ola me chamo arthur episcopo e me sinto honrado de escrever sobre eu e meu barulhento aqui para voces trata se de um ford maverick super luxo 4 portas ano 1974 que adquiri ha pouco menos de tres anos em abril de 2011 bem vamos começar com a minha historia e paixao por carros e os enferrujados em geral eu praticamente nasci dentro do dodginho polara de meu pai como mostra a foto abaixo logo depois vieram os grandes ford primeiro um galaxie ltd que minha familia nao os apedrejem mais do que eu ja fiz usava de picape para transportar material para a obra em uma casa que construimos lembrem se no começo dos anos 1980 esses carros eram praticamente dados a quem se dispusesse a adota los este ltd custou o equivalente a 36 pizzas na epoca pizzas sim convertemos o valor em uma moeda que consumiamos muito ao menos era uma referencia razoavelmente concreta em tempos de inflaçao exponencial em 1982 apos o galaxie ter sido usado ate literalmente se acabar meu pai chegou em casa num belo dia com um maverick super cupe 1974 com motor seis cilindros em linha foi paixao a primeira vista o carro era amarelo canario com as faixas e o capo do gt fase i com aquelas incriveis presilhas funcionais alias devo dizer que o ano 1974 e bem recorrente la em casa o dodginho de meu pai era 1974 o ltd era 1974 o primeiro maverick era 1974 o atual tambem e eu tambem sou ano e modelo 1974 sou apenas dois meses mais antigo que meu maverick atual que foi fabricado em março de acordo com o numero de serie e vendido em abril informaçao presente no recibo de retirada da concessionaria uma preciosidade que veio junto com o manual do proprietario foram quinze anos de convivencia de relacionamento amoroso com aquele primeiro maverick amarelo cresci ao lado dele aprendi a dirigir nele aos 11 anos outros tempos tirei meus primeiros rachas esperar o que de um moleque nos anos 80/90 com um maverick nas maos dei meus primeiros amassos ahhh as maravilhas romanticas dos bancos inteiriços fiz curtas e longas viagens dormi incontaveis vezes ali dentro passeios com a galera poxa espero que a maioria de voces tenha recordaçoes tao boa com algum companheiro nao da para tratar algo assim como um simples objeto como eu tive com aquele maverick muitos na epoca diziam que era o amor da minha vida o cowboy sou eu com 11 anos pouco depois de minhas primeiras aulas no volante do maverick numa estradinha de terra em sao roque na epoca ele ja tinha sido reformado e o amarelo vibrante foi trocado por este creme apagado a direita eu e o trovao azul em 1996 a foto esta pessima mas e a unica que eu tenho dele com a aparencia final mas a vida e uma caixinha de surpresas la pelo começo de 1997 depois de incontaveis reformas para deixa lo tinindo sofri dois acidentes com o trovao azul como da pra ver na foto acima eu troquei sua cor em menos de 15 dias primeiro fui abalroado na lateral traseira por um caminhao dias depois peguei um bueiro destampado e rachei uma torre de suspensao desanimei sabia o trabalho que eu teria com funilaria para acertar aquele paralama traseiro tambem sabia que seria quase impossivel com meus parcos recursos deixar a suspensao alinhada depois de mandar cortar toda a estrutura de sustentaçao para fazer uma nova vendi meu trovao com o coraçao partido quatorze anos se passaram neste periodo vi estes carros se valorizarem ao ponto de terem preços quase irracionais e entristecido imaginava que nunca mais teria a oportunidade de ter um maverick ou qualquer antigo novamente em 2010 me casei com uma garota que tambem gostava de carros antigos entre outras muitas qualidades e em nosso acordo de casamento combinamos que comprariamos um carro relativamente novo para ela um focus e na primeira oportunidade um antigo para mim assim teriamos um carro novo para passeios e viagens e um antigo para curtir troquei de emprego e abracei todas as oportunidades de fazer horas extras que apareciam logo teria uma graninha que me permitiria sonhar com graxa novamente estavamos casados ha quase um ano e eu sempre investigando sites de compra quase diariamente a procura de oportunidades e achei muita coisa interessante pensei e agora vou comprar meu monte de ferrugem de novo quando fui compartilhar os planos com a elis minha esposa e mostrar alguns carros que estavam dentro das minhas possibilidade fiquei sabendo da melhor noticia de minha vida minha herdeira estava na linha de montagem bem comentei acho que vamos ter que trocar o seu focus por uma minivan eu tenho um dinheirinho de reserva nesta hora tive