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O BMW 2002 Son of Cobra
Com os Escort Dogbone revividos pela Ford e a Boreham Motorsport, e a Alfaholics com cada vez mais sucesso, não espanta que agora, aparece o que parece ser a evolução máxima da versão bávara disso: o BMW 2002.
Mas este BMW restomod não vem da Inglaterra como os Escort e Alfas citados; não, vem da terra da Singer, a Califórnia. Pelas mãos de um francês chamado Paul LeFevre, um criador de pranchas de surfe. Sério: a sua empresa, “Son of Cobra”, é primeiro uma fábrica de pranchas, e apenas recentemente diversificou para restomod de BMW. Mass olhando o carro, não se pode imaginar amadorismo aqui. É sensacional.
O carro é dedicado a ser a mais extrema derivação do BMW 2002 já criada. A empresa pega uma carroceria de 2002 bem conservada e a despoja de seus painéis de aço e alumínio, substituindo-os por painéis de fibra de carbono. Observar a estrutura impressiona; os painéis de fibra de carbono estrutural são eventualmente escondidos sob um kit widebody inspirado nas 2002 de competição Alpina, também feito de fibra de carbono. O peso em ordem de marcha é reduzido para 816 kg. São aproximadamente 200 kg a menos que o 2002 original.
Toda esta fibra de carbono ajuda também a deixar a estrutura mais rígida. Algo fundamental para sua melhora de desempenho. Tudo é revisado: sistema de direção, transmissão, caixa de pedais e motor.
Existem três opções de motor: O primeiro é o BMW M10 aumentado para 2,3 litros, e com dois carburadores duplos Weber, e 160 cv. A segunda é o mesmo motor, mas com injeção eletrônica e 180 cv. Mas para quem quer o máximo, pode-se montar o motor S14 do BMW M3 E30, nas versões 2,3 litros ou 2,5 litros, com 210-250 cv.
A empresa diz que “Independentemente da escolha do motor, a suspensão cuidadosamente ajustada e o design leve do 2002 garantem um equilíbrio harmonioso, proporcionando equilíbrio e precisão inigualáveis em qualquer estrada ou pista.”
Até agora só foram concluídos cinco carros. Há um processo de entrevista e um conjunto de expectativas que LeFevre precisa estabelecer antes de prosseguir; o processo de encontrar uma carroceria adequada para 2002 está ficando mais difícil a cada ano, e finalizar a montagem não é rápido nem barato. Nada barato, como você pode imaginar.
LeFevre disse à R&T que todos os cinco modelos que ele montou para seus clientes até agora custaram cerca de US$ 205.000, nos EUA. Ou seja: R$ 1.157.255. Muito dinheiro para um 2002? Não se imaginarmos que de 2002, praticamente só o espírito e alma ficam: o carro é muito, mas muito mais capaz. E promete uma experiência inigualável. Se você tem os meios, altamente recomendável. (MAO)
Peugeot não faz mais carros grandes com o fim do 508
O chefe da Peugeot afirmou que não tem “nenhuma intenção ou apetite” de se tornar uma marca de carros premium, já que a marca está se retirando do segmento de carros grandes com a saída de produção do seu 508. É a segunda notícia desse tipo da Stellantis, depois da Citroën, que recentemente descontinuou a produção do seu C5X.
Parece que o velho ditado dos ingleses “Não compre um Ford caro; compre um Mercedes barato” realmente agora é mantra de todos, especialmente na Europa. As marcas de carros baratos sempre tentavam dar vantagens e competir com as premium no passado, com Omegas, Granadas, Cromas, XM e 605. Não mais.
“Claramente, somos um player de volume, e nosso modelo de negócios se baseia em atingir um alto nível de produção. Mas não queremos ser premium, não temos intenção nem apetite pelo mercado premium. Queremos estar no segmento de volume, e não na parte superior dele”, disse o CEO Alain Favey para a Car Magazine.
Embora as encomendas do Peugeot 508 no Reino Unido tenham sido encerradas em dezembro de 2024, a produção para outros mercados continuou, mas será encerrada definitivamente no final deste mês na fábrica da Stellantis em Rennes, no noroeste da França. A fábrica se concentrará então exclusivamente no novo Citroën C5 Aircross.
