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Zero a 300

O Cadillac Celestiq | O Kangoo de volta ao Brasil | O novo Audi RS3 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Conheça a versão de produção do Cadillac Celestiq

A produção só começa mesmo em dezembro, mas agora a Cadillac dá os detalhes do seu mais novo carro-chefe, o magnífico e mega-luxuoso Celestiq. O carro essencialmente é feito à mão na fábrica de protótipos da GM em Warren, no Michigan, cada um deles um pedido especial sob encomenda por não menos de U$ 300.000 (R$ 1.584.000) nos EUA. Sim, até a GM hoje quer mais preço e menos volume.

O carro usa a arquitetura elétrica multi-uso da GM, a Ultium. Um par de motores elétricos faz um total estimado de 600 hp (608 cv) e 88,5 mkgf de torque. É um carro de luxo moderno, com desempenho de supercarro: o 0-96 km/h se dá em 3,8 segundos. A bateria é de 111 kWh, o que dá autonomia de 483 km. O sistema suporta carregamento rápido de 200 kW DC, o que permite carregar mais 126 km em 10 minutos.

Carros elétricos são perfeitos para veículo de luxo, por seu silêncio e suavidade de operação. No novo mega Cadillac, a suspensão só ajuda:  é independente multilink nas quatro rodas, e molas pneumáticas adaptáveis ​​em conjunto com os amortecedores magnetoreológicos Magnetic Ride Control 4.0 devem dar um conforto supremo.

Mas sem perda de controle dos movimentos: além dos mágicos amortecedores e molas de carga variável, há também barras estabilizadoras ativas, que impedem o carro rolar em curvas. Há esterçamento na traseira também, em um espectro de 3,5°.  As enormes rodas são de alumínio forjado de 23 polegadas. O modelo recebe uma versão exclusiva dos pneus Michelin Pilot Sport EV com espuma inserida para ainda mais conforto.

É claro que o Ultra Cruise, o mais avançado sistema de condução autônoma da indústria, também está presente aqui; lógico né? O carro tem que tomar o lugar dos Tesla na mente dos milionários californianos, para ser um sucesso. Nem precisa dar retorno financeiro: o objetivo é claramente este.

Um carro de luxo também não precisa ser leve; mas aqui pode esperar mais que os maiores Caddys já feitos. No imenso pacote de informação do carro não se menciona em nenhum lugar o peso; boatos o colocam entre 2500 e 2900 kg em ordem de marcha. Isso mesmo, quase três toneladas.

Ao pedir um Celestiq em concessionária, os clientes serão apresentados a um “concierge” que coordenará os trabalhos com um designer especialmente designado para seu carro. Não existirão dois Celestiq iguais; tudo é selecionado sob medida nos acabamentos. A espera, portanto, não deve ser pouca; apenas seis carros por batelada serão feitos, dentro do Warren Global Technical Center. Seu próprio carro-conceito, feito em Warren? Todos somos Bill Mitchell hoje, se pudermos pagar por isso. (MAO)

 

Este é o Audi RS3 Performance Edition

Um dos mais interessantes Audi hoje em dia é sem dúvida nenhuma o RS3. A versão esportiva do pequeno A3, além do desempenho superlativo que é esperado dele, vem com uma pimenta a mais na forma do magnífico cinco em linha turbo de 2,5 litros. É um Audi, com tudo que isso implica, mas também tem um quê de nostalgia que não é comum nesta marca, que sempre teve os olhos fixos no futuro. Um futuro imaginado pelo “Evil Doktor” Piëch, mas o futuro de qualquer forma.

Agora existe uma ainda mais interessante variação no tema: o Audi RS3 Performance Edition. Vem com 413 cv, sete cv a mais que a versão normal, por meio de mais pressão no turbo e escapamento menos restritivo, mas mais barulhento. É uma edição limitada de 300 unidades.

A transmissão é a mesma do RS3 normal: dupla embreagem Stronic de sete velocidades. Com isso, o RS3 Performance Edition hatchback, um carro com pouco menos de 1600 kg de peso, faz o 0-100 km/h em 3,8 segundos.

Como é comum hoje em dia, o carro pode chegar a 300 km/h, mas para cancelar o limitador à 250 km/h, você tem que pagar mais, na forma do pacote opcional RS Plus Dynamic Package. A empresa considera que a suspensão do RS3 é perfeitamente capaz de lidar com os 7 cv a mais (dã) e a mantém sem alterações. Os freios também permanecem inalterados, e o carro usa rodas de 19 polegadas exclusivas com pneus Pirelli P Zero Trofeo R. Mudanças externas adicionais incluem um difusor traseiro preto.

