o luxo americano mudou muito desde o fim dos anos 1970 quando os anos 1980 começam todas as tres marcas restantes cadillac lincoln e chrysler eram uma sombra do que ja foram vendiam ate que bem mas todos sabiam que para um publico cada vez mais velho agindo quase que por inercia de tempos de gloria passados e por puro patriotismo sim patriotismo pois somente isso faria alguem trocar um carro de luxo alemao e em breve japones por uma ultrapassada e entao ineficiente e cafona barca americana nao foi sempre assim claro; ate 1970 os melhores carros de luxo do mundo ainda eram americanos principalmente os cadillac o motivo de orgulho de uma empresa que entao era a maior do mundo mas como sabemos uma necessidade de mudança radical no estilo de seus automoveis nos anos 1970 fizeram a industria americana entrar numa crise de pelo menos dez anos e perder a liderança tecnologica em todos os carros que vendia a exceçao claro sao as picapes grandes os americanos sempre foram os melhores neste tipo de carro e continuam assim ate hoje mesmo com tentativas ameaçadoras da toyota e nissan e e desses carros que nasce o novo luxo americano cadillac escalade e lincoln navigator sao hoje os herdeiros de um passado de luxo americano e um argumento pode ser feito de que todas as picapes grandes modernas de cabine dupla sao o novo carro de luxo mega equipadas com motores potentes e interiores absurdamente bem acabados e suntuosos e focando apenas em conforto nao desempenho em curvas nao e a toa que sao tao populares [caption id= attachment_276359 align= aligncenter width= 999 ] marmon v16[/caption] sao herdeiras de uma grande tradiçao num pais tao vasto e espaçoso o luxo tradicional de motores grandes girando baixo e silenciosamente dando velocidade e conforto absolutos sempre foi popular apenas esporadicas crises diversas os impedem de vender bem la; em condiçoes normais de temperatura e pressao os americanos os consomem mais que qualquer outro pais mas o apice do luxo americano nao foi ao fim dos anos 1960 nem nas fantasticas caminhonetes modernas foi em uma epoca em que o luxo de verdade era reservado apenas aos mais ricos aonde luxo vinha tambem necessariamente com exclusividade e sofisticaçao em carros absurdamente caros feitos sem nenhuma preocupaçao com o custo de venda uma epoca de grande progresso e esperança no futuro mas que abruptamente acabou com o famoso crash da bolsa em 1929 e culminou numa violenta guerra mundial [caption id= attachment_276373 align= aligncenter width= 999 ] cadillac v16[/caption] de 1920 ate o inicio da segunda guerra existiam muito mais marcas americanas de luxo e elas criaram coisas simplesmente fantasticas exageradas e fora do normal como nunca mais veriamos todas elas ou desapareceram ou tiveram que mudar radicalmente depois da guerra e este luxo exclusivo e artesanal praticamente se extinguiu nos eua hoje para lembrar um pouco do tempo em que os americanos chegaram a seu apice de luxo vamos listar seus maiores protagonistas aqui um pouco de contexto em 1920 um ford modelo t era o mais comum carro do mundo custava coisa de 300 dolares nos eua e era equipado com um quatro em linha de valvulas laterais e quase tres litros com 20 cv em 1928 o novo ford modelo a daria o dobro 40 cv o chevrolet seis em linha de 1926 trazia 60 cv e depois o apice do carro barato chegaria em 1932 o ford v8 de valvulas laterais e 80cv no final deste periodo o v8 ford chegaria a 100 cv e os hot rodders chegariam a mais de 200; potencia no pos guerra estava agora ao alcance do povo mas esta corrida de potencia foi justamente impulsionada por esta outra corrida de potencia anterior a dos carros de luxo tudo afinal de contas começa com eles antes de chegar aos meros mortais sem nenhuma ordem particular aqui estao eles o apice do luxo americano duesenberg j 1928 errett lobban cord era um jovem industrial de sucesso que em 1924 se torna fabricante de automoveis com a compra da auburn automobile company cord logo decide que queria marcas de maior prestigio que a auburn; a primeira delas seria uma de grande potencial mas ate ali adormecido a duesenberg compra a empresa em 1926 mas com o cuidado de reter os serviços dos irmaos august e fred duesenberg entao alguns dos maiores engenheiros automobilisticos do mundo com grande sucesso em competiçoes cord queria criar uma marca americana que rivalizasse a hispano suiza e a rolls royce; o pedigree de competiçao dos duesemberg eram o começo perfeito famosamente pede para que fred duesenberg projete o melhor carro do mundo nao importando o custo disso ja e incrivel alguem pedir isso mas mais incrivel foi que ele o fez o duesenberg j resultante e um marco da historia do automovel em breve a multiplicidade de cilindros em v seria a nova voga mas ali os oito em linha eram os preferidos motores de alta performance entao foi a configuraçao escolhida mas era um oito em linha como nunca visto ate ali medindo 95 x 121 mm eram generosos 6900 cm3 e uma