O posicionamento das marcas da Stellantis é realmente confuso. A Peugeot se posiciona acima da Fiat e da Citroën no segmento mais econômico, mas tentando não ultrapassar os concorrentes premium DS e Alfa Romeo. Na verdade, Fiat, Citroën e Peugeot, e mesmo Alfa Romeo no passado, eram todos concorrentes.
De qualquer forma, a Peugeot está tendo um ótimo ano. A empresa vendeu 400.000 carros nos primeiros quatro meses de 2025, 8% a mais que no ano anterior, e as vendas dos novos 3008 e 5008 estão liderando esse crescimento. (MAO)
BMW divulga teaser de novo “Clownshoe”
A BMW divulgou imagens teaser de um novo modelo que será revelado no próximo Concurso Villa d’Este, aparentemente fundindo o conceito Skytop do ano passado com o famoso Z3 M Coupé “Clownshoe”.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram a silhueta de um modelo com as mesmas lanternas traseiras do Skytop, um GT conversível ousado revelado no Concurso Villa d’Este do ano passado, que foi posto a venda no mercado. Mas este, tem traseira diferente.
Em vez do teto cupê-conversível do Skytop este parece ser um shooting brake, uma peruinha elegante de dois lugares e um spoiler de teto proeminente em formato de rabo de pato. Seu formato parece fazer referência ao Z3 M, bem como ao conceito Touring Coupé baseado no Z4, que a BMW revelou em Villa d’Este em 2023. A ideia não morre aparentemente.

O Touring Coupé nunca chegou à produção, mas o Skytop, por outro lado, está sendo preparado para uma tiragem limitada de 50 unidades. Os testes desses carros – baseados na plataforma CLAR, que sustenta todos os BMW a partir do Série 3 e equipados com um motor V8 biturbo de 4,4 litros – foram intensificados recentemente, antes do Concurso Villa d’Este deste ano, que começa em 23 de maio.
A BMW patrocina o evento todo ano, e estas séries especiais parecem ser bem lucrativas: o Skytop vendeu toda sua produção limitada antes mesmo de ter terminado o seu desenvolvimento. (MAO)
VW Tera já tem data para chegar
A chegada do novo VW Tera nas lojas foi divulgada: 25 de maio, domingo próximo. A chegada oficial ocorrerá durante o C6 Fest, outro festival musical, que ocorrerá na capital paulista.
O carro como sabemos chega com grandes esperanças de sucesso pela VW. Tudo dependerá do preço, mas a ideia é que seja um Polo/Gol em formato SUV. Por isso, terá versão básica paralela com o Polo básico, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas.
As rodas do carro mostrado no Sambódromo do Rio de Janeiro no lançamento eram diamantadas de 17″ e desenho bem esportivo, mas certamente é a topo de linha. Espera-se aço e calotas nas versões mais baratas. Por dentro, finalmente o painel do Polo está ausente; mas o outro no lugar não é exatamente uma inovação. Mas é diferente, que na VW, é novidade. A central multimídia fica em posição elevada, e vem com o onipresente e barato painel de instrumentos 100% digital.
Haverá uma versão Comfort TSI AT, claro: usará o 1.0 turbo flex de 3 cilindros na com até 116 cv e 16,8 mkgf de torque, e câmbio automático de 6 velocidades. Pode haver uma versão manual com este motor, como havia no Polo, também, se os boatos estiverem corretos. A versão completa mostrada no sambódromo é a Highline, que usa mesma mecânica, mas vem com todos os opcionais. Há boatos de uma série especial “The Town” também.
No fim, o carro parece bonito e deverá ser sucesso. Pelo menos o desenho e interior diferem um pouco dos Polo/Nivus/Virtus/T-Cross. Mas é o mesmo carro, novamente, claro, em mais uma de suas variações que parecem procriar mais que coelhos na época certa do ano.
Dificilmente será mais barato que o Polo; dificilmente será muito diferente de um Nivus para dirigir. A VW diz que ocupará o lugar entre o polo e o Nivus em preço; mas esse lugar não existe. Certamente canibalizará o Polo, mais que o popular Nivus. A ver. (MAO)