No interior, bancos tipo concha com microfibra Dinamica e couro Nappa. A tela touchscreen de 10,1 polegadas tem fundo com aparência de carbono, e um emblema especial “1 de 300” é montado com destaque no lado do passageiro do painel. O preço na Europa começa em € 87.000 (R$ 451.530). Começa a ser vendido no início do ano que vem. (MAO)

 

O Renault Kangoo deve voltar ao Brasil

O Fiat Fiorino anda nadando de braçadas no mercado de vans pequenas; a Stellantis até descontinuou os sensacionais Berlingo/Partner em favor de uma versão do Fiorino, deixando efetivamente ele sozinho no mercado.

Mas agora, falando para a revista Quatro Rodas, o presidente da Renault Argentina, Pablo Sibilla, diz que o Renault Kangoo fabricado naquele país começará a ser exportado para o Brasil.  Obviamente ainda não sabemos qual versão ou modelo, ou preços, mas é uma boa notícia de qualquer forma. Vale, também, uma olhada no que é o Kangoo argentino.

Lançado em 2018 por lá, não é o Kangoo Europeu, agora na sua 3ª geração. Não, o carro argentino, como convém a um país mais pobre como o nosso, é derivado do Dacia Dokker. Mas ainda assim, é um carro moderno, apenas um criado para mercados de menor poder aquisitivo.

Na Argentina, pode vir com motores diesel também, mas como sabemos que aqui não pode, vamos ficar no que provavelmente virá: é o 1,6 litros Renault conhecido, em regulagem argentina dando 114 cv a 5500 rpm e 15,9 mkgf a 4000 rpm. É um carro que pesa ao redor de 1200 kg dependendo da versão, e carrega até 600 kg de carga.

Na Argentina, lógico, assim como é com o Partner e o Berlingo, ainda existe a versão de passageiros, que certamente não virá para cá, infelizmente. Uma pena: estes furgões de uso misto são os melhores veículos familiares que existem, se olhando o uso de forma pragmática. Fora que, sem os 600 kg de carga, ainda são divertidíssimos de dirigir. A volta do Kangoo será extremamente bem-vinda. (MAO)

 

A Porsche disponibiliza dados originais de produção para seus carros

A Porsche lançou recentemente seu site de documentação de veículos, que permite que os proprietários de Porsches antigos solicitem o seu próprio Porsche Production Specification (PPS) no conforto de sua casa.

O PPS contém a especificação de produção original do veículo, incluindo equipamento opcional, cores externas e internas, tipo de motor e transmissão, data de conclusão da produção e preço de venda sugerido pelo fabricante (quando disponível). O serviço está disponível para todos os VINs da Porsche e pode ser encomendado online. Custa US$ 125 (R$ 660).

Para aqueles que querem se aprofundar um pouco mais na história de seu Porsche, a fabricante também oferece o Certificado Técnico Clássico. Este é mais complicado: exige que o carro vá até um concessionário, onde então a originalidade do veículo será checada. Sim, pode ser reprovado…

Aqueles dispostos a tentar, têm seu carro inspecionado por um técnico qualificado que pode determinar se todas as peças originais permanecem e quais, se houver, foram substituídas. Também pode garantir que os números do motor e da transmissão correspondam aos registros originais. Matching numbers de verdade.

Fotos profissionais são tiradas durante o processo, e o relatório vem com um pacote de alto nível, refletindo a qualidade do carro. Este é mais caro, nos EUA ficando em US$ 500 (R$ 2.640).

É realmente um serviço louvável de documentação, ainda mais em carros como esses, que são essencialmente investimentos, e onde a originalidade reflete em seu valor final. E nem são serviços caros, pelo que são. Apenas o primeiro, essencialmente dados saindo de um computador, poderia ser uma cortesia, não? (MAO)

 

Toyota Hiace pode ser alugada em São Paulo

A Toyota Hiace, a Van baseada em alguns componentes da Hilux, está em estudos para ser produzida na Argentina. Mas poderá ser vista aqui no Brasil: com certeza visando algum teste de uso e aceitação no mundo real, a Toyota anunciou que oferecerá elas para aluguel em seu serviço de assinatura e aluguel, o Kinto.  Estará disponível somente em uma concessionária de São Paulo, na versão para seis passageiros e com o motor 2.8 turbodiesel de 177 cv, da Hilux antiga.

A concessionária é a Collection Motors, em São Paulo (Rua Augusta, nº 1314). O aluguel custa R$ 75 por hora ou R$ 499 pela diária do veículo. É um veículo para seis passageiros com conforto, e sua carga.

O motor diesel vem sempre com câmbio automático de 6 marchas, e o carro tem bancos executivos formando três fileiras, extremamente convidativos. O carro, se for realmente produzido na Argentina, deve vir para um segmento altamente competitivo, que hoje conta com Ford Transit, Peugeot Boxer, Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter, Citroën Jumper, e Renault Master.

A van seria parte do plano do fabricante japonês de aumentar a produção argentina em Zárate, onde são feitas Hilux e SW4, para 200 mil unidades/ano, e boatos indicam que fornecedores já estão trabalhando no projeto. Mais uma boa opção, e uma boa notícia. (MAO)