ja falei aqui no flatout sobre como curiosamente o audi tt de primeira geraçao foi o carro que me fez gostar de carros sobre como seu design diferente de qualquer outro carro da epoca me fez enxergar os automoveis de outra forma ver que alem de meios de transporte e maquinas eles tambem podem ser icones por seu aspecto mais fundamental o design as outras geraçoes mantiveram as qualidades da primeira adicionaram potencia e recursos mas nao conseguiram repetir o mesmo impacto da primeira no que diz respeito ao visual ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas ha outra coisa que faz do primeiro audi tt um carro especial ele foi o unico que recebeu um motor v8 de 4 2 litros atras dos bancos em posiçao central traseira o que de certa forma faz dele um precursor do audi r8 o audi tt original se valia de uma receita simples e eficaz pegava a plataforma de um hatchback familiar e a transformava na base de algo mais exclusivo de nicho assim apesar das formas inovadoras o layout mecanico nao trazia revoluçoes motor dianteiro 1 8 turbo ou vr6 aspirado e traçao dianteira ou integral com haldex qualquer coisa mais radical que isso mais que deixa lo mais caro e complexo faria do tt um automovel completamente diferente mas ao que parece em 1998 a audi estava mesmo disposta a usar o tt como base para um esportivo mais especializado incluindo ai um motor v8 central traseiro afinal as proporçoes da bela carroceria criada pelo projetista peter schreyer ja meio que sugeriam o motor atras dos bancos capo curto balanços quase inexistentes entre eixos longo em relaçao ao comprimento nao parece mesmo um mini supercarro pois em 1998 quando o audi tt foi lançado o plano era ter tres variantes e nao apenas o cupe e o roadster como acabou sendo a terceira seria justamente uma versao de motor central traseiro com produçao limitada criada como especial de homologaçao para as 24 horas de le mans parece viagem mas e real a ideia partiu de ninguem menos que o chefe de desenvolvimento da audi na epoca ulrich hackenberg o projeto foi todo executado em segredo e envolveu nao apenas os engenheiros da audi mas tambem a italdesign giugiaro que ficou responsavel pelo desenho e pela construçao do prototipo; e o piloto de testes richard lloyd que atuou como consultor tecnico para garantir a excelencia dinamica do projeto detalhes tecnicos sobre a transformaçao do audi tt para esportivo de motor central traseiro sao poucos em essencia tudo o que se sabe sobre ele vem de uma materia no site frances 4legend especializado na audi e em outras marcas do grupo vw em uma das fotos e possivel ver o o conjunto mecanico sobre cavaletes na dianteira um radiador o tanque de combustivel e a suspensao com direito a strut bar entre as torres dos amortecedores em frente ao eixo traseiro que exibe orgulhosamente o sistema de suspensao por braços triangulares sobrepostos o motor v8 de 4 2 litros e 32 valvulas maior propulsor de que a audi dispunha na epoca usado em modelos como o o s4 o s6 e o a8 segundo o 4legend o motor era acertado para render 300 cv a 6 000 rpm e 40 8 kgfm de torque para colocar em perspectiva o audi tt de primeira geraçao mais potente de todos era a versao com motor vr6 de 3 2 litros e 225 cv o mais intrigante o motor era acoplado a uma caixa manual de seis marchas e a traçao era traseira em um audi dos anos 90 a italdesign giugiaro ficou responsavel pelo estilo do prototipo que apesar das entranhas de carro de competiçao e do carater experimental foi tratado como um carro completo desde o inicio com acabamento caprichado emblemas pintura prata e todos os elementos necessarios para rodar nas ruas farois setas lanternas e espaço para a placa mesmo que jamais tenha sido emplacado o que entregava a verdadeira natureza do carro eram as entradas de ar que alimentavam o coletor de admissao uma em cada para lama traseiro logo a frente das caixas de roda mas olhos mais atentos tambem perceberiam que as janelas laterais traseiras davam lugar a outras duas entradas de ar e que o capo abrigava uma saida logo acima do radiador ajudando a extrair o ar aquecido da regiao alguns elementos eram tipicos de um carro de corrida como os freios com discos de carbono ceramica o proprio tanque de combustivel selado e a strut bar na frente e as imagens nao mostram mas o interior contava com dois bancos concha e cintos de competiçao o aspecto finalizado do prototipo indica que em algum momento a audi planejava uma revelaçao a altura para o prototipo isso porque a ideia era utiliza lo como especial de homologaçao para inscrever o tt na categoria gt2 das 24 horas de le mans um degrau abaixo da classe principal onde corriam os herdeiros do grupo c como o porsche 911 gt1 cuja origem remonta ao porsche 962c e superesportivos ultra especializados como o mclaren f1 e por que nao aconteceu ao que parece nada teve a ver com a viabilidade de um audi tt de motor central traseiro que teria ao menos 25 exemplares produzidos mas sim com as proprias regras das 24 horas de le mans a partir de 1999 as categorias gt1 e gt2 deram lugar a lmgtp le mans grand touring prototype que dispensava a necessidade de especiais de homologaçao e consequentemente dava as fabricantes e equipes mais liberdade na hora de desenvolver os carros de competiçao resultado sem a obrigatoriedade de vender carros para poder correr a audi cancelou sem cerimonia o tt de motor central traseiro em seu lugar a equipe liderada por ulrich hackenberg deu inicio a criaçao do audi r8r primeiro prototipo le mans moderno da marca das quatro argolas segundo fontes envolvidas no projeto e ouvidas pelo 4legend foi a melhor escolha ate por que de acordo com o unico teste em pista realizado pela audi com o tt v8 ainda seria preciso melhorar bastante o projeto especialmente a questao do arrefecimento do motor a historia tambem se encarrega de mostrar que foi uma decisao acertada ja em 1999 o audi r8r cujo desenho alias nao esconde a influencia do audi tt fez sua estreia nas 12 horas de sebring no ano seguinte alem de vencer em sebring o r8r tambem conseguiu a primeira vitoria da audi em le mans vitoria essa que foi seguida de outras dez sendo oito delas em sequencia 2000 2007 enquanto o audi tt com motor v8 central traseiro foi levado ao deposito secreto da audi em ingolstadt as vitorias da marca no circuito de la sarthe ajudaram a amadurecer a ideia de um supercarro de motor central traseiro o audi r8 que foi lançado em 2006 com duas opçoes de motor um v10 de 5 2 litros emprestado da lamborghini e um v8 de 4 2 litros entao sim o audi tt com motor v8 que foi feito em 1998 pode ser encarado como precursor do r8 fotos 4legend com
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