no doctor gas de hoje vamos conversar sobre uma fresca e dolorida memoria contemplando um dos acidentes fatais mais recentes do mundo automobilistico ontem completamos um ano e cinco meses de uma perda inesperada e quase totalmente evitavel o falecimento de allan simonsen no nonagesimo aniversario das 24 horas de le mans allan nasceu em odense na dinamarca em julho de 1978 assim como varios outros pilotos de sua epoca iniciou sua carreira atraves do kart e ja no segundo ano competindo conquistou o nordic championship de 1994 apesar do bom inicio allan se manteve por mais alguns anos com resultados poucos expressivos no kart e tentaria feitos maiores nos formulas subindo de categoria em 1999 novamente simonsen se mostraria um estreante de sorte vencendo a formula ford dinamarquesa depois de mais dois anos com participaçoes nas formula palmer audi e renault 2 0 britanicas alem da formula 3 alema allan migrou para as provas de turismo guiando uma ferrari 360 em quatro provas do british gt championship para 2003 allan tomaria uma acertada decisao de disputar provas na australia pela mark coffey racing prova da formula palmer audi em 2000 ja em seu primeiro ano ficou em segundo lugar no grupo e oitavo lugar geral do australian nations cup championship a bordo de uma 360 challenge e em sexto lugar nos 1000km de bathrust correndo com um lamborghini diablo gtr em 2004 pode subir ao terceiro lugar geral enquanto disputava algumas provas na v8 supercars v8 utes le mans series fia gt3 e gt2 diablo gtr de simonsen em mount panorama 2003 foram necessarios poucos anos de adaptaçao ate que allan conquistasse resultados realmente expressivos em 2007 ele foi campeao do australian gt championship e ficou em terceiro lugar na le mans series e nas 24 horas de le mans pilotando um porsche 911 gt3 rsr na categoria gt2 as idas ao circuit de la sarthe passariam a se tornar frequentes com presença de simonsen em todas as provas das 24 horas desde entao outros grandes resultados de allan incluiram vitorias em sua categoria nas 12 horas de bathrust em 2010 24 horas de nurburgring em 2010 e 2011 e um segundo lugar nas 24 horas de le mans de 2010 desta vez pilotando uma 430 gt seu ponto mais alto na carreira talvez tenha sido no sprint bathrust de 2011 quando a bordo de uma ferrari 458 gt3 foi capaz de completar uma volta recordista em 2 04 95 dois segundos a menos que os carros da v8 supercars e comparavel aos dos formula 3 que correriam no ano seguinte a marca foi tao inacreditavel que os fiscais retiraram o registro do telao acreditando se tratar de um erro so pondo o tempo novamente apos confirma lo com o fiscal de pista e a equipe do piloto [youtube id= xm4qpkatntc width= 620 height= 350 ] a volta se inicia ao redor de 0 54 os bons resultados levaram allan a ser convidado pela aston martin racing em 2012 para as proximas 24 horas de le mans trajados com as eternas cores da gulf oil os aston martin vantage se mostraram bem capazes ao conquistar um podio na gte pro daquele ano apesar de simonsen nao ter completado a prova pela gte am para a corrida de 2013 a equipe levaria mais tres carros elevando a conta para cinco no grid e marcando tambem a estreia do brasileiro bruno senna na prova os preparativos da corrida foram os melhores possiveis com duas poles garantidas nas categorias disputadas graças aos esforços de frederic makowiecki no o carro dividido com senna para a gte pro e do proprio simonsen na gte am uma garoa fina molhava o asfalto do circuit de la sarthe nos momentos que antecediam a largada e henri pescarolo se preparava no safety car para guiar os competidores na volta de apresentaçao a prova se iniciou sem maiores intercorrencias com todas as atençoes voltadas para o embate entre os prototipos audi r18 e tron e toyota ts030 a menos de 10 minutos completos no entanto os carros desaceleraram para a entrada do safety car os olhares logo buscaram o motivo para a intervençao e encontraram o aston martin #95 avariado virado ao contrario na tertre rouge [youtube id= pg_oqa7ovls width= 620 height= 350 ] a cobertura ao vivo e cameras onboard dos dois corvette c6r que vinham atras reparem na proximidade do guard rail em relaçao as arvores so nos replays mais detalhados foi possivel identificar o momento exato em que allan perdera controle do carro apesar da ausencia de laudos tecnicos ou medicos oficiais disponiveis especula se que seu veiculo ao se dirigir em direçao a curva vinha com os pneus sobre uma das linhas pintadas para demarcar seus limites graças a tinta molhada a perda de aderencia repentina fez seu carro guinar para a direita e no que seria uma tentativa de correçao apontar para o guard rail a esquerda seu carro se chocou violentamente contra o anteparo num ponto onde havia uma grande e madura arvore logo atras como resultado o guard rail praticamente perdeu sua funçao e podemos dizer que o impacto se deu diretamente com o tronco num contato quase frontal o veiculo ficou