mais uma amostra de que casei com a mulher certa ela me disse a gente se vira com meu carro porque esta na hora de voce comprar o seu antigo ahhhh como falei la em cima eu ja tinha um leque de carros que estava de olho uma chevrolet boca de sapo com mecanica de opala 4 cilindros um galaxie 500 dois dodges quatro portas passaveis sendo que era um raro gran sedan o barata vai me matar por eu nao ter comprado esse alguns opalas dos anos 70 e muitos muitos mavericks na maioria de 4 e 6 cilindros e entre eles um belo seda quatro portas super luxo vermelho cadmium que o anuncio dizia ser v8 o dono ainda tinha de quebra um landau 1974 e um ltd 1976 tambem a venda preciso dizer qual foi a primeira e unica visita que fui fazer cheguei cedinho no sabado numa ruazinha sem saida em guarulhos encontrei o dono das reliquias e tentava sem muito sucesso disfarçar a ansiedade ele entrou na garagem apertada abriu o portao de madeira pra cima e de repente la estava aquele para choque cromado aqueles farois redondos me encarando no fim daquele capo vermelho enorme minhas maos e pernas perderam a firmeza ele foi dar a partida e o motor nao pegou abriu o capo e o coraçao da fera ficou exposto cheio de promessas enquanto pegava o carregador portatil para dar partida bateu a chave de volta e o ronco veio como um soco nos meus ouvidos sim deu pra perceber que ele nao estava no ponto e sim naquela garagem minuscula e com aqueles abafadores jk dava pra ficar surdo em questao de segundos e assim o barulhento surgiu em minha vida o entao dono engatou a primeira e saiu para aquela ruazinha estreitissima a ponto de ser possivel manobrar o carro somente no fim da viela olhei sua lataria suas curvas seus cromados pqp estava muito inteiro nao estava perfeito mas para um automovel que na epoca tinha 37 anos e ainda vestia a pintura original de fabrica ele estava quase tao integro quanto o focus 2008 da elis ele parou do meu lado passou para o lado do carona abriu a porta e ofereceu quer dar uma volta quase pulei pra dentro do carro alisei o volante de baquelite acariciei a almofada do painel senti como se estivesse encontrando alguem muito importante um pedaço de meu passado e de minhas memorias que achava que estavam perdidos engatei a primeira mexendo para baixo a alavanca com acionamento na coluna engatou como uma manteiga soltei o freio de estacionamento e começamos a nos mover as sensaçoes do passado vieram com tudo e tambem veio a certeza de que os anos com carros modernos me transformaram num molenga quase bati de frente com o focus estacionado pois tinha me esquecido do quanto a direçao de um maverick pode ser pesada e imprecisa ela nao tinha folga era um feriado prolongado com emenda de dois dias quase um carnaval descemos para as ruas do bairro e tive que realmente usar os freios pela primeira vez ele esta com os freios dianteiros a tambor perguntei o dono nada disse cabe uma observaçao aqui muitos mavericks de primeira geraçao fase i tinham freios dianteiros a tambor e se o maverick tem fama de ter freios traseiros traiçoeiros nao queira imaginar o quanto que fica pior nos modelos em que os freios dianteiros sao a tambor trocamos a suspensao dianteira inteira daquele meu primeiro carro so para colocar os discos ventilados do gt ja que na primeira chuvinha ou poça d agua os tambores dianteiros paravam de funcionar e o carro rodava ate se freassemos a uns 40km/h bem o vermelhao nao fazia curvas direito freava menos ainda nao tinha cintos de segurança e estava com o motor completamente fora do ponto mas era glorioso lindo espetacular orgasmico ve lo rodar e vivenciar a experiencia de me acostumar a ele novamente vendo aquele capo enorme iluminado pelo sol sentindo a maciez da suspensao e das poltronas dianteiras sentindo a disposiçao daquele motor surrado querendo ser acelerado ou sera que era aquele diabinho sentado no meu ombro sussurando em meu ouvido e ouvindo aquela sinfonia do v8 acordando metade do bairro olha eu ate olhei os belos landau e ltd que estavam guardados em outra garagem mas ja estava completamente enfeitiçado fechei negocio na hora dias depois ele levou o carro em casa andei pouco muito pouco com este carro em quase 3 anos talvez uns 500 km mas cada momento foi especial nos proximos textos irei detalhar quais sao os meus planos para o barulhento o que ja fiz os problemas e soluçoes que encontrei e quais as fases que defini para deixar o carro como sonhei por arthur episcopo project cars #48
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.