sofisticaçao mecanica antes vista so em competiçoes duplo comando de valvulas no cabeçote e quatro valvulas por cilindros eram nada menos que 265 cv a 4250 rpm rotaçao altissima entao logo apareceriam versoes com compressor centrifugo mecanico o sj com nada menos que 320cv era um carro de luxo enorme com entre eixos de 3620 a 3900 mm e pesando frequentemente mais de duas toneladas mas ainda assim o desempenho era espetacular para a epoca ate 200 km/h eram possiveis o magnifico chassi com curvao em aluminio fundido custava sozinho sem carroceria us$ 8500 00 o preço final de carros encarroçados variando de dez a vinte mil dolares o carro foi um incrivel sucesso em seu lançamento ficando famoso da noite para o dia it’s a duesy ainda e hoje uma expressao em uso para coisas realmente boas de alta qualidade mas e claro que o crash da bolsa acabou com ele dos planejados 500 carros/ano foram feitos apenas 481 todos em 1928 e permaneceram a venda ate 1937 cord l 29 1929 errett l cord cria tambem uma nova marca que levava seu proprio nome para fabricar carros com uma grande novidade tecnologica a traçao dianteira para tanto contrata consultoria de outro engenheiro de sucesso nas pistas harry miller miller tinha tido grande sucesso com seus monopostos de corrida em ovais equipados com seus famosos oito em linha dohc com compressor e traçao dianteira seu engenheiro cornelius van ranst e geralmente indicado como o pai tecnico do l29 o carro usava um esquema parecido com o do carro de competiçao inclusive com suspensao de dion na dianteira como nao existia cambio e eixo traseiro motor abaixo dos ocupantes o l 29 podia ser bem mais baixo que um carro normal era um carro lindissimo e que teria duradoura influencia em estilo o motor era um lycoming outra empresa de cord de oito cilindros em linha e valvulas laterais 4 9 litros e 125cv mas o carro apesar de belissimo caro e sofisticado tinha alguns problemas graves de durabilidade no cambio baseado que fora em um desenho de oval era um cambio compacto mas sem espaço para a durabilidade necessaria com trocas de marcha constantes no oval ficava se na ultima marcha a maior parte do tempo alem disso tinha relaçoes de marcha muito curtas necessarias para carregar carrocerias grandes e por isso seu desempenho em estrada ficava a desejar com isso e o conhecido crash da bolsa nao dura muito acaba em 1932 com 4400 carros vendidos stutz dv32 1931 a marca de harry c stutz tambem tem sua origem nas pistas americanas desde praticamente o inicio do automovel naquele pais nos anos 1910 o stutz bearcat junto com seu arqui rival mercer raceabout sao os primeiros carros esporte que se tem noticia podiam ser usados como transporte para dois durante a semana e no fim de semana sem paralamas se tornavam carros de corrida mas na decada de 1920 o fundador deixa a empresa para fundar a hcs e vem em seu lugar um engenheiro americano famoso fred moskovics os carros de moskivics na stutz levam a sua fama alem mar quase vence as 24 horas de le mans em 1928 chegando em segundo lugar atras de um bentley apenas porque o cambio perdeu a ultima marcha o carro que quase vence le mans era um blackhawk a versao mais rapida do famoso safety chassi mais baixo equipado com o vertical eight este era um oito em linha moderno comando unico no cabeçote acionado por corrente e 4 5 litros de deslocamento ao contrario de outras marcas a stutz permanecia fiel ao oito em linha em 1931 a ultima evoluçao deste motor sensacional aparecia o dv32 eram agora dois comandos de valvula no cabeçote quatro valvulas por cilindro vela central e uma camara hemisferica usinada e polida individualmente o motor de 4 5 litros dava agora 154 cv e quase o dobro do torque do anterior para ele foi revivido o nome bearcat num carro de entre eixos reduzido com velocidade maxima acima de 160 km/h garantida mas foi nos grandes carros de luxo da marca que este motor foi mais popular um esforço inutil no fim porem como tantas outras a stutz fecharia as portas ja em 1935 cadillac v16 1930 enquanto isso na gm os vastos escritorios de engenharia da empresa construiam um motor que deveria ser perfeito para um carro de luxo muito superior em suavidade e silencio que qualquer oito em linha um v16 o motor que tinha tambem uma versao v12 foi construido sem olhar custo e e uma obra prima deslocava 7 4 litros tinha 45° entre bancadas pistoes compartilhando o mesmo munhao do virabrequim e valvulas no cabeçote acionadas a partir de comando no vale do v por varetas e balancins inicialmente dava 165 cv mas em 1935 ja eram 185 era irreal em funcionamento nao parecia nem ligado de tao silencioso e suave o crash da bolsa atingiu em cheio o novo caddy mas seu prestigio e fama o mantiveram em produçao ate o inicio da guerra ainda que a partir de 1937 com um v16 mais simples e barato valvulas laterais v a 135° e 7 1 litros marmon v16 1931 enquanto o v16 cadillac começava a ser projetado em segredo em detroit longe dali na indianapolis de 