muito danificado perdendo a roda dianteira direita e algumas peças da carroceria e entortando o chassi apesar da violencia da batida as preocupaçoes com allan inicialmente foram limitadas os procedimentos de resgate seguiram seu protocolo e o piloto estava ainda consciente mesmo apos a extricaçao dos destroços seu corpo nao demonstrava sinais grosseiros de grandes lesoes e toda a sensaçao de segurança que temos nos dias de hoje reinava infelizmente o quadro do piloto passou a piorar e antes mesmo que pudesse ser transferido do centro medico do circuito ate um hospital proximo allan seria declarado morto os familiares e a equipe de simonsen nao tardaram a receber a noticia mas a pedido da familia os quatro carros remanescentes da aston martin seguiriam na pista o clima sombrio tomaria conta do restante da prova e apos o abandono dos carros de bruno senna e paul dalla lana apenas dois vantage terminaram a corrida um deles em terceiro lugar na categoria gte pro a bandeira quadriculada seria recebida pela lenda tom kristensen em sua nona e ultima vitoria em le mans o mecanismo a exemplo do ocorrido com a maioria dos acidentes mais recentes os grandes detalhes periciais medicos e tecnicos do acidente de allan nao estao disponiveis para o publico numa tentativa de preservar os pilotos e a propria organizaçao da corrida tendo como base a experiencia das pessoas envolvidas na area e as poucas evidencias que temos podemos chegar a conclusao de que simonsen deve ter falecido por consequencia de um dos fenomenos mais temidos no contexto atual das competiçoes automobilisticas a desaceleraçao brusca a inercia pode ser bem cruel como o nome ja pode indicar este tipo de mecanismo exerce suas forças atraves do principio da inercia a primeira lei de newton caso um corpo esteja em movimento sua trajetoria permanecera inalterada caso nao sejam exercidas forças sobre ele e a alteraçao gerada por essas forças depende da massa de cada objeto em nosso corpo possuimos diversas estruturas com pesos diferentes e pontos de ancoramento para evitar a sua livre movimentaçao por isto num contexto de mudança repentina de velocidade alguns orgaos podem se chocar com outros mais fixos ou ate mesmo ter partes rompidas pelo estresse em seus pontos de fixaçao segundo relatos allan nao apresentava qualquer tipo de sinal de lesoes externas como cortes ou contusoes alem de ter um bom estado geral num momento inicial apos a batida somam se a isto o fato de sua velocidade no instante do impacto ser alta mais de 160 km/h e a colisao se dar contra uma estrutura praticamente fixa como a arvore e temos toda a receita para o trauma por desaceleraçao brusca anatomia do coraçao e grandes vasos a aorta esta marcada com o 1 e o ligamento arterioso corresponde ao 10 dentro deste universo as lesoes mais preocupantes sao as rupturas da aorta e os traumas cerebrais a aorta e o mais calibroso vaso sanguineo que temos no corpo e por ser uma arteria o sangue esta sujeito a altas pressoes em seu interior a ruptura costuma se dar justamente em seu principal ponto de fixaçao e leva ao obito a grande maioria dos pacientes antes mesmo que qualquer tipo de socorro seja oferecido pois muita quantidade de sangue sai do vaso em pouco tempo algumas das situaçoes que trazem mais risco sao acidentes com desaceleraçao abrupta de mais de 40km/h impactos frontais ou quase frontais deformidade do veiculo maior que 40 cm e a falta do cinto de segurança mecanismo da lesao cerebral a massa do cerebro se desloca para a frente atingindo os ossos do cranio na trajetoria o movimento de rebote pode provocar lesoes no lado oposto os traumas cerebrais ja foram discutidos nesta coluna quando abordamos os acidentes de dale earnhardt e dan wheldon vale incrementar que especificamente nos casos de desaceleraçao brusca o cerebro pode se mover rapidamente dentro do cranio e tambem colidir com os seus ossos gerando desde concussoes e hemorragias ate a lesao axonal difusa responsavel pelo coma enfrentado por jules bianchi apos o acidente em suzuka ha quase dois meses infelizmente pela falta de detalhes nao podemos inferir com maior precisao qual destes dois componentes foi mais determinante no falecimento de allan mas o sangramento pela aorta parece se encaixar mais na situaçao o que deu errado como discorrido ha pouco a principal causa atribuida ao falecimento de simonsen e a presença de grandes arvores circundando a tertre rouge e sabido que o circuit de la sarthe faz parte das vias publicas das cidades que o abrigam entao e natural que se evite modificaçoes dramaticas no seu entorno principalmente numa epoca em que o ambientalismo se tornou parte das politicas publicas mas a existencia de diversas arvores adjacentes a uma area de escape em uma curva com entrada a mais de 200 km/h e um atentado gritante a prevençao das tragedias automobilisticas e possivel ver ainda em videos de espectadores que estavam na arquibancada da curva muitos carros perderem