engine swaps entre modelos de bmw geralmente resultam em carros bem interessantes tanto que uma quantidade razoavel de carros assim ja apareceu no flatout os carros da bmw sao tradicionalmente bem acertados em termos dinamicos seus motores seguem os mesmos padroes de compatibilidade com suas transmissoes atraves das geraçoes e boa parte de seus modelos e desenvolvida para receber desde um quatro cilindros ate um v8 o que possibilita varias combinaçoes com personalidades distintas [gt40 content search= bmw widget= 1 title= bmw no gt40 ] o bmw m3 e46 com o motor v10 s85 do bmw m5 e60 e um otimo exemplo disto o m3 e46 e tido com o apice da fase classica do modelo visual esbelto acerto dinamico impecavel peso ainda contido e bem distribuido e um brilhante seis em linha naturalmente aspirado de 343 cv em sua versao original vamos ver um m3 e46 em açao so para relembrar [youtube id= dyey6mmwhj8 width= 620 height= 350 ] nada melhor que um bando de pilotos japoneses andando de lado para demonstrar a capacidade de um cupe esportivo alemao nao e mesmo ja o motor v10 do bmw m5 apesar de ser um motor relativamente complicado e problematico por conta de sua sofisticaçao e tambem um motor importante historicamente pois foi o primeiro v10 produzido em serie pela bmw cinco litros de deslocamento comando variavel vanos 40 valvulas 507 cv a 7 750 rpm e 52 9 mkgf de torque a 6 100 rpm um ronco absurdo e a capacidade de levar um seda de 1 855 kg de zero a 100 km/h nos quatro segundos baixos sua capacidade de rotaçao fica acima das 8 200 rpm [youtube id= 7gdbflhubqm width= 620 height= 350 ] mas sabe uma coisa curiosa a respeito do seis em linha s54 do m3 e46 e o v10 s85 do m5 e60 os dois tem dimensoes nao muito distantes entre si e pesam mais ou menos a mesma coisa o britanico phil morrison dono do site driftworks um dos mais tradicionais sitios da internet para quem curte derrapagens controladas pesou os dois motores o seis em linha do m3 e46 com todos os perifericos alternador coletores bomba de combustivel bomba da direçao hidraulica embreagem volante do motor etc pesa 256 kg o v10 do bmw m5 com os mesmos perifericos pesa 261 kg impressionante nao isto acontece em parte porque o v10 s85 e todo feito de aluminio enquanto o seis em linha s54 tem bloco de ferro fundido mas tambem ha o fato de o v10 nao ter um tamanho fisico muito distante do seis em linha embora seja mais largo por conta do angulo de 90° entre as bancadas ele e mais curto afinal sao duas fileiras de cinco cilindros e nao uma fileira de seis cilindros ou seja caso resolva colocar um v10 s85 no lugar do seis em linha s54 voce nao vai ter muitos problemas com distribuiçao de peso e equilibrio dinamico isto e um plus e foi exatamente com este swap em mente que phil fez todas as mediçoes ele começou o projeto em 2010 e o mesmo logo tornou se um dos mais famosos da internet por conta do capricho nas modificaçoes e bem por ser o v10 de um m5 no m3 favorito de muita gente na epoca era o engine swap mais complicado tecnicamente que phil ja havia feito e levou dois anos para ficar pronto e pronto ficou assim [youtube id= nz5w5yvrsks width= 620 height= 350 ] este video no qual phil demonstra o ronco agudo semelhante ao de um v10 de formula 1 foi uma sensaçao na internet ha sete anos o sistema de escape e o culpado feito sob medida pela preparadora inglesa dynotorque o escapamento possui um abafador eisenmann especial com uma valvula atuada eletronicamente que torna a saida dos gases mais direta e consequentemente amplifica seu som e nao e uma comparaçao tao maluca assim a decisao de dar um v10 ao novo m5 que foi o primeiro seda produzido em serie no mundo a usar um motor v10 tem a ver com a equipe bmw sauber de formula 1 que competiu entre 2006 e 2009 em junho de 2005 a bmw comprou a suiça sauber e em julho de 2005 o m5 v10 começou a ser fabricado a adoçao dos dez cilindros mais a caixa de sete marchas com trocas por aletas atras do volante buscava exatamente associar o m5 ao programa da bmw na formula 1 [youtube id= arkdxqeimqm width= 620 height= 350 ] o ronco do v10 usado pela williams em 2002 se girasse mais talvez o v10 do bmw m5 soasse assim nos ultimos dias o canal do driftworks no youtube decidiu finalmente publicar este e outros videos oficialmente com