logica e um negocio traiçoeiro ela pode ser bastante obvia como a explicaçao da soma de duas unidades mas ela pode ser complexa a ponto de nos levar a um raciocinio falacioso um exemplo e confundir ausencia de evidencia com evidencia de ausencia o fato de nao haver uma evidencia sobre um determinado fato nao significa que este fato nao aconteceu apenas que ainda nao ha evidencia de que ele tenha ocorrido outro exemplo sao as estatisticas que frequentemente sao usadas para forjar uma relaçao de causalidade por meras correlaçoes desconexas outra falha logica aconteceu naquela velha discussao sobre os limites de velocidade transformada e disputa ideologica polarizada um dos lados atribuia a reduçao de fatalidades unica e exclusivamente aos novos limites mais baixos o raciocinio era uma logica falaciosa os limites de velocidade foram reduzidos o numero de fatalidades caiu logo o numero de fatalidades caiu por causa da reduçao dos limites de velocidade o raciocinio logico e baseado na verificaçao da validade das premissas expostas dai a falacia da logica dos limites de velocidade quais elementos podem afetar o numero de fatalidades a velocidade pode afetar de fato mas ela e responsavel isoladamente ou ha outros fatores que podem ter afetado o numero com ela nao considera que poderia haver outros fatores envolvidos nos acidentes fatais a logica dos limites e falaciosa e facil distorcer o raciocinio logico quando por exemplo se busca um vies de confirmaçao — algo muito comum nas ideologias e na publicidade onde o objetivo e convencer o publico a aderir a um conjunto de ideias isso acontece o tempo todo um exemplo e o carro eletrico voce certamente ouviu como argumento favoravel ao carro eletrico que eles sao mais eficientes que os carros a combustao pois eles tem melhor aproveitamento de energia enquanto um carro a combustao moderno transforma somente de 30% a 45% da energia termica em energia mecanica o carro eletrico transforma 90% da energia eletrica em energia mecanica mas esta comparaçao e baseada em uma premissa falsa — e a falsa premissa e um dos tipos mais comuns de logica falaciosa comparar um carro de combustao interna com um carro eletrico e como comparar uma vela a um led de luminosidade semelhante tanto a vela quanto o led tem a mesma capacidade de iluminaçao mas a vela produz sua propria luminosidade pela queima do pavio e da parafina enquanto o led depende da eletricidade para se manter aceso o carro de combustao interna e ineficiente pois ele faz duas transformaçoes de energia a primeira quando ele produz a energia termica — que e onde ocorre a maior perda cerca de 30% da energia termica produzida e convertida em energia mecanica no carro eletrico a unica transformaçao de energia e a conversao da energia eletrica em energia mecanica um processo que tem uma perda de 10% da energia eletrica a comparaçao contudo parte de uma logica falaciosa porque estamos falando de maquinas diferentes elas parecem iguais pois tem o mesmo proposito — como a vela e o led servem para iluminar mas sao fundamentalmente diferentes — e e isso que leva ao equivoco logico um carro eletrico nao transforma a energia que ele converte em energia mecanica ele armazena nas baterias a energia que foi produzida em outro lugar ou seja ele faz uma tarefa a menos ate eu e voce seremos mais eficientes com uma tarefa a menos para realizar https //www youtube com/watch v=clzcehe1vga o carro de combustao interna e capaz de produzir a bordo a energia que sera convertida em energia mecanica e evidente que ele sera menos eficiente primeiro pela natureza da combustao como fonte de energia mecanica depois pelo simples fato de ter um processo a mais a combustao por sua natureza tem perda de energia uma vez que nao existe transformaçao com 100% de aproveitamento entao ao considerar a eficiencia do motor de combustao interna entra na conta esta perda intrinseca a combustao que acontece independentemente de ela ser usada para impulsionar um virabrequim para compara los temos de considerar um carro eletrico que produz sua energia a bordo os carros eletricos de celula de hidrogenio e aqui fica evidente essa falha logica comparativa que estou apontando enquanto o carro a bateria aproveita 90% da energia armazenada um carro de celula de hidrogenio — que usa o hidrogenio para produzir energia eletrica a bordo — utiliza entre 