o controle naquele trecho logo antes de allan colidir com o guard rail um deles segundos antes a rodada do veiculo a frente pode inclusive ter tirado a concentraçao do piloto e te lo feito se precipitar mas o mais importante e ressaltar a pouca aderencia naquele setor provavelmente devida a tinta da pintura azul ao lado da zebra [youtube id= pkt8iryipby width= 620 height= 350 ] ha ainda dois fatos aterrorizantes que esse acidente faz questao de explicitar o primeiro e que apesar da evoluçao nos sistemas de segurança com carros e equipamentos capazes de impedir fraturas grandes lesoes contusas penetrantes e cortantes o medo da desaceleraçao sempre vai existir pois a fragilidade neste caso e inerente ao ser humano e o risco esta presente em qualquer tipo de situaçao que envolva altas velocidades o segundo e que quem faz estes carros e equipamentos sao os proprios homens sujeitos a falhas com obviedades as vezes so vistas apos tragedias como esta o que fazer a experiencia dos cirurgioes nas grandes emergencias costuma ser bem vasta com passado de cirurgias das mais diversas desde sutura de alças intestinais rompidas a contençao de grandes sangramentos provenientes de figados lesados porem confesso a voces que e dificil encontrar um profissional que tenha tido sucesso numa cirurgia para reparo de uma ruptura de aorta isso acontece porque o quadro e tao serio que nada menos que 90% dos pacientes morrem antes mesmo de chegar no hospital se o sangue chegar aos compartimentos mais superficiais grandes equimoses podem ser vistas nos poucos casos nos quais a vitima e capaz de ser abordada pelo cirurgiao a tempo os fatores mais importantes para essa sobrevida sao o transporte eficiente o pronto reconhecimento dos sinais do choque pela perda de sangue com reposiçao de volume atraves do soro fisiologico e a possibilidade de que o sangramento esteja sendo contido dentro do corpo graças ao espaço reduzido junto as estruturas vizinhas a aorta num atendimento inicial as orientaçoes serao as mesmas discutidas neste espaço em todos os posts o uso de prudencia e equipamento de proteçao individual garantir a segurança de socorrista e paciente e seguir a sequencia abcde sao açoes mandatorias a percepçao dos sinais de perda sanguinea sera vital para as decisoes que serao tomadas num futuro proximo e devera agilizar ainda mais o socorro tendo como objetivo final um hospital bem aparelhado se possivel com cirurgiao vascular de plantao este e o profissional mais preparado para realizar o reparo da ruptura seja atraves da sutura do corte ou da troca da area lesada por um enxerto o legado para a ediçao deste ano de 2014 a tertre rouge recebeu modificaçoes como mudança de perfil com encurtamento em 200 metros adoçao de grande parede de pneus e novas barreiras alem disso as areas de escape nas curvas corvette foram alargadas e nas chicanes ford foi instalada uma zebra alta para evitar que os pilotos passassem direto sem contorna las [youtube id= cxjfcook0ji width= 620 height= 350 ] reportagem francesa sobre as mudanças realizadas na curva antes da prova um novo conceito para evitar a parada de toda a corrida com o safety car foi a adoçao das slow zones zonas lentas onde os carros devem limitar sua velocidade a 60km/h em caso de acidente este parametro e monitorado por gps e os pilotos sao avisados de sua existencia atraves de mensagens nos displays dos carros allan era um piloto muito respeitado por todos os colegas e membros da midia esportiva apesar dos seus 34 anos muitos acreditavam que ele ainda teria muitos feitos para gravar no muro do automobilismo e lamentaram sua perda um destes foi seu compatriota tom kristensen que nao comemorou sua nona vitoria em le mans como gostaria e dedicou o feito a allan durante o restante da corrida e antes da entrega dos trofeus o mastro principal do podio vestiu a bandeira dinamarquesa a meia altura [youtube id= tof5akkgxce width= 620 height= 350 ] a entrevista e em dinamarques mas o linguagem corporal e universal houve grande comoçao nas demais corridas com mais homenagens ao piloto em outras provas de endurance e mensagens respeitosas de varios colegas para a sua familia como felipe massa e jenson button o gesto mais emblematico ficaria reservado para a prova de le mans deste ano quando o trio dinamarques nicki thiim kristian poulsen e david heinemeier hansso levou o aston martin vantage #95 a vitoria da gte am nas palavras de poulsen retornar para le mans este ano foi especialmente dificil para o time e para todos que conheciam allan depois do ano passado eu nao tinha certeza se eu iria um dia voltar e depois de minhas primeiras voltas nessa pista eu pensei que tinha sido uma ma ideia retornar mas entao nos nos unimos e dissemos que ganhariamos essa corrida com o espirito de allan essa vitoria e para allan e nos nunca nos esqueceremos dele sem duvidas uma homenagem mais que adequada por hugo torres
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