1927 o coronel howard marmon começa tambem um projeto de um motor da mesma configuraçao os recursos mais escassos da marmon comparados a gm fazem com que o carro saia depois do cadillac no mercado provavelmente nao mudou o destino final da empresa mas um azar danado de qualquer forma seria o ultimo carro da marmon outra empresa que começou nas pistas o marmon wasp e o vencedor das primeiras 500 milhas de indianapolis em 1912 o v16 marmon e de varias formas muito superior ao cadillac porem totalmente em aluminio deslocava nada menos que oito litros e com taxa de 6 1 fornecia 200 cv as bancadas eram totalmente paralelas usando bielas tipo garfo e faca mas muito era parecido com o cadillac tambem ohv e 45° entre bancadas apenas 390 deles foram produzidos ate o fim da marmon peerless v16 1931 a peerless motor company de cleveland e outra tradicional marca de luxo americana fadada a terminar com a grande depressao originalmente era uma das tres p’s no topo das marcas do pais peerless packard pierce arrow talvez a que estava em pior situaçao aqui o v16 da peerless era sua ultima tentativa de sobrevivencia era todo em ferro fundido valvulas no cabeçote num esquema ohv e 7 6 litros dava 173 cv a 3300 rpm mas apenas um carro foi feito efetivemente o ultimo peerless da historia pierce arrow v12 1932 nos anos que antecederam a primeira guerra mundial o pierce arrow foi o carro americano de maior prestigio seus enormes seis em linha chegavam a deslocar mais de 13 litros e seus preços eram mais que o dobro de um cadillac mas nos anos 1920 entrou em declinio ao mesmo tempo em que a packard e a cadillac cresciam em prestigio em 1928 vem a compra pela studebaker e uma injeçao de capital os novos oito em linha finalmente venderam bem mas e claro que logo tinham que criar mais um novo motor v12 e v16 se tornavam comuns e o oito em linha parecia pouco para a categoria da pierce arrow o resultado nao e um mas dois v12 diferentes dois motores de valvulas laterais com 80° entre bancadas deslocavam 6 4 litros /140cv ou 7 litros/150cv mas o desempenho ainda era decepcionante em carros e chassis pesados principalmente com o menor v12 seria tambem o ultimo pierce arrow o fim chegando em 1938 franklin v12 1933 a frankin de syracuse nova iorque sempre fora uma empresa diferente seus carros eram caros bem feitos mas nao eram velozes ou bonitos; na verdade eram bem esquisitos era uma empresa tambem totalmente dedicada aos motores refrigerados a ar desde seu inicio mas como toda empresa americana que vendia carros de alto preço nao podia ficar de fora da nova mania de varios cilindros em v sob pena de parecer ultrapassada ja usava agora radiadores falsos na frente de seus carros para uma aparencia menos estranha o franklin v12 e estranho como a companhia sempre foi claro um v12 refrigerado a ar com dois comandos no bloco e valvulas no cabeçote acionadas por varetas e balancins a empresa dizia que era supercharged mas na verdade o ar de refrigeraçao era desviado tambem ao motor em pressao pifia provavelmente piorava o desempenho a alta rotaçao eram 6 5 litros e 150 cv preciso dizer foi o ultimo franklin packard twelve 1933 como sabemos a packard foi a pioneira nos v12 inclusive inadvertidamente inspirando o futuro de um jovem enzo ferrari no processo mas de 1923 em diante se concentrara apenas em motores oito em linha com grande sucesso mas no fim dos anos 1920 se ve forçada a criar algo com mais cilindros e e claro escolhe de novo um v12 o novo packard v12 seria de novo um motor de valvulas laterais doze cilindros em um v de 67° 87 3 x 101 6 mm para um total de exatos 7300 cm3 dava 150cv e ao contrario da maioria aqui foi um relativo sucesso como todo packard de entao somente depois da guerra a veneranda marca de east grand boulevard em detroit entraria em declinio lincoln kb series v12 1932 henry ford detestava carros caros e marcas de luxo mas para satisfazer as vontades de seu filho edsel permitiu a adiçao da lincoln a sua companhia na lincoln edsel podia finalmente mandar e decidir; seu pai nunca deixaria as redeas da ford para ele os lincoln de edsel sao carros de extremo bom gosto ainda que os recursos contidos nao permitissem um confronto direto em engenharia com a cadillac por exemplo mesmo assim os kb de 1932 em diante sao carros realmente fantasticos de desenho limpo e belo e equipados com um v12 enorme 7 4 litros 65° entre bancadas valvulas laterais e 150 cv durou ate o inicio da guerra vendendo bem menos que os zephir mais baratos mas ainda assim ajudando a sobrevivencia de uma marca que existe ate hoje e se voce nunca olhou com cuidado um lincoln navigator atual aconselho que faça e sem duvida um carro de luxo americano diferente claro mas ainda assim tao fantastico opulento magnifico e impressionante quanto qualquer um dos classicos do passado na verdade um luxo inimaginavel para a epoca que contamos hoje pelo menos em algo melhoramos
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