40% e 60% da energia eletrica gerada para produzir energia mecanica sim e um numero superior ao dos carros de combustao interna que variam de 25% a 40% https //www youtube com/watch v=lpegnnb fcq mas se considerarmos a eficiencia da obtençao do combustivel — gasolina e hidrogenio — a conta fica mis equilibrada o refino da gasolina tem uma eficiencia media de 88% enquanto a obtençao do hidrogenio por eletrolise varia de 56% a 73% chegando a 80% nos sistemas mais eficientes porem de menor volume no caso do carro eletrico a bateria como a energia e produzida em usinas a eficiencia e proxima dos 65% nas hidreletricas 35% na geraçao eolica entre 25% e 45% nas termeletricas e menor que 25% na geraçao solar ou seja se considerarmos a fonte mais eficiente — e felizmente a mais comum no brasil — o carro eletrico tera uma perda aproximada de 50% considerada a produçao de energia eletrica e sua conversao em energia mecanica claro isso ainda e uma eficiencia superior a do carro de combustao interna — que tera perdas de 55% a 85% contudo a perda tem um bonus que e a produçao de energia a bordo de forma praticamente instantanea tal como uma vela pode ser inflamada pelo atrito do pavio e tambem produz calor e pode acender uma fogueira mas um led depende de uma fonte externa para lhe fornecer a energia e mais estamos considerando apenas o ciclo otto aqui motores de ciclo diesel de dois tempos podem ter eficiencia termica de ate 50% enquanto os motores de quatro tempos de veiculos de passeio tem eficiencia superior a 40% e por isso que o motor diesel teve seu momento de salvador do planeta na virada dos anos 2000 para os anos 2010 — quando vimos audi e peugeot vencendo corridas com motores diesel https //youtu be/4gcnsw196g0 foi um momento muito breve contudo que acabou quando descobrimos que as particulas finas expelidas pela combustao incompleta do diesel tem potencial toxico que matam em longo prazo — ainda que em longo prazo todos nos estaremos mortos — anulando os beneficios da eficiencia termica e dos niveis de emissao de co2 por quilometro note que a propria palavra eficiencia pode ter varias perspectivas veja por exemplo a densidade de energia uma bateria comum de ions de litio e capaz de armazenar ate 270 wh/kg considerando que a bateria dos carros eletricos tem em media 40kwh estamos falando de 150 kg a gasolina e25 tem uma densidade media de 0 75 kg/litro o que resulta em 200 litros por 150 kg o litro de gasolina tem o potencial energetico equivalente a 8 9 kwh estamos falando de 1 780 kwh de energia armazenada em um volume de gasolina que tem o mesmo peso da bateria outro exemplo considere que os motores a combustao mais eficientes tem 40% de aproveitamento se 60% dos 1 780 kwh sao desperdiçados em calor atrito etc restam aproximadamente 710 kwh de potencial energetico ainda que o motor seja dos mais ineficientes com apenas 20% de aproveitamento 150 kg de gasolina ainda fornecerao 356 kwh maior que qualquer bateria oferecida atualmente por ultimo considere eficiencia a unidade de armazenamento de energia litros e kwh e quanta autonomia cada unidade proporciona ao veiculo pegue o porsche macan eletrico basico de 340 cv ele e capaz de rodar 5 6 km/kwh enquanto o macan s v6 tambem de 340 cv e capaz de rodar 8 km/l neste caso qual e mais eficiente a resposta depende da perspectiva novamente o macan eletrico tem autonomia maxima de 613 km com sua bateria de 95 kwh e 370 kg o macan v6 tem um tanque de 75 litros que completo pesa cerca de 56 kg e rende uma autonomia maxima de 600 km considerando que o litro de gasolina tem energia equivalente a 8 9 kwh o macan v6 consome 667 5 kwh porem com uma densidade de 12 kwh/kg enquanto o macan eletrico consome 95 kwh para rodar a mesma distancia porem com uma densidade de 3 9 kwh/kg o eletrico e claramente mais eficiente pois usa menos energia para rodar porem sua energia ocupa mais espaço e resulta em um carro mais pesado que requer mais materia prima que um carro a combustao no fim das contas a eficiencia e um termo vago que depende de contexto e finalidade para ganhar um sentido claro uma maquina que usa mais recursos na rodagem e mais eficiente que uma maquina que usa mais recursos construtivos uma maquina que gera energia a bordo e mais eficiente que uma maquina que e capaz de armazenar energia
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