alta qualidade e resoluçao ate agora so havia re uploads feitos por outras pessoas e nao autorizados foi por isso que decidimos relembrar esta carro ate porque em sua epoca este swap em especifico nao era tao comum quanto e hoje olha so o sistema de escape produzindo chamas [youtube id= 759n9ukbt7e width= 620 height= 350 ] de acordo com as informaçoes do video o ronco do motor chegou a 130 decibeis sabe o que mais gera 130 decibeis uma bateria no momento em que a baqueta toca a pele do tambor uma banda marcial de 200 membros uma banda de rock para quem esta na primeira fileira ou o sistema de som de um dj em uma balada sim o ronco e muito alto e muito bonito tambem foto paddy mcgrath/speedhunters o carro tem pedal de embreagem e alavanca de cambio em h como a gente gosta phil descobriu que a transmissao manual do bmw m3 e90 de seis marchas encaixava perfeitamente no motor v10 sem qualquer alteraçao e que tambem cabia no tunel central sem adaptaçoes o que foi uma mao na roda porque o m3 e46 nao teve cambio manual na europa so nos eua e havia uma boa razao para isto colocando da forma mais simples possivel o v8 s65 do m3 e90 e um v10 s85 com dois cilindros a menos com isto o carro nao perdeu quase nada da dinamica equilibrada pela qual o m3 e46 e famoso com isto phil nao precisou reinventar a roda na hora de acertar os demais aspectos do carro apenas melhora lo como fez com qualquer outro m3 desta geraçao ou ao menos foi isto que ele disse em seu topico no forum do driftworks o arranjo de suspensao consiste em amortecedores ajustaveis do tipo coilover hsd monopro braços inferiores ajustaveis eibach e barra estabilizadora h&r na dianteira barra estabilizadora feita sob medida na dianteira e novas buchas nos quatro cantos por outro lado para fazer o motor caber foi preciso reforçar o subchassi e modificar a estrutura frontal para acomodar o radiador e a coluna de direçao ambos feitos exclusivamente para o carro detalhe a direçao conta com componentes do mazda rx 7 nao poderia faltar aquela heresia basica nao e mas tudo bem nem e uma heresia tao grande e a gente perdoa [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] outra questao importante foi a eletronica o carro ganhou um modulo aftermarket syvecs que tornou mais facil a comunicaçao entre o motor v10 e o m3 e46 e permitiu que se acertasse o controle do comando variavel vanos para trabalhar melhor em sua nova casa e o motor ainda ganhou um pequeno up na potencia de 507 cv para 545 cv o carro esta com rodas ac schnitzer na foto anterior nesta calça um jogo de rodas bbs segundo phil o carro foi feito para ser utilizavel no dia a dia mas ao mesmo tempo capaz de fazer bonito na pista sempre a velha historia por isso o visual discreto do lado de fora trazendo entre as poucas modificaçoes lanternas fume na traseira e as rodas ac schnitzer de 18x9 5 polegadas na frente e 18x11 5 polegadas atras calçadas com pneus 245/35 e 285/30 respectivamente abrigados sob elas discos de freio de 360 mm nos quatro cantos com pinças de seis pistoes na dianteira e de quatro pistoes na traseira outra modificaçao estetica que passa quase despercebida e a tampa traseira de fibra de carbono do m3 csl com um spoiler do tipo lip ac schnitzer bancos do bmw m3 csl revestidos de alcantara e tambem por conta disto o interior nao foi depenado e nem extirpado de seus itens de conforto o alivio de peso ficou a cargo dos bancos do bmw m3 e46 csl feitos de fibra de carbono o volante tambem e o mesmo do m3 csl enquanto o acabamento do painel de instrumentos e das portas ganhou detalhes em kevlar branco por fim um sistema multimidia com navegador por gps e tv da dynavin foi instalado no console central [youtube id= nckmhg5g6um width= 620 height= 350 ] mesmo seis anos depois de pronto ainda nos parece e soa como uma bela maquina infelizmente porem nem mesmo phil sabe direito onde o carro esta hoje depois de curti lo por alguns meses ele vendeu o m3 com motor v10 a um entusiasta alemao e perdeu contato com o carro em uma publicaçao datada de 2015 phil disse que quando soube do carro pela ultima vez o mesmo estava parado meio triste proximo a nurburgring nordschleife quem esta a fim de uma expediçao ate a alemanha para encontra lo
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