessoa certa para projetar o seu sucessor que usava muita engenharia do eb110 mas o melhorava o b engineering edonis o estilo do edonis era de marc deschamps ex bertone mas o projeto do carro e totalmente de materazzi que diz te lo desenhado todo em papel em 47 dias de trabalho quase incessante segundo ele mesmo e um bugatti eb110 consertado nada dessa bobagem de traçao nas quatro rodas nada de quatro turbos que segundo ele era so coisa de marketing com o motor aumentado para 3 76 litros traçao traseira so dois turbos e 680 cv era um carro que ele considera o ultimo supercarro para se dirigir de verdade chegava a 360 km/h [caption id= attachment_321900 align= aligncenter width= 999 ] edonis bugatti consertado [/caption] diz materazzi em 2018 tecnologia de formula 1 nao funciona para gt de rua na f1 o piloto e pago para dirigir e se exige dele vitoria e mais nada o que e mais rapido e o que interessa nao importa que seja ruim de guiar no gt de rua o sujeito paga sei la meio milhao de dolares para dirigir o seu carro o que interessa velocidade para ele interessa a sensaçao interessa ser bom para guiar o foco e totalmente outro https //www youtube com/watch v=nn3cyvuqzks por isso acho que o edonis e o ultimo veja essas coisas modernas cheias de auxilios eletronicos mil cambio automatico controle de estabilidade e traçao e desempenho nauseante de tao rapido que prazer existe nisso parece coisa de motorista de taxi que precisa de cambio automatico auxilio de rampa direçao leve isso tudo quem paga caro para um gt deve ter um carro bom para dirigir onde eu assino embaixo
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